Como criar anúncio no Google?

O Google Ads é a plataforma que cria e gerencia todos os anúncios no Google. Vamos falar um pouco nesse post sobre como criar anúncios no Google. Se você nunca anunciou na ferramenta, é melhor iniciar com a opção para iniciantes.

Para começar, você deve acessar o site ads.google.com e logar com uma conta do Gmail. Mas, antes de mostrar o passo a passo de como criar anúncio no Google, vamos conhecer um pouco da importância da ferramenta para quem quer levar tráfego para produtos ou serviços.

Como anunciar no Google

Porque o Google é tão procurado?

O gigante das buscas com certeza é a maior vitrine online da atualidade. Com recursos incríveis, como o Google Maps, o Google Drive e tantos outros, ele acabam tendo a vantagem de saber os padrões de comportamento e necessidade de milhões de pessoas que buscam por produtos e serviços em seu site, o Google é a ferramenta certa para quem quer aumentar significativamente suas chances de aumentar suas vendas.

Além do tráfego pago, que é feito através da ferramenta de Links Patrocinados, o Google também é alvo de disputa pelo espaço orgânico, onde gratuitamente 10 resultados dividem a primeira página de pesquisas por um determinado termo.

Esse processo de autoridade para aparecer nas pesquisas orgânicas e se beneficiar de um tráfego pago é chamado de SEO. Para isso, uma série de técnicas são feitas num projeto web para que ele atenda a certos requisitos como EAT, qualidade de conteúdo, backlinks, etc.

Mas se você quer vender mais e, além de achar tudo isso muito complexo não tem a menor ideia, o tráfego pago é o melhor para você, portanto anuncie no Google e deixe que a ferramenta de Adwords faça o trabalho de localizar seus leads dentro das pesquisas.

Entendendo o que é o Google Ads

Podemos dizer que ele é o melhor caminho para quem deseja anunciar um produto ou serviço e por isso mesmo é o principal serviço de publicidade do Google.

Como o topo da página do Google é o local onde ocorre a maior parte dos cliques, é ali que ficam os “anúncios” de quem recorre à ferramenta de Links Patrocinados. Toda vez que alguém faz uma pesquisa na ferramenta, os resultados são gerados e, se alguém investe na divulgação daquele termo pesquisado, ele é apresentado com a palavra “anúncio” antes dos resultados orgânicos.

Podem existir até 4 resultados no topo da página, além de mais 2 ou 4 no final. O que define a posição de quem aparece antes ou depois é um leilão interno de preços na ferramenta. Esse leilão existe para estipular o CPC (custo por clique) de cada anunciante.

E não é só na página do buscador que esses anúncios podem aparecer. Existem diversos sites parceiros que entram nessa inteligência de dados, apresentados como “rede de display”. A rede de display pode oferecer anúncios em outros grandes sites, no youtube e em uma infinidade de opções.

Agora que já entendeu a importância de anunciar no Google, vamos para a parte prática.

Como criar anúncio no Google?

Após entrar na ferramenta, o primeiro passo é criar uma campanha. No menu à esqueda, escola a opção “campanhas”. Clique no botão com o sinal de + e selecione “Nova Campanha”.

Escolha o objetivo da sua campanha. Nessa opção, você vai escolher suas metas de conversão para continuar. Clicando em cima de cada uma, a ferramenta apresenta um breve texto explicando a ação e em quais canais você vai poder anunciar.

Escolha o tipo de campanha e clique em “Continuar”.

Selecionando o tipo de campanha

Para definir os grupos de anúncios, existem diversas opções para criar seus anúncios. São elas:

  • Rede de Pesquisa: anúncios de texto nos resultados de pesquisa
  • Rede de Display: anúncios gráficos em sites
  • Vídeos: anúncios em vídeo no YouTube
  • Shopping: informações de produtos no Google
  • Discovery: anúncios em feeds on-line
  • App: promoção do seu app em vários canais
  • Local: promoção dos seus locais em vários canais
  • Inteligente: simplificação das suas campanhas para quem tá começando
  • Maior desempenho: descoberta de clientes de alto valor em todos os canais

Escolha das palavras Chave

Essa é a provavelmente a parte mais importante de quem está procurando informações sobre como criar anúncio no Google. É por intermédio das palavras chaves que as pessoas chegam até seu site.

Portanto, o anúncio no Google deve falar diretamente com seu público alvo. Quando ele ler seu anúncio, ele deve pensar, isso… é isso que eu preciso! Aconteceu algo semelhante com o título do nosso arquivo.

Você pesquisava sobre “como anunciar no Google” e encontrou nosso site como opção nos resultados de pesquisa e aqui está, consumindo nosso conteúdo para poder tirar suas dúvidas. Essa escolha de palavras chave aconteceu quando fomos criar este artigo e os excelentes resultados são fruto dessa qualidade.

A gestão de palavras chave é tão importante que o Google tem o Keyword Planner, uma ferramenta específica para avaliar palavras chaves estratégicas para sua campanha, já te mostrando uma avaliação de custo inicial e médio para aparecer entre os primeiros resultados dos anúncios, com base no leilão de CPC atual. Fantástico, não é mesmo?

Como anunciar no Google com o Keyword Planner

Criando o Título e Descrição do seu anúncio

Outro fator importante é a criação do anúncio. A descrição e o título é o espaço onde você vai ter que colocar em poucas palavras o grande atrativo para que seu público clique no seu anúncio.

