Porque usar Telas de Proteção para Janelas?

Se você busca um acessório útil e extremamente necessário para garantir a segurança do seu lar, vai instalar as telas de proteção para janelas da sua residência.

Feitas em poliéster ou polietileno (materiais sintéticos semelhante a um plástico), a tela de proteção para janela é muito resistente, o que há torna perfeita como item de segurança contra quedas acidentais.

São muito comuns em janelas de prédios, pois evitam que crianças, idosos ou animais de estimação possam cair e pelo mesmo motivo acabam sendo instaladas em sacadas, varandas e piscinas.

Sua principal característica é aliar a segurança e não atrapalhar a circulação de ar ou iluminação no ambiente. Com muitas opções de cores e tamanhos de trama, as telas de proteção acabam ficando imperceptíveis após instaladas, sem comprometer em nada na estética do ambiente.

TIPOS DE TELAS DE PROTEÇÃO PARA JANELAS

Existem telas de proteção para os mais diversos de janelas. Veja abaixo alguns modelos que se destacam:

Telas de Proteção para Janelas de Correr

Formado por folhas que se movem na horizontal, as janelas de correr podem ser de ferro ou alumínio e são muito simples de instalar a tela de proteção. Devido ao seu baixo custo, são as mais comuns nos apartamentos hoje em dia. A maior parte tem 1,20 x 1,20 mts. Mas tem modelos maiores e retangulares, como 2,00×1,20 mts, por exemplo.

Telas de Proteção para Janelas Basculantes

No caso das janelas basculantes, existe uma alavanca para abrir as astes. Seu uso é mais comum em cozinhas, áreas de serviço ou banheiros. Para instalar as telas de proteção nesse tipo de janela, é necessário que exista um vão entre a borda da parede e a janela aberta para uma boa fixação.

Telas de Proteção para Janelas Projetantes

As janelas projetantes (ou também conhecidas como maxim-ar) tem sua aplicação em banheiros de apartamentos. Ela tem uma folha única que abre para fora, presa por uma dobradiça na parte superior do batente e assim consegue deixar um vão grande de circulação de ar. A instalação de telas de proteção em janelas projetantes dever ser feitas na parte interna. No caso da tela mosquiteira, muitas vezes as pessoas optam por uma estrutura em V acompanhando o vão da janela.

Telas de Proteção para Janelas Venezianas

Comuns em madeira e instaladas em apartamentos e sobrados mais antigos, as janelas venezianas costumam abrir suas folhas externas para fora. Apresenta algo grau de dificuldade para instalação da tela de proteção, já que os ganchos ficam fixos entre as folhas e os vidros ou folhas internas e devem abrir e fechar sem comprometer a rede de proteção instalada.

Telas de proteção em Janela Guilhotina

Segue o mesmo desenho da janela veneziana, porém os vidros internos descem e sobem como uma guilhotina. Precisa de atenção especial do técnico para instalar a rede de proteção e também tem um alto grau de dificuldade.

Curiosidades sobre as Telas de Proteção de Janelas

As redes de proteção janela dever ser instaladas com material de alta resistência e longa durabilidade. Mas não é só isso. Ela deve ter outros requisitos básicos:

  • Suportar até 500kg por metro quadrado, ou o equivalente a 6 pessoas pesando até 80kgs
  • O fornecedor deve emitir um certificado de garantia de no mínimo 3 anos, já que essa é a garantia do fabricante. Muitos oferecem até 5 anos de garantia.
  • A duração média de uma rede de proteção pode chegar até a 10 anos, dependendo da instalação e da ação do tempo. Mas à partir do 5º ano, testes de resistência devem ser feitos com frequência.
  • Engana-se quem acha que o Inmetro certifica as redes de proteção. Quem fornece esse tipo de laudo é a Falcão Bauer, que é um Centro Tecnológico de Controle da Qualidade. O mesmo acontece com quem trabalha com os produtos da marca Kinters, que tem uma fita de autenticidade interna, na trama da rede.

Porque as telas são tão importantes?

Residências com janelas altas e que tenham crianças ou animais de estimação devem ter redes de segurança em todas as janelas. Isso porque os acidentes acontecem e o risco é elevado, sendo uma das maiores causas de morte com crianças em residências.

As crianças quando pequenas escalam tudo, assim como os pets de estimação. E por isso, a janela, sacada, varanda ou qualquer outro vão vira um potencial perigo para eles. Naturalmente as crianças e os bichinhos de estimação são agitados, aventureiros e meio que sem noção do perigo.

E é nessa hora que uma simples tela de proteção, um investimento barato e de alto custo benefício pelo longo prazo de duração, faz toda a diferença na sua sensação de segurança dentro do lar. Ela vai evitar que qualquer pessoa, animal ou até mesmo objeto seja lançado.

