Confira como transformar o ambiente com a reforma de móveis antigos

Usar móveis antigos na decoração de ambientes é bastante estiloso e pode ser bem moderno, dependendo da composição geral do espaço. No entanto, para reformá-los, nem sempre basta pintar ou envernizar madeira. Às vezes, é preciso contar com ajuda profissional.

Selecionamos algumas dicas relacionadas à reforma de mobílias e falamos sobre as principais vantagens de reutilizar móveis para transformar ambientes. Confira!

Vantagens de utilizar móveis antigos na decoração

Antes de tudo, vale ressaltar que é interessante reformar os móveis antigos tanto pela qualidade quanto pela sustentabilidade. Além disso, pode ser a opção perfeita para fugir do óbvio, já que essas peças por si só se destacam por serem diferentes do que está à venda nas lojas.

Mesmo móveis antigos mais rústicos podem compor ambientes modernos, sendo usadas somente peças de destaque para trazer um charme e uma descontração a mais para a decoração. No entanto, caso você tenha um pouco de dúvida sobre a utilização de móveis antigos em uma casa moderna, o ideal é buscar opções que harmonizem com o restante da décor. Isso pode ser feito levando em conta o material ou a cor da mobília antiga, por exemplo.

Outro ponto positivo em restaurar móveis antigos é o custo, visto que tende a ser bem menor do que comprar peças novas. O mesmo acontece em relação à durabilidade e qualidade da madeira, que normalmente são bem superiores, o que permite que a peça receba adaptações, como texturas e pinturas.

Como reformar os móveis antigos?

Basicamente, a restauração de móveis antigos pode ser feita de duas maneiras: transformando quase que totalmente a peça ou conservando o seu aspecto original. Na primeira, o objetivo é mudar a aparência deles. Por esse motivo, são utilizadas técnicas para modernizar essas peças.

Já na segunda, os móveis antigos passam por processos que têm como objetivo  destacar o visual e o design original da peça. Assim, as características da época que foram fabricadas são mantidas. Confira a seguir algumas opções de reformas de móveis antigos.

Pintura

A pintura é uma das formas mais comuns e simples que podem ser empregadas na reforma de móveis antigos. Uma ideia muito boa e que está em alta é pintar peças antigas, como aparadores, cômodas e racks com cores vibrantes.

Se for você for adepto do DIY, uma dica importante é limpar e lixar os móveis antes de pintá-los. Em relação à escolha da tinta, as mais recomendadas são as do tipo spray, esmalte ou alguma outra que seja própria para madeira.

Pátina

A regra básica para empregar a técnica pátina é pintar o seu móvel de uma cor qualquer e, com base nesse tom, escolher outro mais escuro ou mais claro para misturar. Embora a pátina seja outra opção de restauração de móveis antigos usando tinta, nesse caso, a ideia é ter uma peça chique com aparência envelhecida.

Se você ainda não conhece essa técnica, saiba que ela é capaz de entregar um acabamento com aspecto desgastado e envelhecido aos móveis antigos, mas sem deixar a peça perder o requinte.

Mudar pequenos detalhes

Realizar pequenas mudanças nos seus móveis antigos, como trocar o estofamento ou os puxadores, por exemplo, já pode mudar o visual das peças e deixá-las ainda mais bonitas e modernas sem perder a essência.

Estêncil

Por fim, o estêncil é outra maneira de reavivar móveis antigos. Trata-se de uma forma muito bacana de estampar o seu móvel usando somente um molde e tinta.

Você pode comprar ou criar seu molde de estêncil e personalizar sua cômoda, mesa de cozinha, guarda-roupa ou mesa de cabeceira, por exemplo.

1 comentário em “Confira como transformar o ambiente com a reforma de móveis antigos”

Deixe um comentário