Como dormir melhor durante a noite?

Sabemos que muitas pessoas têm dificuldade de pegar no sono. Afinal, a insônia é um mal que atinge boa parte da população adulta em nosso país. Sabendo disso, preparamos as melhores dicas de como dormir melhor durante a noite toda. 

A Insônia atinge em torno de 40% dos brasileiros. Ela é responsável por tirar a paz e harmonia de 73 milhões de pessoas no país.

A falta de sono deixa a pessoa sem paciência, nervosa e isso prejudica fortemente a saúde. 

Em alguns casos, esse mal pode trazer diversos transtornos comportamentais e até depressão.

Para pessoas que sofrem com a falta de sono, o que elas mais desejam é conseguir dormir a noite inteira sem interrupções.

Mas é possível reverter esse quadro para ter mais disposição e alegria. Então, confira o que fazer para dormir melhor de maneira natural.

Por que não consigo dormir à noite?

Fatores psicofisiológicos e emocionais podem ser os grandes vilões do sono. Pessoas que deixam as emoções, preocupações e expectativas dominar as suas mentes são presas fáceis para a insônia. Além disso, o estresse diário pode ajudar a piorar a situação.

Os distúrbios do sono que mais acometem as pessoas são a insônia e a apneia obstrutiva. No entanto, muitos sofrem também com  o atraso de fase de sono e o sono insuficiente.

Existem pessoas que até chegam a sentir sono pela tarde, porém durante a noite não conseguem dormir.

A boa notícia é que nem sempre isso é uma doença. Sendo assim, a mudança de hábitos pode trazer o sono de volta. Porém, em casos mais graves será necessário orientação médica.

Também existem aqueles que têm o sono prejudicado devido estarem sentindo algum tipo de dor. 

Ou seja, para que eles tenham o sono restabelecido, será preciso cuidar desse outro problema.

Nesse caso, é necessário ir ao médico para passar os devidos medicamentos contra a dor. Ou então, deverá tomar a medicação que já possua por prescrição médica, sem falhar. 

Como dormir melhor durante a noite?

Confira algumas dicas que podem te ajudar a evitar a falta de sono durante a noite.

  • Ter horários regulares de ir para a cama.

Tente deitar e levantar sempre nos mesmos horários, com isso, o seu corpo começará a se acostumar com a nova rotina.

  • Evitar dormir muito durante o dia

Dormir muito durante o dia pode prejudicar o sono noturno. No entanto, tirar pequenos cochilos não tem problema, inclusive pode até ajudar na disposição.

  • Atividades físicas

Sem dúvida, praticar atividades físicas ajuda em todo o condicionamento físico. Inclusive, com a saúde do sono não é diferente. Porém, evite fazer exercícios na parte noturna. Essa atitude pode prejudicar o sono, ao invés de ajudar.

Dessa forma, os melhores horários são: pela parte da manhã ou no meio da tarde. 

  • Evitar bebidas à base de cafeína durante a noite

Apesar dos efeitos serem distintos, as bebidas à base de cafeína normalmente tiram o sono. Portanto, é importante evitar esse tipo de substância próximo ao horário de dormir.

Além do café, existem outras bebidas que podem atrasar o sono, como por exemplo: os refrigerantes, chá-preto, chá-mate e os energéticos.

  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas

Algumas pessoas acham que a cerveja ajuda no sono, mas isso é um equívoco. Apesar da bebida proporcionar sonolência no início, o álcool faz agitação e pode atrapalhar o sono.

  • Atividades relaxantes ajudam no sono

Antes de dormir, é bom relaxar o corpo e a mente, para um sono mais rápido. Então, tomar um banho algumas horas antes pode ajudar no relaxamento corporal.  

Além disso, algumas pessoas optam por fazer alguma atividade relaxante, as mais preferidas são: ler um livro, pintar e escutar música. Porém, alguns escutam barulho de chuva para dormir em áudio, isso traz sensação de calmaria e relaxamento.

Benefícios de uma boa noite de sono

Uma boa noite de sono é fundamental para a saúde corporal como um todo. Afinal, dormir bem diminui o stress, ajuda a recompor as energias e proporciona sensação de bem-estar.

Além disso, ter boas noites de sono ajuda numa melhor qualidade de vida. Sendo assim, os benefícios são muitos e é importante cuidarmos disso para uma vida mais saudável.

Sendo assim, percebemos que algumas mudanças de hábitos podem ser o suficiente. Porém, em alguns casos, é importante recorrer a um profissional de saúde para diagnosticar o problema e indicar o tratamento.

Deixe um comentário