Se você está pensando em alugar um apartamento, sempre morou em casas e não sabe por onde começar, esta matéria é para você! Se atente para as seguintes dicas:
Conteúdo:
A primeira impressão é a que fica
Ao visitar um imóvel, você tem que se sentir em casa, pois ele tem que atender às suas necessidades. E as principais necessidades de uma pessoa são: Estar perto da família, trabalho e estudos. Procure se atentar se há vaga de garagem, se você tiver carro, ou se por ali é fácil o acesso a transporte público.
Leia bem o contrato
A dica aqui é que, caso você não entenda, procure um advogado de sua confiança ou de algum familiar seu. Procure entender os prazos estipulados, e o acordo que você firmar neste documento, e todas as suas obrigações mensais e ao sair do imóvel.
Procure deixar tudo em contrato e caso haja algo que não esteja de acordo, converse com a outra parte.
Vistoria minuciosa
Procure ir no apartamento, antes de assinar o documento de vistoria, procure fotografar tudo e guarde todo esse material em um local seguro. Procure prestar atenção em furos nas paredes, riscos em pisos ou problemas de pinturas que você identificar.
Você realmente precisa de um fiador?
O Fiador é o responsável por cumprir com as obrigações, caso você deixe de pagar o aluguel. Porém, com o novo código de processo civil, já estão disponíveis novas formas de se alugar com total segurança. E a melhor opção disponível é o Seguro Fiança.
Este tipo de seguro é algo que pode te ajudar, principalmente se você tiver algum problema. Mas, vale lembrar que, mesmo que você mude para outro imóvel, não receberá nada de volta. Algumas pessoas pedem depósito, conhecido como caução, que pode variar de 3 a 6 aluguéis antecipados.
Dependendo da empresa, do proprietário ou da imobiliária, estes valores podem ser devolvidos ao final do contrato, mediante a devolução com descontos de coisas que precisam ser reparadas no imóvel que você está devolvendo.
Taxas e impostos
Dependendo da imobiliária ou do acordo feito com o proprietário, você poderá pagar ou não o IPTU – Imposto Territorial Urbano. Normalmente em aluguéis de apartamentos, esta taxa é repassada ao inquilino, sendo ele o responsável por isso.
Outras contas, como por exemplo: Condomínio, Água, Luz, Gás, Internet, TV, Celular, Telefone e outros serviços contratados, são de sua responsabilidade. Vale lembrar que é recomendável fazer um seguro para o imóvel, principalmente em caso de ocorrer incêndio ou problemas relacionados, pois, assim, você estará resguardado.
Prazos do contrato
Existem alguns serviços online, onde o cliente pode alugar um apartamento, e não pagar depósitos ou coisas parecidas. E também tem a questão de que, após 12 meses, caso queira sair, já não terá que arcar com custos de multa.
Normalmente o prazo mínimo de locação é de 12 meses e o máximo de 56 meses. Não existem contratos para imóveis residenciais de 60 meses para se evitar problemas de ações de usucapião, por meio de pessoas maliciosas.
Multas
Se você alugar um imóvel e não cumprir com as cláusulas do contrato, você será multado. E isso normalmente acontece caso você saia do imóvel antes do prazo estipulado em contrato. Essas multas são proporcionais aos meses que faltam para o término do contrato assinado por você.
Com isso, procure conversar com a imobiliária, ou com a pessoa responsável pelo imóvel e estipule que após 12 meses não se cobre mais multa.
E se o imóvel precisar de obras?
O negócio ao alugar um imóvel é o seguinte: Tudo que é conversado e colocado em papel, deverá ser cumprido. Sendo assim, procure deixar tudo bem explícito. Converse com antecedência com o proprietário ou responsável em relação a possíveis obras que possam ocorrer.
Normalmente, o inquilino não é responsabilizado por pequenos reparos, sendo estes, descontados no aluguel ao se fazer o pagamento. Mas, caso precise de grandes obras, o proprietário deve ser informado e os valores são pagos por ele.
E quando acaba o contrato?
Vamos a um exemplo: Caso você esteja no prazo de término de um aluguel de um apartamento e está procurando casa para alugar em Volta Redonda e não queira mais ficar neste imóvel, e seu prazo está para acabar, procure reparar tudo no imóvel e entregá-lo nas condições que você pegou. Caso não consiga resolver algo, procure informar no momento da vistoria, pois, certamente isto será descontado do caução;
Por via de regra, o inquilino deve entregar o imóvel se possível pintado, para evitar dores de cabeça maiores.