Qual a diferença entre conta comercial e conta pessoal no Instagram?

Hoje, nós mostraremos qual a diferença entre conta comercial e conta pessoal no Instagram. Embora as duas sejam formas de se obter curtidas, elas as encaram de forma totalmente diferente.

De fato, as duas contas estão ao alcance do usuário. Literalmente, qualquer usuário. Isso pois, qualquer pessoa que possua uma conta no Instagram pode fazer a mudança de uma conta pessoal para uma conta comercial.

Essa mudança pode ser feita, inclusive, assim que você cria a sua conta no Instagram. E pode, também, ser revertida a qualquer momento. Muito embora, exista a pequena possibilidade de perda de informação nessa reversão.

Além disso, ambas as contas são gratuitas para utilizar. Muito embora a forma como o usuário de uma conta comercial encare o seu uso seja, totalmente, diferente.

Isso pois a rede social deixa, à sua disposição uma enorme variedade de ferramentas, se você é um criador de conteúdo ou um perfil empresarial. Essas, por outro lado, não se encontram em contas pessoais.

Assim, nós mostraremos as diferenças entre uma conta pessoal e uma comercial no Instagram. E você, então, entenderá o porquê deve escolher uma conta profissional para a sua marca.

Quais são as diferenças entre uma conta profissional e uma pessoal

Talvez seja interessante que comecemos falando das semelhanças. Em ambas as contas, o login é igual. Pode ser feito através do seu e-mail, telefone ou, se você tiver, sua conta no Facebook, visto que ambas as redes pertencem ao grupo Meta.

Além disso, a instalação e uso de ambas as contas é gratuita. Mesmo que, em uma delas, seja possível gastar alguns valores. Falaremos sobre isso mais adiante.

Além disso, não existe restrição de tipo de conteúdo que pode ser postado em uma conta ou outra. Os mesmos posts podem ser feitos na conta comercial ou no pessoal. E os mesmos formatos estão disponíveis para ambas.

Mostrando essas semelhanças, convém, agora, mostrar as diferenças entre as contas. E, para isso, vamos explicar cada uma delas em detalhes.

Quais são as características da conta pessoal?

Todas as contas no Instagram começam assim. E, como dissemos, você pode mudar de uma conta pessoal, para uma comercial a qualquer momento. Mesmo que tenha acabado de definir seu nome de usuário e senha.

Para ter acesso a uma conta pessoal do Instagram basta que você baixe, de forma gratuita, o aplicativo da rede social. Esse está disponível tanto para iOS quanto para Android.

Uma vez que você esteja logado na sua conta, vai se deparar com todas as funções básicas da plataforma. O que inclui, de forma básica, a possibilidade de ver e fazer publicações de fotos e vídeos.

Essas podem ser em formato de mídia única ou de carrossel. Que pode, inclusive, incluir fotos e vídeos.

Existem, tanto para a conta pessoal, quanto para a profissional, 4 feeds de publicações. O feed comum, a IGTV (Instagram Television), os Stories e os Reels. Esses dois últimos destinados a vídeos curtos e possuindo o maior alcance.

Dizemos que a conta comercial possui diversas funcionalidades a mais, em relação à pessoal. No entanto, existe uma vantagem que a conta pessoal possui.

Apenas o perfil pessoal pode se manter no privado. Isso porque uma empresa, naturalmente, precisa exibir seus serviços para o maior número de pessoas.

Por outro lado, não existem ferramentas para que você monitore a sua audiência. Ou, então, saiba como está sendo o desempenho das suas publicações.

Para ter acesso a essas funcionalidades, basta mudar a sua conta para um perfil comercial. Como dissemos, toda conta na rede é, em primeiro momento, uma conta pessoal. E ela pode ser alterada, a qualquer tempo, para um perfil comercial.

Como dissemos, esse processo pode ser revertido a qualquer momento. Essa transição é gratuita e ilimitada, podendo ser feita quantas vezes você precisar.

Quais são as características da conta pessoal?

Ela, também, é chamada de conta profissional, empresarial ou para empreendedores digitais. No entanto, apesar de possuir vários nomes, a sua função é a mesma.

Ou seja, ela se destina a oferecer mais ferramentas para as pessoas que usam o Instagram para obter dinheiro ou reconhecimento de marca. Direta ou indiretamente.

Para isso, esse tipo de conta dispõe de toda uma gama de ferramentas profissionais. Elas se destinam, em um primeiro momento, à criação de publicações. Essas se encontram no mesmo formato que as publicações das contas pessoais.

No entanto, aqui, é possível, também, criar anúncios. Eles servem para aumentar o seu alcance. Pois são exibidos, até mesmo, para quem não segue seu perfil. Desde que ele esteja delimitado como o seu público-alvo, no momento da configuração do anúncio.

Além disso, existem muitas ferramentas de monitoramento para esse tipo de conta. Elas se prestam, entre outras coisas, a demonstrar, com dados, o perfil exato do seu cliente. Tanto demográfico, quanto comportamental.

Além disso, você obtém o acesso a insights. Eles fornecem informações sobre o seu alcance e sobre a evolução dos seus seguidores e de suas interações.

Além disso, essa ferramenta permite ver quando é mais vantajoso publicar, mostrando o desempenho de cada publicação.

Essa função é importantíssima. Pois lhe ajuda a entender, melhor, sua audiência e o que você precisa fazer para impacta-la, da maneira mais eficiente possível.

Existem outras opções da conta. Uma delas é o botão de contato personalizável no seu perfil. Ainda, você pode habilitar o Instagram Shopping, para poder vender, diretamente, na plataforma.

Além disso, você pode configurar mensagens automáticas no seu Direct. E respostas para comentários, também.

No âmbito das publicações, você tem acesso ao Creator Studio. Sua principal diferença é permitir o agendamento de publicações.

Existem mais de um tipo de conta profissional?

Basicamente, existem duas opções dentro da categoria de conta profissional. Uma destinada a empresas e outra exclusiva para criadores de conteúdo. Assim, quando você resolve migrar para esse tipo de conta, precisa fazer essa escolha.

Além disso, é necessário que você informe a categoria do seu negócio. Qualquer tipo de conta pode passar por esse processo e optar por qualquer uma dessas categorias.

De forma geral, as contas profissionais não apresentam muitas diferenças entre as categorias. No entanto, podem apresentar quanto aos Insights, referentes aos objetivos das contas.

Isso pois uma empresa, de maneira geral, busca um maior volume e recorrência de vendas. Enquanto um criador de conteúdo se volta, na maior parte das vezes, para a obtenção de um maior reconhecimento de marca.

Como migrar de um conta pessoal para um conta profissional?

Como nós dissemos, qualquer conta pessoal pode migrar para uma conta profissional. Então, o que você deve fazer, em primeiro lugar, é abrir o seu aplicativo do Instagram, instalado no seu celular.

Em seguida, você deve acessar o menu no canto superior direito da tela. Ele é representado por três linhas.

Assim, clique em Configurações. E, em seguida, em Conta. Depois, selecione, Alterar para conta comercial.

Aqui, você deve fazer a escolha que falamos anteriormente. Ou seja, entre Empresa e  Criador de conteúdo.

Em seguida, basta configurar a sua conta, com o máximo de informações possíveis. Quanto mais, mais fácil de você ser encontrado pelos seus clientes em potencial.

Quanto mais fácil de você for encontrado, mais fácil será de as pessoas verem seus posts e de você obter curtidas. E, assim, alcançar seus objetivos profissionais com o Instagram.

Deixe um comentário