Digamos que você seja uma empresa de telas de proteção. E você quer falar com o público que busca esse produto para evitar quedas ou fugas de gatos dos apartamentos e casas residenciais. Uma boa ideia de anúncio seria:

Rede de Proteção para Gatos – Instalação Rápida!
Instalamos Redes de Proteção em Janelas, Sacadas, Piscinas. 100% dos clientes Satisfeitos.
Garantia e Materiais de Altíssima Resistência para a Segurança da Sua Família e Seus Pets.

Se você, do outro lado… estava procurando por rede de proteção para gatos e se depara com esse anúncio, com certeza tem tudo para clicar nele, concorda? Ele é claro quando diz que o serviço é fornecido para Pets, de forma rápida (ótima call to action), com material de alta resistência e por uma empresa que tem 100% de satisfação.

Esse descritivo deixa claro tudo o que o cliente precisa para fechar um negócio! É sempre importante usar uma linguagem que esteja alinhada com o público e a persona que vai procurar por seu produto ou serviço.

Defina seu público alvo

Feito tudo isso, é hora de escolher o local, horário e tipo de público que vai ver seus anúncios. Você deve fazer uma boa pesquisa sobre área de atuação, melhores horários para anunciar e padrões de comportamento.

A ferramenta de anúncios do Google oferece perfis de público por similaridade. Utilizando novamente o exemplo acima, podemos escolher entre alguns segmentos de público e aparecer para “amantes de animal de estimação”. Isso já define muito seu público, já que vai anunciar exatamente para quem tem um Pet.

Veja alguns tipos de segmentação de público disponíveis na hora de criar seu anúncio no Google:

  • Segmentação por local – Alcance de país, cidade, bairro, por raio de Cep, etc.;
  • Segmentação Demográfica – Idade, Gênero, Renda, Status Parental, Combinação;

Na API Google Ads você também pode escolher por:

  • Público Semelhante
  • Público Personalizado

Se você clicar em Mostrar Tabela, vai poder ver ainda informações sobre  “Usuários influenciados”, “Custo por usuário influenciado”, “Brand Lift absoluto”, “Interações”, “Taxa de interação”, “Conversões”, “Custo”, “Impressões” e outras métricas.

Com esses passos você consegue criar um anúncio bem ajustado e direcionado para iniciar seus anúncios no Google. Mas isso é só o começo. Para que você tenha bons resultados, é importante verificar outros aspectos de sua campanha.

Acompanhe o seu funil de vendas

Você já ouviu falar em Funil de Vendas e as fases que um cliente passa até decidir pela compra? Essa informação é importante para você saber a etapa em que o cliente se encontra na tendência de adquirir seu produto. Essa divisão geralmente é feita da seguinte forma:

Topo de Funil – Aqui, é a tomada de consciência. O cliente não sabe ao certo o problema que precisa resolver ou se precisa mesmo ou não da sua solução. Sua chance de venda aqui é mínima;

Meio do Funil – Nessa etapa, a pessoa já tem consciência que existe um problema e precisa ser resolvido. Ainda não decidiu como fazer isso, mas está em busca de informações para como resolver. Sua chance de conversão aqui é intermediária;

Fundo de Funil – É o cliente que já tem a decisão de compra. Ele já se viu com um problema, já sabe como vai solucionar e pesquisou para comprar algo que resolva. Sua chance de venda aqui é eminente.

Quando você pensando em como criar uma campanha no Google, é importante ter em mente que em determinadas situações você deve ter anúncios diferentes para cada uma dessas etapas.

Monitorando o desempenho de seus anúncios

Agora que está tudo pronto e rondando, você precisa monitorar o desempenho desses anúncios para saber exatamente quanto está sendo o ROI (retorno do Investimento). Essa é uma etapa importante, já que o investimento precisa trazer mais benefícios do que perdas.

como criar um funil vendas para anunciar no google

Como calculo o ROI dos meus anúncios?

Para o seu cálculo, você precisa:

  • olhar para o valor dos ganhos obtidos com o anúncio do Google;
  • diminuir desse ganho o valor financeiro que você precisou investir;
  • dividir o resultado pelo valor que você investiu no anúncio;
  • multiplicar o resultado por 100;
  • agora você terá a percentagem.

Num exemplo de R$ 1.000,00 reais de investimento com R$ 2.000,00 reais de lucro, essa conta ficaria mais ou menos assim:

ROI= (lucro – investimento)/ investimento = (2000 – 1000)/ 1000 = 1 X 100 = 100%

No caso dessa sua campanha, o retorno foi de 100% sobre o investimento. A ideia aqui é sempre ir fazendo melhorias para que os resultados sejam cada vez maiores.

Um gestor de tráfego tem que ficar antenado no mercado, para enxergar oportunidades que possam levar mais pessoas a verem seus anúncios pelo menos CPC (custo por clique) possível, assim suas chances de vendas aumentam.

Mas, não adianta ter muitos cliques e pouca conversão.

Esperamos que esse artigo tenha conseguido ajudar a entender as diversas dicas de como anunciar no Google. Agora, é hora de botar a mão na massa e criar campanhas que vão ajudar sua marca a alavancar vendas com a ajuda do Google Ads.

E leia bastante, faça testes, crie estratégias de alta conversão para que suas campanhas fiquem cada vez mais otimizadas. O caminho para o sucesso no tráfego pago é encontrar constantemente meios de aumentar sua conversão aplicando estratégias em seus anúncios.

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