Aprenda como diminuir os sintomas da menopausa

Toda mulher vai passar pela menopausa ao longo de sua vida. A idade varia, mas, geralmente, esse processo natural acontece entre os 40 e 50 anos. No entanto, apesar de ser um fato compartilhado por todas, ainda se fala muito pouco sobre o assunto, o que, convenhamos, não faz nenhum sentido.

A menopausa não deve ser um tabu porque é um processo natural do corpo. Assim, quanto mais informações forem compartilhadas sobre ela, melhor será a saúde íntima e psicológica de todas as mulheres nessa fase. Afinal, algumas mais, outras menos, todas irão sofrer com alguns incômodos durante esse processo.

O que é a menopausa?

Com o processo de envelhecimento, o corpo da mulher vai diminuindo sua produção de hormônios reprodutivos até que ela pare de menstruar. O fim dos sangramentos mensais também significa o fim da vida reprodutiva da mulher e, basicamente, é disso que se trata a menopausa.

Quais são os sintomas?

As mudanças hormonais no corpo costumam vir com alguns sintomas, que são também os primeiros indicativos de que a menopausa pode estar chegando e, em sua maioria, cessam quando o processo termina.

É importante lembrar que, apesar de serem mais comuns a partir dos 40 anos, algumas mulheres podem começar a experimentar essas alterações precocemente, por volta dos 35 anos. Se a lista a seguir for familiar para você, em qualquer idade, é bom procurar um ginecologista.

A intensidade dos sintomas varia de mulher para mulher e nem todas vão, necessariamente, experimentar todos eles. Mas, os principais são:

  • Ondas de calor que aparecem e desaparecem de repente;
  • Alterações de humor;
  • Menstruação irregular e ausência prolongada;
  • Diminuição da libido;
  • Coceira e falta de lubrificação vaginal;
  • Sudorese noturna e distúrbios do sono, como insônia;
  • Dores de cabeça;
  • Queda de cabelo;
  • Lapsos de memória e dificuldade de concentração;
  • Incontinência e maior tendência à infecção urinária;
  • Dores nas articulações;
  • Pele seca;
  • Enfraquecimento das unhas;
  • Palpitações;
  • Aumento dos pelos faciais;
  • Ganho de peso, sensação de barriga inchada etc.

A lista é de arrepiar, mas, calma, com o acompanhamento de um especialista e com a adoção de alguns hábitos, é possível amenizar a maioria desses sintomas. Além disso, grande parte deles também passa assim que a menstruação cessa de vez.

Como lidar?

Assim que notar os primeiros sintomas da menopausa, toda mulher deve procurar um ginecologista, que vai poder dar orientações específicas e pedir exames que verifiquem que está tudo dentro da normalidade. Em alguns casos, a reposição hormonal pode ser indicada para aliviar boa parte dos sintomas acima.

Praticar exercícios físicos regularmente e manter uma alimentação balanceada são hábitos sempre bem-vindos, ainda mais nessa fase, pois podem ajudar bastante, especialmente com as alterações de humor, o ganho de peso e os distúrbios do sono.

Há uma lista de alimentos que devem ser evitados e outra dos que são recomendados para essa fase. Aqueles que são ricos em fibras, vitamina C, D, E e Ômega 3, por exemplo, são ótimos para fortalecer o organismo e aliviar alguns sintomas.

Os famosos calores são causados pela queda do estrogênio, que desregula o termostato do corpo. A sensação de calor pode ser aliviada com a reposição hormonal. Mas, ventilador, ar condicionado, ambientes arejados e roupas leves também ajudam.

Também é muito interessante fazer acompanhamento psicológico nessa fase. Primeiro, para lidar com as mudanças, mas também porque mulheres em menopausa e em pré-menopausa têm mais chances de desenvolver depressão e ansiedade. Por isso, falar costuma ajudar bastante.

Sintomas como falta de lubrificação vaginal e alergias podem ser tratados com lubrificantes e com cremes específicos. Para a falta de libido, sair da rotina com o seu parceiro pode fazer milagres. Para as dores, analgésicos. Com cada sintoma você deve lidar de um jeito, mas fique tranquila: tem jeito e vai passar.

Deixe um comentário