Hábitos que podem mudar a sua saúde!

A rotina de trabalho e os problemas do dia a dia criam um ciclo vicioso de estresse e péssimos hábitos. É importante encontrar maneiras de reverter essa situação. Por isso, dar início a um novo ciclo de cuidados com a saúde é fundamental para melhorar a qualidade de vida.

E é preciso se preocupar com tudo que pode melhorar a sua rotina. Além de apostar em novos e melhores hábitos, também é fundamental dar preferência a bons produtos, como um travesseiro de qualidade e alimentos mais saudáveis.

Fizemos uma lista com alguns excelentes hábitos que podem te ajudar a melhorar a sua saúde, confira abaixo:

Verificar a validade e trocar o travesseiro com frequência

Uma coisa que muitos não sabem: o travesseiro tem validade! Por isso, é importante trocar o seu travesseiro com frequência.

Assim, você garante a qualidade do produto, potencializando a qualidade do seu sono. Um travesseiro gasto pode ficar deformado após anos de uso e acabar prejudicando o seu sono diariamente.

Deixar o celular de lado 30 minutos antes de dormir

Uma dica para ter um sono mais tranquilo é deixar o celular de lado, pelo menos, 30 minutos antes de dormir. Se possível amplie isso também para TVs e outros aparelhos eletrônicos.

A luz emitida pelo smartphone e por outros aparelhos eletrônicos diminui a produção de melatonina, hormônio fundamental para a regulação do sono. Esse hormônio é liberado pelo nosso organismo ao anoitecer e causa a vontade de dormir. Por isso, deixar o celular de lado é uma forma de não atrapalhar uma boa noite de sono.

Praticar atividades físicas regularmente

Mesmo com a correria do dia a dia, é fundamental arrumar um tempo para praticar atividades físicas regularmente. Esse hábito é essencial em diversos sentidos, pois praticar atividades físicas pode ajudar a prevenir doenças, dar mais disposição na rotina e aumentar o nível de felicidade ao fazer algo que gosta.

Usar protetor solar

O uso de protetor solar no dia a dia é muito importante para prevenir doenças como o câncer de pele. O protetor é capaz de proteger contra a ação dos raios ultravioleta, e também, em muitos casos, possue função hidratante e rejuvenescedora para a pele.

Consulte um dermatologista para saber qual é o protetor solar e o FPS (Fator de Proteção) mais indicado para o seu tipo de pele. Mesmo assim, busque evitar a exposição ao sol nos horários de maior incidência de raios ultravioleta, entre 10h e 16h.

Fazer pausas regulares durante o dia

Um excelente hábito para a sua saúde é programar pausas regulares durante o dia. Trabalhar, estudar ou fazer qualquer atividade por muitas horas seguidas não é bom para a nossa qualidade de vida.

Por isso, é importante encontrar momentos para realizar pausas, mesmo que curtas, para que possamos espairecer, nos desligar um pouco do que estávamos fazendo e aliviar a nossa mente. Esses momentos de distração são muito importantes para a saúde mental e para a qualidade do que você está fazendo.

Dormir sempre no mesmo horário

Para melhorar a qualidade do seu sono e se sentir mais disposto no dia a dia, um bom hábito é tentar regular um horário para dormir. Sempre busque dormir no mesmo horário, essa é uma maneira de acostumar o corpo à nossa rotina. Isso tende a aumentar consideravelmente a qualidade do seu sono.

Faça um check-up médico

Um hábito que muitos esquecem por ser anual é a realização de check-up médico. Ter esse costume é fundamental para garantir uma boa saúde. Com a realização de um check-up, você pode entender se está tudo em ordem e começar a tratar algum problema antes que ele saia do controle.

E claro, outra dica é sempre procurar por um médico ao ter algum sintoma de doença. É importante evitar se automedicar, buscando sempre um profissional para cuidar de sua saúde.

Com essa lista de hábitos, a sua qualidade de vida e de saúde irão melhorar bastante. O cuidado com o nosso corpo e com a nossa mente é essencial para que possamos encarar os desafios do dia a dia com disposição.

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