Você utiliza estratégias de link building no seu negócio? Essas estratégias são fundamentais quando se trata do universo de SEO!
Através da produção de backlinks qualificados, o site da sua marca pode chegar a alcançar muito mais autoridade no mercado e ganhar relevância – o que é excelente para crescer profissionalmente. Isso, claro, quando falamos de mecanismos de busca, que é onde o SEO irá atuar em sua grande maioria.
Quando falamos de consultorias SEO, é importante contar com ferramentas de qualidade e que se encaixam perfeitamente para possibilitar a identificação de novas oportunidades, realizar análises e muito mais.
A seguir, vamos conhecer algumas dessas ferramentas.
Conteúdo:
- 1 Ferramentas de pesquisa de palavras-chave
- 2 Ferramentas de análise de backlinks
- 2.1 1. Moz Link Explorer: Avaliando a autoridade de domínios e analisando o perfil de backlinks
- 2.2 2. Majestic SEO: Identificando backlinks de qualidade e realizando análises detalhadas
- 2.3 3. Monitor Backlinks: Acompanhando o crescimento do perfil de backlinks e identificando oportunidades de melhoria
- 3 Ferramentas de pesquisa de tendências e análise de concorrência
Ferramentas de pesquisa de palavras-chave
1. Google Keyword Planner: Descobrindo palavras-chave relevantes para sua estratégia de link building
A primeira ferramenta que vamos te apresentar é o Google Keyword Planner, que se trata de uma ferramenta super potente criada pelo Google para ajudar na descoberta de novas palavras-chave que sejam relevantes para serem utilizadas em suas estratégias de link building.
Com ele, você terá muitas oportunidades de descobrir novas possibilidades através de insights valiosos.
2. Ahrefs: Analisando concorrentes e encontrando oportunidades de backlinks
Outra ferramenta é o Ahrefs, que é super completo e que irá oferecer muito mais do que apenas a busca pelas palavras-chave.
Com essa ferramenta, você consegue realizar a análise de seus concorrentes, identificar novas oportunidades para backlinks e muito mais.
3. SEMrush: Identificando palavras-chave de alto desempenho e analisando o perfil de backlinks
E também temos o SEMrush, que já é bem conhecido pelos consultores de SEO por ser uma ferramenta super completa.
Essa é uma ferramenta indispensável quando falamos de palavras-chave, possibilitando a realização de análises completas – dentre outras várias possibilidades.
Ferramentas de análise de backlinks
1. Moz Link Explorer: Avaliando a autoridade de domínios e analisando o perfil de backlinks
Uma boa escolha de ferramenta para análise de backlinks é o Moz Link Explorer, que se trata de uma opção muito renomada quando falamos deste assunto.
Essa ferramenta irá contribuir para suas consultorias de SEO, assim como avaliar a autoridade de domínios, qual a qualidade dos links disponíveis, etc.
2. Majestic SEO: Identificando backlinks de qualidade e realizando análises detalhadas
Temos também a ferramenta chamada Majestic SEO que é muito utilizada para realizar a identificação de backlinks de alta qualidade e ainda realizar boas análises.
A partir dela, você terá informações sobre a força dos backlinks disponíveis e também a relevância de cada um dos domínios de origem, o que te permite entender melhor o perfil de backlinks de um site.
3. Monitor Backlinks: Acompanhando o crescimento do perfil de backlinks e identificando oportunidades de melhoria
Para fechar essa categoria, temos o Monitor Backlinks que é uma opção que irá permitir acompanhar como anda o crescimento do seu perfil de backlinks no site.
A ferramenta irá lhe enviar as notificações quando houver novos links sendo adquiridos ou quando algum deles é removido. Assim, você atua com uma estratégia sempre muito bem atualizada.
Ferramentas de pesquisa de tendências e análise de concorrência
1. Google Trends: Identificando tendências e sazonalidades relevantes para estratégias de link building
O Google Trends trata-se de uma ferramenta gratuita fornecida pelo próprio Google e que irá te ajudar a identificar quais são as tendências do momento, assim como as sazonalidades que sejam relevantes para sua estratégia.
2. SimilarWeb: Analisando o desempenho de tráfego e identificando fontes potenciais de backlinks
Outra ferramenta que temos é o SimilarWeb, que é excelente para realizar a análise do desempenho de tráfego do seu site e ainda identificar potenciais fontes de backlinks. Quando você consegue compreender de onde vêm os visitantes dos seus concorrentes, é possível buscar por parcerias estratégicas e, com isso, conquistar novos backlinks que sejam relevantes para o seu negócio.
3. BuzzSumo: Descobrindo conteúdos populares e identificando influenciadores relevantes
E, por fim, temos a ferramenta chamada BuzzSumo, que irá contribuir para a descoberta de conteúdos populares e ajudar na busca de influenciadores digitais para ajudar na divulgação através de parcerias de link building.
2 comentários em “Ferramentas e recursos utilizados pelas consultorias SEO para impulsionar estratégias de Link building”