Com a pandemia, muitos empresários tiveram de aprender na raça sobre empreendedorismo digital. Muitas empresas não estavam aptas para atuar de forma online e foram forçadas a se adequarem do dia para a noite.
O mito de comprar e vender pela internet, de fazer reuniões remotas ou de ter um trabalho 100% home office virou realidade com o Lockdown.
Por isso, muita gente precisou se reinventar e se adequar ao mercado digital, querendo ou não.
Conteúdo:
Mas o que é empreendedorismo digital?
Consideramos um Empreendedor Digital toda pessoa que utiliza os meios virtuais (como a internet) para desenvolver uma forma de negócio, comercializando produtos e serviços sem a necessidade de um espaço físico.
Existem diversas áreas que são consideradas pólos de empreendedorismo digital, como por exemplo:
- Lojas Virtuais
- Cursos Online
- Vídeo Aulas e Ebooks
- Aplicativos e Softwares
- Jogos
Esses são alguns dos mais conhecidos formatos… mas qualquer um sabe que tem muita gente por ai ganhando dinheiro na internet de maneiras mais inusitadas.
Todo esse povo é um empreendedor digital que escolhe um nicho de mercado com uma dor e oferece a solução para aquele problema.
Como surgiu o Empreendedorismo Digital?
O empreendedor digital nasceu junto com a internet, na década de 70. Desde a popularização da tecnologia que muita gente já enxergou que esse novo mercado era uma mina de ganhar dinheiro.
No início era inimaginável fazer uma compra pela internet…. ok, eu concordo. Mas principalmente após a pandemia, ficou mais do que claro que é totalmente possível, até para os mais céticos.
E quem tem o tino comercial necessário para ser um empreendedor digital entendeu rapidamente essas oportunidades e acompanha de perto as tendências de comportamento de quem é um possível comprador digital.
Vantagens do Empreendedorismo Digital
Independência financeira e flexibilidade de horários e localidade é o principal benefício de quem quer ganhar dinheiro na internet.
Mas um ponto importante e que poucos abordam é a vantagem de escalonar seu negócio. Se você é um profissional CLT, só vai receber aumentos por conta de dissídios, promoções, etc., o que não ocorrem com frequência e nem sempre dependem só de você.
Mas quando se é um empreendedor digital, a possibilidade de escalar seus projetos é imensa, pois só depende de você.
Como Funciona o Empreendedorismo Digital?
Você vai levar um segmento físico para a internet. Basicamente é isso que o empreendedor digital faz. Digamos que você tenha uma empresa de instalação de telas de proteção.
Sua empresa vai até os clientes para prestar um serviço, correto? Qual a necessidade dela ser uma empresa física? Com escritório, ponto comercial, etc? Nenhuma!
Você pode ter uma loja virtual ou um site otimizado no Google e criar campanhas de Marketing Digital e Redes Sociais para atrair tráfego direcionado para o seu projeto.
Esse tráfego vai virar orçamentos, que vão virar vendas e você vai atuar de qualquer lugar até esse ponto. Após fechar o serviço, vai até o cliente, instala seu produto e pronto!
Se falamos de uma loja virtual, a única coisa que muda é que ao invés de ir até o cliente, você vai postar seus produtos pelos Correios ou qualquer outro tipo de transportadora.
Mas não depende de ter um espaço físico… e a pandemia mostrou que qualquer tipo de negócio consegue sobreviver dessa forma.
O que eu preciso para Empreender?
Antes de mais nada, você precisa ter muita vontade e algumas competências… como gestão financeira, por exemplo.
Além disso você vai ter que dominar muitas ferramentas virtuais ou contratar alguém para fazer isso por você.
Conhecimento de mercado na área que pretende atuar também é importante, já que você precisa estar por dentro das tendências e com isso sair na frente da concorrência.
Características de um empreendedor digital de sucesso
Gostar de trabalhar é essencial! Se você acha massante o trabalho em horário comercial, esqueça a vida de empreendedor digital.
Quem vive do empreendedorismo digital TRABALHA MUITO MAIS do que um funcionário CLT.
Você deve ter também muita resiliência, já que no início pode ter muitos altos e baixos, às vezes certos nichos de mercado demoram a engatar. Até com tráfego pago, onde só depende do investimento, as campanhas tem tempo de maturação e engajamento.
Com tráfego orgânico isso demora ainda mais, já que aqui estamos falando de autoridade.
