O que é nicho no mercado digital?

Quem houve falar em marketing digital, muitas vezes não entende as várias siglas e termos que acompanham esse universo da comunicação.

As pessoas falam em persona, nicho, roi, hotmart, pixel, afiliado, analytics… só quem é do ramo mesmo para entender o que é cada uma dessas coisas.

Mas vamos falar hoje sobre nichos e sua importância para o marketing digital.

O que são nichos de mercado?

Existem muitas dúvidas sobre o que é nicho de mercado e principalmente, a dificuldade em definir um, mesmo que isso seja extremamente importante para sua estratégia de marketing.

Isso porque ter autoridade para um público selecionado é o caminho mais rápido para se tornar um gigante no mercado.

O nicho de mercado é um segmento ou parte especifica de um mercado. Normalmente esse público encontra poucas oportunidades de solução e isso representa uma enorme oportunidade para empreendedores que buscam nichos específicos.

Tipos de Nichos de Mercado para Marketing Digital

Os nichos podem ser encontrados por meio de uma dor específica do público, ou pode ser sazonal, ou pode ser por área de atuação (bairros, regiões, etc).

Existem diversas formas de se destacar para um determinado nicho:

Não importa como vai divulgar sua empresa. O importante é encontrar um nicho específico e aparecer para esse público alvo onde ele estiver.

Muita gente acha que só existe o Facebook, Instagram e Twitter como rede social. Mas isso é um engano muito comum. Existem redes sociais enormes e que levam um tráfego gigante e específico que muitas vezes se tornam desconhecidas ou pouco utilizadas, como podemos ver algumas abaixo:

Existem empresas que atuam com otimização de sites e são especialistas em encontrar nichos de mercado e otimizarem o site para que essa empresa apareça justamente para quem procura pelo seu produto ou serviço.

Exemplos de nicho no marketing digital

Digamos que sua empresa atue com “redes de proteção”. Você precisa aparecer para quem procura por instalação de redes e telas de proteção. Ou quem procura por telas para gatos ou redes para piscinas. Tudo o que envolve redes de proteção é um nicho de mercado específico.

Se você vende isso, não adianta seu site ser bem visitado por quem procura por pizzaria, concorda?

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O seu nicho de mercado específico é o de rede de proteção e para você que tem uma empresa desse segmento, só importa aparecer para esse público.

Qual a importância de definir bem um nicho de mercado?

Você vai ter mais facilidade de se destacar, agregando mais valor e investindo menos dinheiro e podendo ter mais lucro, já que ao atender desejos específicos, o público tende a dar muito mais valor aos seus serviços.

Mas tem outras vantagens em atender um nicho de mercado específico:

  • Menor Concorrência
  • Público mais engajado com sua oferta
  • Possibilidade de parcerias com seu negócio

Segmentação de nichos no Marketing Digital

Você já sabe o que é nicho de mercado e qual sua importância para sua estratégia de marketing, correto? Agora precisa entender pontos fundamentais dos nichos de mercado, como características geográficas, demográficas, psicográficas e comportamental.

Segmentação Geográfica

É quando você vai atender um cliente focado na cidade, estado ou até mesmo país. É necessário um estudo de cultura e necessidades específicas para um bom engajamento.

Por exemplo, uma empresa de rede de proteção em SP não vai atender um chamado no Rio de Janeiro ou Brasília, correto? Não compensa, pois é muito longe.

A não ser que seja uma rede de franquias que tenham unidades em diversas cidades e estados, a instalação de telas de proteção é um nicho de mercado com segmentação geográfica limitada.

Segmentação Comportamental

Aqui falamos especificamente de hábitos de consumo e a resposta de um determinado público a um produto ou serviço.

Veja alguns exemplos:

Computadores > Peças de Computadores > Peças de computadores para Gamers

Tênis > Loja de Tênis > Tênis específico para corrida

Bicicleta > Lojas de acessórios para Bikes > Mochilas de hidratação

No segmento comportamental, você vai filtrar o público alvo por uma necessidade específica.

