4 ferramentas de marketing digital para ajudá-lo a monitorar e criar

No meio virtual é de extrema importância conhecer as ferramentas de marketing para simplificar o dia a dia da sua empresa, principalmente quando falamos em SEO. Isso porque quanto melhor for o rankeamento de SEO apresentado pelo seu site, mais facilmente ele será encontrado e indicado pelas ferramentas de busca.

Se você já conhece alguma coisa sobre os backlinks certamente já sabe o quão importante é construir backlinks de qualidade para seu texto. Se você ainda não conhece, saiba que os backlinks são exemplos de ferramentas de marketing muito importantes para sua empresa consolidar sua imagem.

Nesse artigo vamos falar sobre ferramentas de marketing, backlinks e a sobre a importância de saber como construir backlinks de qualidade para sites. Então, leia esse artigo e descubra tudo o que você precisa saber para alavancar as visualizações do site da sua empresa.

O que são ferramentas de marketing digital?

Ferramentas de marketing digital são os softwares que agilizam as rotinas, melhoram os processos, coletam inúmeros dados e mantém todo o planejamento em ordem e sendo seguido. Elas também pensam na ajuda da análise dos resultados encontrados, facilitando a gestão de todas as tarefas.

Hoje em dia é necessário investir em marketing digital para ter uma loja virtual ou manter um negócio na internet. É importante, também, conhecer as tecnologias e o seu segmento de atuação, para ter certeza de que todas as ferramentas de marketing que você utilizar irão atender a sua necessidade.

O que são Backlinks?

Backlink é o termo utilizado para nomear os links que são estrategicamente posicionados em um texto para levar o leitor até a página do seu blog ou site, ou até mesmo para um outro site que tenha relevância para o conteúdo que está sendo abordado. Dessa forma, as visitas geradas por esse backlink são visitas de qualidade.

Esses backlinks são usados pelos motores de busca para ranquear os sites, então usá-los nos seus textos é fundamental para a visitação do seu site. Atualmente é praticamente impossível usar palavras-chave com um alto volume de buscas e ranquear no topo. Isso porque a competitividade na página de resultados (ou SERP) fica muito alta.

Os buscadores como o Google entendem os backlinks como uma indicação do seu site, isso porque ele entende que se o seu site está sendo indicado é porque ele é de qualidade e o conteúdo é relevante, então a cada novo link recebido o site ganha mais autoridade. Isso não significa que se você receber links de vários sites você vai subir no rankeamento e ganhar autoridade.

Existem backlinks de qualidade e backlinks ruins, que não tem utilidade e que podem acabar te prejudicando. Isso porque existem tipos diferentes de backlinks e cada tipo tem uma utilização. Abaixo vamos falar um pouco mais sobre como construir backlinks de qualidade para o seu site.

Quais os tipos de backlinks?

Existem dois tipos básicos de backlinks, que são considerados os principais tipos que são: follow e nofollow.

Para quem está encontrando os links em uma página da web qualquer não existe absolutamente nenhuma diferença entre eles. Os dois são links em uma página e os dois vão direcionar o usuário para algum lugar.

Em termos técnicos a diferença entre esses links está na mensagem que eles passarão para os bots e para os buscadores. Quando um link é adicionado em uma página com o atributo “nofollow” o site está indicando aos buscadores que por mais que seu usuário esteja sendo direcionado para essa página, essa ação não deve conferir autoridade a página.

Os links com atributos “follow” vão funcionar normalmente, encaminhando o usuário para o link que foi indicado e gerando autoridade para esse site, já que a mensagem que você manda ao buscador é exatamente essa.

Então, em uma estratégia de marketing o ideal é priorizar os links do tipo follow, mesmo que os nofollow também tenham sua serventia.

Quais as melhores ferramentas de marketing para backlinks?

Boas estratégias são baseadas em boas ferramentas, então para conseguir montar sua estratégia visando alcançar suas necessidades, é importante conhecer boas ferramentas de marketing que vão te auxiliar nesse processo.

Abaixo separamos uma lista de ferramentas de marketing que vão te ajudar a construir backlinks de qualidade:

Ahrefs

Indiscutivelmente, o Ahrefs é uma das ferramentas mais completas do mercado quando se trata de backlinks. Sua base de dados é invejável, superando a concorrência.

Além de analisar os links do site, de notificar quais foram os links recebidos e os perdidos, de avaliar o perfil dos backlinks e de realizar auditorias completas, essa ferramenta é essencial para diversas estratégias quando se trata de backlinks.

Um benefício adicional do Ahrefs é a disponibilidade de vídeo-aulas que vão lhe ajudar a aprender como usar essa ferramenta corretamente, além de conter dicas tanto básicas quanto avançadas para que você possa criar as suas estratégias de sucesso.

SEMrush

O SEMrush é uma ferramenta altamente poderosa, amplamente reconhecida e utilizada na indústria de SEO. Com recursos similares aos do Ahrefs, o SEMrush também oferece uma base de dados bem avançada, mesmo que não chegue ao nível do seu concorrente.

O destaque do SEMrush está em sua ampla gama de funcionalidades, que vão além da análise de backlinks. Com essa ferramenta, é possível explorar a análise da concorrência, realizar pesquisas estratégicas de palavras-chave e implementar melhorias em seu SEO. Trata-se de uma opção indispensável para estudantes de SEO que buscam uma ferramenta completa para atender diversas necessidades.

Check my Links

Essa é uma das ferramentas de marketing que é gratuita e que pode lhe gerar um valor alto para estratégia que você for escolher usar. Ela vai corrigir os links que estiverem quebrados (offline) no seu site e pode ser usada para estratégias que sejam do tipo link Building.

A ferramenta ainda permite que você encontre links quebrados nos sites dos seus parceiros em potencial.

Google Search Console

Essa ferramenta é importantíssima quando falamos em estratégias de link building, ainda mais se formos considerar que é uma ferramenta completamente gratuita. Nela você pode identificar quais são as páginas do seu site que mais recebem backlinks e quais as páginas que ainda precisam de atenção.

Você também consegue analisar quais os sites/blogs que fizeram links para o seu blog/site e quais são os textos usados como âncora para os apontamentos do seu site.

Outra ferramenta de marketing interessante que está inserida no GSC é o disavow links, que identifica os links tóxicos e desabilita as marcações, ou solicita que os buscadores ignorem esses links.

Conclusão

Dominar as ferramentas de marketing é fundamental para melhorar o ranqueamento de SEO e fortalecer a presença online da sua empresa. Os backlinks desempenham um papel crucial nesse processo, sendo indicadores de relevância e qualidade.

Ao utilizar ferramentas como Ahrefs, SEMrush, Check my Links e Google Search Console, você terá os recursos necessários para construir uma estratégia sólida de link building e impulsionar a autoridade do seu site. Não subestime o poder dos backlinks e aproveite ao máximo as ferramentas disponíveis para aumentar o tráfego e alcançar o sucesso no mundo digital.
Aproveite que você terminou o seu artigo e aprenda como atrair clientes para uma loja virtual.

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