Entenda a importância do autocuidado em nossa rotina

Quando se fala de autocuidado e saúde, a maioria das pessoas pensa em cápsulas de remédios, consultas e exames, mas a realidade é que o cuidado em relação à  saúde vai além dos consultórios e clínicas médicas.

Pequenos hábitos como ter uma toalha de banho delicada, sabonete específico para o seu tipo de pele, o uso constante de protetor solar, além de beber a quantidade de água recomendada pela OMS ajudam no bem-estar e previnem doenças.

O autocuidado faz parte de uma rotina saudável que busca, não só combater doenças, mas também preveni-las. Um bom exemplo é a rotina de skincare, que é tão discutida nas redes sociais. Hábitos como beber no mínimo dois litros de água por dia, evitar luz solar entre meio-dia e quinze horas e utilizar protetor solar reduzem as chances de câncer de pele, além de queimaduras causadas pela radiação solar a longo prazo.

A skincare não é o único modelo de autocuidado, nos tópicos abaixo há mais três exemplos de como mudanças no dia a dia, desde que seguidas regularmente, podem ajudar o corpo e a mente no combate de doenças físicas e psicológicas.

Autocuidado psicológico

Depressão e ansiedade são o mal do século, não é difícil encontrar notícias sobre funcionários afastados do trabalho porque foram diagnosticados com burnout. A pandemia também fez crescer o número de pessoas com quadros de depressão, ansiedade e crises do pânico, o que poucas pessoas sabem é que além de acompanhamento psicológico e psiquiátrico, o combate a essas doenças também pode estar além dos medicamentos e sessões de terapias.

Estar com um profissional capacitado nesses momentos é imprescindível, mas o psicólogo e o psiquiatra não podem realizar todo o trabalho sozinho, é preciso ter uma rotina saudável que busque visar a melhora do quadro psicológico do paciente. A atividade física é um desses mecanismos de autocuidado, que está além da estética, mas também reflete na saúde da mente.

Academia, pilates, corrida, andar de bicicleta ou qualquer esporte que lhe agrade são boas opções para quem está passando por problemas ligados à extrema apatia, tristeza, preocupações (sem fundamentos) em relação ao futuro, mal-estar social, entre outros sintomas ligados a depressão e ansiedade que podem ser minimizados com uma atividade física quando praticada com frequência.

Autocuidado físico

Esportes são uma boa opção para quem quer trabalhar a parte física, ajuda na perda de peso e também no ganho de massa magra para quem quer ganhar alguns quilos. Mas, além dos esportes, há outras maneiras de cuidar do corpo, uma delas é a alimentação, pois tudo o que ingerimos ao longo do dia, o corpo usa para manter a funcionalidade dos órgãos.

A alimentação deve ser equilibrada, é normal que haja momentos de exagero de açúcares, fast foods e bebidas, mas é importante que esses exageros não se tornem um hábito, pois o abuso dessas substâncias a longo prazo podem desenvolver doenças. O exagero de açúcar causa diabetes, o desequilíbrio na ingestão de fast food causa doenças no intestino, obesidade, além de certos tipos de  câncer, como o de intestino, e o abuso de bebidas alcoólicas afetam os rins.

Então, para diminuir o surgimento dessas e outras doenças, é preciso fazer refeições equilibradas com legumes, verduras, proteínas e carboidratos, pois nenhum alimento é vilão, o que causa problemas é a quantidade e a frequência que ele é consumido.

Autocuidado estético

A estética é um reflexo de como anda a saúde interna, se a pessoa bebe pouca água, então o resultado é uma pele ressecada, se consome pouca vitamina através da alimentação, cabelos e unhas fracas e quebradiças se tornam uma realidade. Para ter a aparência dos seus sonhos, é preciso ter uma rotina de autocuidado não só externo, mas interno.

Para melhorar a aparência da pele, é necessário consumir água, usar cremes hidratantes, evitar longos banhos quentes e usar protetor solar. Para recuperar cabelos e unhas, então é preciso consumir fontes de vitaminas que são frutas, legumes e verduras. As carnes também são fontes de vitaminas, mas evite as muito gordurosas e também o preparo delas com a utilização de óleos.

1 comentário em “Entenda a importância do autocuidado em nossa rotina”

Deixe um comentário