5 benefícios das lutas para a saúde

É cada vez mais comum encontrar pessoas de diferentes tipos praticando esportes fora do convencional, como as Lutas. Embora ainda necessitem do uso de um tênis fitness e estejam disponíveis em academias e centros esportivos desde sempre, as lutas ganham mais adeptos com o passar do tempo.

Além da prática ser recomendada para todas as idades, desde crianças até idosos, a luta é uma das opções mais versáteis nesse meio. Existem tipos para quem quer desenvolver massa muscular e gastar muita energia, e também para quem deseja um ritmo mais leve, mas ainda sim com desafios e muitos benefícios para a saúde.

Benefícios das lutas para a saúde

Confira a seguir cinco dos principais ganhos que praticar uma luta pode oferecer à saúde, e como esses benefícios se estendem para os demais aspectos da vida. É sempre recomendado consultar um médico e um profissional de educação física antes de iniciar qualquer tipo de atividade física, especialmente se você possui algum quadro de saúde de antemão.

1.  Redução dos níveis de estresse

Sem dúvida, um dos principais objetivos que levam pessoas a buscarem a prática de algum tipo de luta nos dias atuais é a redução do estresse. Os exercícios físicos, de forma geral, são comprovadamente benéficos no equilíbrio de todo o grupo do corpo que afeta o estresse e seus efeitos na saúde mental e física.

No caso das lutas, a intensidade dos movimentos, somada ao ambiente que propicia uma descarga considerável de energia, faz com que o estresse vá embora quase que de forma imediata. Por trabalhar elementos como a concentração, a luta é uma prática excelente para ser introduzida na rotina de quem deseja relaxar, mas não tem afinidade com outras atividades, como meditação.

2.  Controle da pressão arterial

O controle da pressão alta, principalmente por quem já possui histórico familiar ou faz tratamento contínuo, é fundamental para manter a saúde em dia. Atividades como boxe, muay thai ou judô estimulam a dilatação dos vasos sanguíneos durante a prática, melhorando a oxigenação do sangue e, por consequência, o nível da pressão arterial.

É importante ressaltar que quem já possui pressão alta precisa de recomendação médica para praticar atividades físicas, já que alguns tipos podem piorar um quadro já existente. O ideal é que cada pessoa escolha uma luta adequada para o seu biotipo, assim como dentro dos objetivos de saúde e limitações estabelecidas de princípio.

3.  Fortalecimento muscular

Muitas vezes fazendo uso apenas da força do próprio corpo, quem pratica luta também pode observar uma melhora considerável na força dos músculos. A repetição de movimentos intensos e precisos, como bater em um saco de pancada ou, ainda, um treino específico para aprender novos movimentos, funciona tanto quanto uma sessão de musculação.

4.  Melhora no foco

A maioria das lutas praticadas no Brasil exige um certo nível de concentração, seja para atingir um alvo, como um saco de pancada, seja para exercer movimentos no adversário com precisão. Para quem possui quadros de ansiedade, estresse ou se dispersa facilmente no dia a dia, praticar algum tipo de luta pode favorecer a concentração e o foco em atividades menores.

5.  Melhora no equilíbrio e na flexibilidade

Principalmente em práticas como no boxe, o equilíbrio e a flexibilidade do corpo são estimulados constantemente. Com isso, o corpo recebe benefícios que podem ser ainda melhor aproveitados por pessoas com problemas de saúde causados por má postura, labirintite, alguns tipos de trauma e ainda baixa mobilidade, que pode afetar pessoas com idade avançada.

Onde praticar lutas e melhorar a saúde com diversão

Como dissemos, a melhor forma de procurar uma luta adequada para seu perfil é consultando um médico e um profissional de educação física. Após uma avaliação, será possível saber quais os tipos mais adequados para suas necessidades e, então, escolher entre as diversas modalidades oferecidas em academias, centros esportivos, escolas marciais e aulas particulares.

Deixe um comentário