Os principais estilos de decoração – veja qual combina com você

Mobiliar e decorar uma residência pode ser uma tarefa desafiadora, você não quer correr o risco de acabar escolhendo a paleta de cores errada para as paredes, ou acessórios e moveis que acabem não conversando entre si e destoando do ambiente em questão.

Uma vez em que você conhece os mais diferentes estilos de decoração, se torna mais fácil que consiga decorar e mobiliar toda a sua residência com maior segurança e sem o medo de que tudo acabe virando uma desordem.

Confira neste artigo um pouco mais sobre os principais estilos de decoração e veja qual aquele que mais combina com você.

Estilos de decoração

Vamos lá, os estilo de decoração são os mais diversos, você pode se sentir atraído por muitos deles, são realmente atrativos e possuem suas próprias qualidades e características, sendo possível que você acabe até mesmo ficando perdido sobre qual escolher, ou tente fazer uma certa mistura entre aquilo que você gostar de cada estilo e implementar em sua residência, algo que não é recomendado.

Não significa que você não deve fazer ou que ficará feio, porém, se é necessário ter uma completa noção sobre como fazer com que dois estilos diferentes conversem entre si e formem uma harmonia em sua residência, digamos por exemplo que você deseje misturar um estilo vintage com o estilo futurista, um pouco difícil, não?

Antes de apresentar os principais estilos de decoração é importante citar que não existe aquele “ideal” ou “perfeito”, cada um deles possui suas próprias particularidades e o chamado perfeito é aquele que se adequar e refletir as personalidades dos moradores da residência; o desafio aqui está em você olhar os diferentes estilos e encontrar aquele que mais lhe agrada, o que mais chama sua atenção.

Sem mais delongas, vamos para as características dos principais estilos de decoração.

A casa ideal é aquela na qual você se sente feliz e confortável, não precisa necessariamente se adequar em todos os padrões dos estilos decorativos.

Minimalismo

No minimalismo temos presente a ideia do “menos é mais”; são escolhidos poucos elementos para o ambiente, sendo usado apenas o necessário, aqui você talvez não encontre por exemplo a presença de grandes tapetes, muitas almofadas, mesas de centro, entre outros. A ideia é deixar o ambiente mais amplo e limpo, contar com moveis mais funcionais e multiusos; na decoração minimalista o uso de móveis planejados se é bastante recomendada, uma vez em que os mesmos são capazes de ocupar um espaço especifico da residência e tornar o espaço mais otimizado. Em relação as cores, as mais presentes são cores neutras, como o branco, cinza, bege e preto.

Maximalismo

Contrário ao minimalismo, nomaximalismo o mais é realmente mais; esse estio decorativo lhe dá uma maior liberdade de criação e decoração para sua residência, sendo possível assim misturar algumas tendências; você por exemplo está muito dividido entre dois estilos de decoração e não sabe o que fazer? Adotar o maximalismo será sua resposta, você poderá personalizar seu ambiente de forma única e dando o seu próprio estilo para o mesmo; deixe sua imaginação e criatividade voarem alto e seja um adepto desse estilo.

Campestre

O chamado estilo campestre está mais associado as casas de campo (não significa que você necessariamente precise morar em um para adotar tal estilo), aqui a madeira será seu principal aliado. O estilo campestre é rústico, mas também aconchegante, é indicado a presença de flores, tanto em vasos distribuídas ao redor da casa quanto nas mais diferentes estampas, móveis de couro e fibras naturais também são uma ótima opção. A iluminação/paleta de cores nesse estilo é mais amarelada afim de destacar os elementos naturais da residência.

Clássica

Sofisticação e elegância em um único estilo, essa é a decoração clássica. Aqui você pensa em cada detalhe da sua residência e eles são escolhidos sabiamente por sua pessoa, existe uma mistura entre madeira e couro, os móveis e artigos decorativos costumam ser grandes e chamativos, por isso é indicado que tenha um bom espaço na residência ao adotar esse estilo. A paleta de cores vai seguir algo próximo da madeira, como branco, bege, preto e marrom. Ter a presença de objetos marcantes como abajures, candelabros, castiçal e detalhes em ouro, prata e cobre também é uma característica.

Futurista

Quer tecnologia, automação, funcionalidade, design inovador tudo em um único estilo? Esse é o estilo futurista, esse estilo foge da decoração comum e clássica, ele se aproxima do minimalismo e possui uma aparência mais limpa, possui uma paleta de cores mais básica não fugindo do preto e branco, possui superfícies de metal e vidro.

Contemporâneo

O estilo contemporâneo pode ser definido pela palavra simplicidade, se você não tem paciência e não quer perder horas do dia precisando limpar a casa, passar aspirador de pó, passar pano e organizar inúmeros moveis e acessórios, o estilo contemporâneo é para você, aqui o essencial é o conforto do seu lar.

Possui uma proximidade com o minimalismo, comumente os ambientes são bastante personalizados e o uso de móveis planejados é uma característica, os ambientes são integrados e possuem uma ausência de paredes entre cozinha e sala de jantar por exemplo, a famosa cozinha americana é característica desse estilo.

Vintage

Comumente confundido com o estilo retro, ambos são diferentes, o estilo retro é um estilo que se inspira em peças antigas para a criação de novas; já, o vintage, está no real uso de peças antigas.

Neste estilo você faz uma busca por móveis, objetos e acessórios mais clássicos, com combinações de cores mais arrojadas, fazer as compras em brechós, antiquários e lojas de móveis usados é uma boa tática caso seja adepto desse estilo.

Como saber qual o meu estilo de decoração?

Okay, em meio a tantos estilos de decoração existentes, como eu seio qual o melhor para mim?

Caso, nenhum ou até mesmo mais de um dos estilos tenham lhe chamado a atenção, você pode procurar no próprio google por um quiz para descobrir qual seu estilo de decoração, existem os mais diversos disponíveis em diferentes sites; algumas outras dicas para sanar essa dúvida são:

  • Conheça outros estilos, aqui foi citado apenas os mais comuns, quem sabe você não se sente interessado por outro que não foi aqui citado?
  • Liste as suas preferências pessoais e aquilo que gostaria de ver em sua casa
  • Liste aquilo que não gosta e não está disposto a experimentar
  • Encontre referências, pode ser online, em revistas, aplicativos como Pinterest ou até mesmo conversando com algum profissional
  • Leve em conta seu dia a dia e seu estilo de vida
  • Caso você não esteja começando uma decoração do zero, observe a sua residência e os itens que já possui

Deixe um comentário