Você sabe para que serve cada tipo de vitamina?

O consumo de alimentos saudáveis está diretamente associado a uma melhor qualidade de vida, se feito regularmente. A vitamina C é um dos nutrientes mais benéficos presentes em alimentos como laranjas, cenouras, limões e couve, famosa por ajudar na recuperação de resfriados e deixar a pele com iluminação natural.

Quem sofre de algum tipo de deficiência nutritiva deve buscar profissionais especializados, que saberão indicar complementos vitamínicos ou direcionar dietas mais ricas em nutrientes. Mas qual a diferença que as vitaminas fazem no organismo?

Confira tudo sobre as vitaminas e saiba quais os benefícios de manter a ingestão de alimentos ricos em nutrientes para manter a saúde sempre em dia.

O que são vitaminas?

As vitaminas podem ser definidas como um conjunto de nutrientes que o corpo não sintetiza e que são essenciais para a manutenção e o desenvolvimento do corpo humano. Os grupos de vitaminas são classificados de acordo com a substância em que elas podem ser dissolvidas.

Na categoria das lipossolúveis, estão as vitaminas que se dissolvem em moléculas de gordura, enquanto as hidrossolúveis são as vitaminas que podem ser diluídas em água. Exemplos do primeiro grupo são as vitaminas K, D, E e A. As vitaminas C e do complexo B são diluíveis em água.

Para que servem as vitaminas?

De forma bem simples, as vitaminas têm a função de transformar a energia no corpo de maneira suficiente para o bom funcionamento do organismo. Isso significa crescer e regenerar músculos, formar ossos, proteger o sistema imunológico e preservar tecidos, como a pele e os olhos, contra radicais livres.

Assim como cada pessoa possui necessidades nutricionais específicas, o consumo de vitaminas deve ser adequado para não gerar avitaminose (falta de vitaminas no corpo) ou hipervitaminose, que gera intoxicação no corpo.

Ou seja, as vitaminas são essenciais dentro de uma alimentação saudável, contribuindo para a função correta de diversas partes do organismo. Quando há necessidade de reposição, é indicado consultar profissionais de nutrição.

Principais grupos de vitaminas benéficos para o corpo

As vitaminas são muito comuns em alimentos orgânicos, principalmente frutas e legumes. Algumas delas têm seus benefícios muito bem conhecidos pela maioria das pessoas, como é o caso da vitamina C. Confira mais sobre os principais grupos de vitaminas e minerais essenciais, como o magnésio dimalato, e descubra quais as vantagens que eles oferecem para a sua saúde.

Vitamina A

A vitamina A é responsável pela saúde da pele, pelo funcionamento adequado do sistema imunológico e pela qualidade da visão. Ela também contribui para o crescimento e a manutenção dos músculos e órgãos do corpo.

Você encontra vitamina A em alimentos como ovos, laticínios, como queijo e leite, vegetais de cor verde escura e frutas vermelhas.

Vitaminas do complexo B

Um dos maiores grupos de vitaminas, o chamado complexo B oferece proteção completa para o corpo e é uma das fontes de vitaminas essenciais no crescimento saudável de crianças e adolescentes. Elas auxiliam na saúde mental, na digestão, na absorção de outros nutrientes e na formação de células sanguíneas.

São encontradas principalmente em folhas, cogumelos, castanhas, cereais e carnes bovinas e de aves. Pessoas que possuem deficiência de vitaminas do complexo B ou crianças que precisam de reforço nutricional podem obter as vitaminas B através de suplementos alimentares e comprimidos.

Vitamina C

Poderosa contra radicais livres, a vitamina C é a favorita para auxiliar no tratamento de gripes e resfriados, pois reforça o sistema imunológico. Ela também é responsável pela formação de colágeno, que oferece firmeza na pele, e facilita a absorção de ferro pelo organismo.

Frutas como acerola são ricas em vitamina C, assim como folhagens tipo couve. A baixa ingestão de vitamina C pode causar a doença escorbuto, cujos sintomas incluem sangramento das gengivas, fraqueza e irritações cutâneas.

Deixe um comentário