As redes de proteção são feitas por fios de polietileno de alta densidade torcidos, que recebem tratamento anti UV e antioxidande para que amplie sua durabilidade e resistência. Com isso, ela pode ficar exposta aos efeitos do tempo por muitos anos.

Como escolher um fornecedor de Rede de Proteção?

Antes de escolher uma empresa de redes de proteção, você tem que ter em mente se sua residência entra nos requisitos mínimos para a instalação das telas. Se você se enquadra em algum dos itens abaixo, você precisa pensar em melhorar sua segurança:

  • Tenho crianças e animais domésticos em casa
  • Moro em uma residência com mais de 2 andares
  • Alguns moradores de minha residência são ou podem ser sonâmbulos
  • Moro em um apartamento e minha janela, varanda ou sacada tem mais de 7mts de altura
  • Existem idosos morando comigo
  • Recebo crianças ou amigos e parentes com filhos pequenos constantemente em casa.

Agora que você já sabe se precisa ou não de uma empresa de telas de proteção, precisa saber como contratar a melhor solução com o melhor custo benefício.

Uma boa alternativa é o Guia de Redes de Proteção, que é um portal onde reúnem as melhores empresas de telas de proteção no Brasil. Dentro do portal, você vai solicitar um orçamento e eles vão indicar as empresas próximas da sua residência. Essas empresas entrarão em contato com você oferecendo a melhor condição para instalar suas telas de proteção. Ai basta você escolher uma delas e fechar o serviço. Tudo fácil, rápido e gratuito!

Se não quer receber uma indicação, você mesmo pode fazer a pesquisa no Google e nas redes sociais. Fique sempre atento à comentários que qualificam ou reclamações que possam desabonar essa ou aquela empresa.

Vantagens das telas de proteção para janelas

Já explicamos muito sobre o risco eminente de quedas em quem mora em apartamentos e sobrados por conta dos vãos de janelas, sacadas e varandas.

Segundo o ministério da saúde, centenas de menores de 12 anos são internados em hospitais em estado grave devido à quedas de prédios.

Mas é sempre bom lembrar dos benefícios que uma rede de proteção pode lhe porporcionar:

  • Você vai deixar seu filho brincando sem preocupação
  • Vai poder manter todas as janelas e sacadas abertas, principalmente agora que vem o verão
  • Terá segurança e tranquilidade para receber visitas em sua casa.

E apesar de ser um item de segurança essencial, as redes de proteção são simples de instalar. Não recomendamos que você mesmo faça a instalação, pois só profissionais qualificados, treinados e certificados podem garantir todos os benefícios que o equipamento pode oferecer.

Mas tem pessoas que optam por instalar sozinhas e para isso, você deve primeiro colocar os ganchos ao redor da janela. Com os ganchos bem fixos e firmes (recomendamos bucha 8 ou 10 para maior segurança), você deve estender a rede e ajustá-la no espaço da janela.

Nunca faça emendas na rede. Opte sempre por comprar a metragem maior que o tamanho do vão. Depois de ajustar o tamanho, você deve prender a rede aos ganchos, sempre passando um cordão em volta para manter tudo bem fixo e esticadinho.

Como escolher a rede de proteção ideal?

Cores, espessura do fio, tamanho da trama… são inúmeros os detalhes que você deve se atentar antes de comprar sua rede de proteção. Se ela for interna, você pode optar pelo nylom de poliéster. Esse tipo de material não tem tratamento UV ou antioxidante e é mais barato, mas deve ser utilizado apenas em vãos de escada ou locais mais baixos, pois tem menos resistência à tensão de carga.

Se sua instalação vai ser em andares altos e com ação do tempo, como janelas, brinquedos externos, quadras ou piscinas, você deve optar pelo uso das redes de polietileno, que além do tratamento UV e antioxidantes, elas não retém água e são mais firmes, aguentando muito mais peso por metro quadrado (em torno de 500kg por metro).

Verifique antes com seu síndico

Devemos lembrá-lo que todo prédio tem uma norma técnica que rege tudo o que está dentro do condomínio. E com as telas de proteção não são diferentes. Como a maioria das janelas são externas, muitos prédios de apartamentos tem normas para o tipo de cor e instalação da rede de proteção.

Portanto, antes de fazer sua solicitação, verifique com o seu síndico se o seu prédio tem essa documentação e qual é a norma para instalar, assim você já vai fazer o orçamento da tela de proteção certa, na cor permitida e agendando a instalação com as informações necessárias para a empresa entrar e sair do condomínio em horários permitidos e fazendo a instalação de forma segura.

Prazos de Garantia

Os fornecedores de redes de proteção dão de 3 a 5 anos de garantia de fábrica em cima da tela. Essa garantia deve ser repassada pela empresa que vai lhe atender. Portanto, ao finalizar a instalação, solicite seu certificado de garantia.

1 comentário em “Porque usar Telas de Proteção para Janelas?”

Deixe um comentário