Você sabe o que é bodycare?

Parece algo complexo só porque a palavra é em inglês, mas bodycare nada mais é que cuidar da pele. Do corpo todo, do rosto aos pés. Ou seja, todo tipo de produto e serviço que auxilie nesse cuidado, como esfoliantes corporais, óleos, cremes e até massagens.

A intenção é deixar a pele bonita e com aparência de saudável e jovem. Cada produto tem fórmula pensada para uma especificidade: evitar e disfarçar marcas, promover o rejuvenescimento, limpar profundamente e diminuir a ocorrência de cravos e espinhas são apenas alguns exemplos.

Por que isso é importante?

A pele é o maior órgão do nosso corpo e funciona como uma importante defesa contra os milhares de microrganismos e agentes externos, como o sol, a poeira e o vento, com os quais entramos em contato diariamente. Só isso já seria motivo suficiente para cuidarmos muito bem dela.

No entanto, a pele também é a parte do nosso corpo que aparece para o mundo e está muito relacionada à nossa beleza. Uma pele com aparência saudável é mais bonita. E o que faz ela ficar com esse aspecto? No mínimo, limpeza e hidratação.

Quando somos jovens, isso é mais fácil. Embora, não seja tão fácil a rotina de cuidados. Adolescentes, por exemplo, já precisam começar a reforçar a limpeza para diminuir os cravos e espinhas. Mas, enquanto o tempo passa, adotar uma manutenção diária se torna cada vez mais necessário.

O que precisa ter em uma boa rotina de bodycare?

Uma rotina de bodycare inclui vários hábitos diários e é importante lembrar que os resultados dependem de constância para aparecer. Afinal, os produtos, mesmo os melhores, não funcionam como mágica. E, mesmo os que têm resultados rápidos, dependem de manutenção para continuarem agindo.

Água e alimentação saudável

Para começar, é importante entender que nem só de cosméticos se faz um bodycare. A sua alimentação e hidratação fazem toda a diferença para que sua pele fique bonita. Basicamente, beba pelo menos 2 litros de água diariamente e mantenha uma alimentação equilibrada, rica em vitaminas e nutrientes.

Protetor solar todos os dias

O protetor solar é essencial sempre que vamos tomar sol, mas deve ser aplicado diariamente pelo menos no rosto e áreas que ficam expostas, como pescoço e braço. Os raios solares aceleram o envelhecimento da pele: proteja-se!

Isso quer dizer que se bronzear faz mal para a pele? Não, aliás, com autobronzeadores que não agridem a pele e poucas horas de exposição, você pode ficar com uma cor mais bonita e cheia de vida. É só não exagerar.

Limpeza profunda

É essencial caprichar na limpeza diária, com produtos que sejam adequados para o seu tipo de pele. Pode ser sabonete, gel ou loções, lembrando que o rosto pede um produto diferente do restante do corpo. Se possível, escolha um produto que já ajuda na hidratação, que é a próxima etapa.

Além de usar o produto certo, é importante estar atento para a temperatura da água, que não deve ser muito quente, o que pode ressecar a pele. Também não é recomendado demorar demais no chuveiro. Banho demorado só se for em uma banheira cheia de óleos hidratantes e relaxantes.

Esfoliação periódica

Os produtos esfoliantes ajudam a eliminar a pele morta, portanto, são excelentes aliados para a renovação da pele.  Além do rosto, cotovelos, joelhos e pés também pedem esfoliantes. De vez em quando, até o corpo todo deve passar pelo processo.

A periodicidade depende do seu tipo de pele. Para as oleosas, pode ser a cada quinze dias, para as secas, uma vez ao mês. Essa orientação vai depender também do produto escolhido e do clima na sua cidade.

Hidratação diária

Essa é uma das etapas mais importantes do bodycare e pode ser feita com cremes e óleos diversos, que também devem ser escolhidos levando em conta o seu tipo de pele. Até mesmo as peles oleosas precisam desse cuidado.

A hidratação melhora a elasticidade e retarda o aparecimento de marcas, sendo fundamental para uma pele iluminada e com aparência saudável. Se possível, escolha hidratantes que contenham princípios que potencializam o processo, como vitaminas A, B e C.

Deixe um comentário