Segmentação Demográfica

A segmentação demográfica corresponde nas características como idade, gênero, religião, renda ou instrução. Se você atua com um nicho só para mulheres, não faz muito sentido ter tráfego masculino ou de crianças.

Por exemplo:

Academia > Planos de Natação > Hidroginástica para Terceira Idade

Aplicativos de Carros > Serviço de carona ou uber apenas com motoristas femininos

Segmentação Psicográfica

Aqui, o que vale é a personalidade, o estilo e valores da pessoa alvo. São produtos para quem tem hábitos de consumo que indicam sua autoexpressão. Vamos aos exemplos:

Cosméticos > Maquiagem > Cosméticos Cruelty Free

Comida > Restaurantes > Restaurante de comida Vegana

Tendências de nichos de mercado em 2022?

A pandemia mudou drasticamente os hábitos de consumo de muita gente. O que parecia inviável, como trabalhar home office ou só fazer reuniões online (ao invés de presenciais) finalmente virou uma rotina que ajuda no tempo e bem estar das pessoas.

Quem é que não ficava apreensivo e com a ansiedade lá em cima por ter que sair do escritório, pegar trânsito, cruzar a cidade para fazer uma reunião que hoje é feita pelo Meet, Zoom ou qualquer outro aplicativo de vídeo conferência?

Isso também refletiu no hábito de compras online. Antes, muita gente tinha receio de comprar em e-commerces ou lojas virtuais e se viu obrigado a usar e abusar disso e dos aplicativos como Ifood ou tantos outros desse tipo durante a pandemia.

Com isso, segue uma breve lista de nichos de mercado em alta para 2022. Confira!

  • B2B Sustentável;
  • Logística reversa;
  • Beleza masculina ;
  • Produtos para a terceira idade (que não os tratem como vovôs);
  • Produtos retrô e que evocam nostalgia;
  • Mercado de luxo para pets (tanto produtos quanto serviços);
  • Assinaturas de produtos para indulgência e conforto (como livros, cervejas especiais ou chocolates importados);
  • Jogos casuais online, com interação social;
  • E-commerce com produtos que normalmente são encontrados em lojas físicas;
  • Alimentação orgânica, vegana ou restritiva;
  • Alimentação e bebidas gourmet;
  • Redes para venda e trocas de produtos usados;
  • Produtos produzidos de maneira ética e socialmente responsável;
  • Produtos digitais que possibilitam mobilidade e acesso via smartphone;
  • Produtos e serviços focados na classe C;
  • Educação online;
  • Produtos em doses individuais;
  • Beleza a preços acessíveis;
  • Moda para públicos específicos ;
  • Customização;
  • Serviços para pessoas com necessidades especiais.

Viu como sobra oportunidades para quem quer empreender ou começar um novo negócio? Você só precisa ter paixão pelo nicho de mercado escolhido e se dedicar ao máximo!

Lembre-se sempre que para segmentar um nicho de mercado, você tem que ter conhecimento sobre o tema. Estude e faça escolhas que acrescentem qualidade na vida do seu consumidor.

É muito difícil reconquistar um público de nicho de mercado específico, porque eles são extremamente exigentes por já terem feito uma pré pesquisa e ao te encontrar, estão crentes que você é um especialista na área.

Muitos empreendedores de primeira viagem acabam estragando tudo justamente nesse ponto.

Também não adianta apenas amar um nicho de mercado específico e ter ideias incríveis sobre ele se não existe uma demanda para sua solução.

Ao escolher o nicho de mercado, você precisa saber se ele é grande o suficiente para você, se vai ter lucro, se existe concorrência, quais os problemas reais que os consumidores enfrentam e o que já estão oferecendo de solução.

Só com esse planejamento é que você vai saber se compensa investir em marketing digital nesse nicho de mercado.

Esperamos ter ajudado…. Boa sorte!

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