E não pode faltar criatividade, estratégia, coragem, ousadia e facilidade de adaptação para um empreendedor digital.
Onde um empreendedor digital pode atuar?
Você já aprendeu o que é empreendedorismo digital… o que você precisa ter de habilidades… e agora chegou a hora de ver onde são seus principais campos de atuação:
- E-commerce: são lojas virtuais que vendem com o auxílio da internet
- Blogs ou sites especializados: é possível trabalhar produzindo conteúdo para portais
- Infoprodutos: e-books, apostilas e video-aulas são alguns exemplos de produtos de informação digital
- Aplicativos: os aplicativos são softwares feitos para aparelhos móveis; o mercado de apps é enorme
- Jogos: é possível criar jogos para computadores, celulares e videogames, por exemplo
- Cursos: ainda que alguns cursos possam se encaixar em infoprodutos, você pode montar uma programação de aulas online e em tempo real
- Afiliados: Você pode vender produtos de terceiros, apenas criando audiência para quem pesquisa por aquele produto e serviço, ganhando comissões apenas pela indicação
- Consultoria: se você é especialista em alguma área, pode promover orientações a empresas e pessoas a distância.
Como ganhar dinheiro com Empreendedorismo Digital?
Existem diversas formas de monetização na área do empreendedorismo. Não é só de uma venda direta que um empreendedor vive.
Existem diversos canais que podem gerar boas rendas para quem decide ganhar dinheiro online:
- Conteúdo Freemium: é um modelo de negócio em que um serviço ou produto é oferecido gratuitamente, mas para obter recursos adicionais, o usuário deve pagar um valor.
- Marketplaces: Aqui você pode vender de forma direta ou atuar como afiliado de produtos.
- Publicidade: muito comum em blogs e jogos em que há espaço para anunciantes, como é o caso do Google Adsense.
- Comissão: os marketplaces, por exemplo, ganham dinheiro cobrando comissão das vendas feitas pelas empresas na plataforma.
- Agência de Marketing Digital: Indique produtos e serviços e ganhe comissão apenas pela indicação.
- Mentorias: Se você é especialista num determinado nicho de mercado, você pode montar uma mentoria para explicar de forma paga tudo o que você sabe sobre aquele mercado.
Dicas de sucesso para Empreendedores Digitais
Independente dos desafios, ser um empreendedor é pensar fora da caixa e ir sempre observando o mercado e as oportunidades, pensando em soluções estratégicas e monetizadas para resolver aquela dor do cliente.
Então, você vai precisar sempre:
- Inovar e criar diferenciais competitivos
- Escolher as tecnologias adequadas
- Aprender a cobrar pelos produtos ou serviços
- Administrar o dinheiro que será sazonal
- Organizar a jornada de trabalho
- Encontrar tempo para estudar.
Entendendo esse cenário, você criar hábitos diários que vão transformando seu dia a dia. Além dessas características acima, será necessário outras qualidades para que você tenha sucesso no empreendedorismo digital. São elas:
- Conheça as ferramentas digitais
- Pesquise para encontrar o seu nicho de mercado
- Planeje o seu negócio
- Administre as suas finanças
- Mantenha o foco constante
- Invista em marketing digital
- Busque conhecimento e estude muito.
Considerações Finais
Você viu que para se tornar um empreendedor digital, além de ser especialista em uma área, é necessário dominar uma série de conhecimentos e desenvolver muitas habilidades específicas.
Portanto, não pode ter preguiça de trabalhar e estudar, já que o planejamento e a perseverança são as chaves desse negócio.
Se você precisa de inspiração, que tal buscar artigos e notícias sobre empreendedores digitais de sucesso no mundo?
Certamente você já ouviu falar de muitos deles, como Marck Zuckerberg que iniciou o Facebook dentro do seu quarto da faculdade. Ou Jeff Bezos e Steve Jobs que criaram impérios que começaram na garagem de casa.
Precisa de uma referência brasileira? Romero Rodrigues, criador do Buscapé, Robinson Shiba do China in Box ou Érico Rocha da Fórmula de Lançamentos servem muito bem como exemplos.
Se quer deixar de trabalhar para alguém e ser dono do seu próprio nariz, opções e mentores não faltam. Basta você estudar sobre o que gosta de fazer, acompanhar as oportunidades de mercado e começar!
Olá, relatorioweb, seu conteúdo é muito bom!