Menstruação desregulada é quando o ciclo varia e não tem um fluxo igual entre os meses. Geralmente, a mulher deve menstruar de um a sete dias e com um intervalo de 21 a 35 dias.
Muitas vezes, essa irregularidade está ligada a variação de peso excessivo, estresse emocional, alterações hormonais, ovários policísticos, miomas no útero, uso incorreto de algum remédio (ou até mesmo uso de drogas), atividade física muito intensa e vários outros fatores que merecem atenção e tratamento.
Seja por meio do uso correto de itens de higiene, seja pelos cuidados com a alimentação, veja a seguir como tratar o ciclo desregulado e esclareça dúvidas frequentes sobre o assunto.
Conteúdo:
Como identificar um ciclo menstrual desregulado?
É normal algumas mulheres ficarem na dúvida sobre o seu ciclo menstrual e, em alguns casos, a diferença entre um mês e o outro é tão pequena que não chega a ser uma irregularidade de fato.
O correto é fazer um calendário menstrual e observar o ciclo por pelo menos três meses. Para isso, anote o início e o fim da menstruação e analise se:
- a menstruação está vindo cada mês em uma data;
- está respeitando o intervalo de 21 a 35 dias;
- está variando a intensidade do fluxo por mês;
- o fluxo está durando menos de um dia ou mais que uma semana.
Quando esses sintomas persistem, significa que o fluxo menstrual não está correto. O próximo passo é ir em um especialista e identificar quais são as possíveis causas.
Lembrando que nos primeiros dois anos após a primeira menstruação e no período próximo à menopausa pode ser normal ocorrer esses sintomas, pois nessas fases os hormônios femininos oscilam muito.
Quais são as causas da menstruação desregulada?
As principais causas da menstruação desregulada são a gravidez, a amamentação, a menopausa ou a própria imaturidade menstrual, que são os primeiros três anos do ciclo da mulher. Nesses casos, considera-se normal a irregularidade do fluxo, pois é comum os hormônios oscilarem.
Fora esses fatores, há muitos motivos que podem levar a mulher a não menstruar normalmente e que precisam de um tratamento específico. Sendo assim, a orientação é procurar um especialista para fazer exames e identificar o verdadeiro diagnóstico. Algumas das causas da menstruação desregulada são:
- variação constante de peso;
- alteração de hormônios;
- transtornos alimentares;
- estresse emocional;
- doenças hormonais, como, por exemplo, na tireóide;
- consumo de drogas ou de determinados remédios;
- mudança de anticoncepcional;
- hímen imperfurado;
- doenças ginecológicas, como, por exemplo, ovário policístico;
● alterações anatômicas uterinas;
- neoplasias malignas;
- endometriose;
- excesso de atividades físicas.
Como tratar a menstruação desregulada
Se a menstruação não está normal durante três meses, a orientação principal é procurar um profissional da saúde para conseguir identificar o diagnóstico e realizar o tratamento correto para o devido problema.
Nos casos de estresse emocional, a dica é fazer atividades que promovam relaxamento, como, por exemplo, yoga, meditação, danças e caminhadas ao ar livre, para regular os níveis hormonais. O excesso de práticas esportivas também pode interferir no ciclo, portanto ter equilíbrio é essencial.
Além disso, chás e uma alimentação saudável são essenciais para a saúde feminina.
Menstruação irregular e período fértil
Uma dúvida frequente entre as mulheres que têm a menstruação irregular é em relação ao período fértil, afinal fica mais difícil identificar o dia da ovulação (em alguns casos ela nem acontece).
Devido à desregulação do ciclo, o período ovulatório não é identificado com precisão. Sendo assim, é necessário ficar atento a alguns sinais para tentar reconhecer a ovulação como, por exemplo, elevação da temperatura do corpo, aumento da libido, muco cervical igual à clara de ovo e dor na região do ventre.