Quem nunca mexeu no aparelho celular enquanto ele está conectado na tomada e carregando? Se você estiver utilizando o fone de ouvido então, pior ainda.
Um vídeo que circula no Whatsapp tem deixado bastante gente assustada e intrigada. Nele, um homem mostra que o celular passa corrente elétrica enquanto está no carregador e com isso, pode dar choques elétricos ao usuário.
“Pode ser fatal”, diz o homem, que garante que com o celular energizado, o risco de um choque é real e, portanto um perigo para todas as pessoas.
Conteúdo:
- 1 Mexer no celular carregando explode?
- 2 Porque existe o risco do celular explodir enquanto carrega?
- 3 Baterias também devem ser observadas
- 4 Como minimizar os riscos?
- 5 Celular Explode – Mito ou Verdade?
- 6 Existem casos reais de explosão de aparelho celular?
- 7 Dúvidas Freqüentes
- 7.1 Celular carregando muito tempo danifica o aparelho?
- 7.2 Só posso tirar o celular do carregador quanto ele chegar em 100%?
- 7.3 Carregadores de outra marca prejudicam meu celular?
- 7.4 A primeira carga precisa ser longa?
- 7.5 Deixar o celular em modo avião carrega mais rápido
- 7.6 Carregar o celular pelo USB demora mais
- 7.7 Carregador Turbo funciona?
- 8 Considerações Finais
Mexer no celular carregando explode?
Muitos estudos foram feitos sobre o assunto e os especialistas são unânimes em dizer que, se você usa carregador e bateria original, o risco existe, mas é bem reduzido.
Afinal, um celular nasce para ser um item seguro. Mas caso a pessoa utilize carregadores que apresentem falha, principalmente quando não se usa o original do aparelho, então o acidente pode ocorrer e por isso, a recomendação é que ninguém faça uso do aparelho enquanto ele estiver carregando.
Foram registradas 10 ocorrências no primeiro semestre de 2021 com choque elétrico causado pelo carregamento de celular, gerando 6 óbitos. Também teve 3 casos de incêndio pela sobrecarga.
Se levar em conta a quantidade de aparelhos que existem no Brasil, é um número muito baixo de incidentes, mas eles existem e devem ser evitados.
Porque existe o risco do celular explodir enquanto carrega?
Segundo os especialistas, a culpa são na maioria dos casos dos carregadores paralelos. Isso porque um carregador original tem componentes que ajudam a manter a corrente correta de entrada e saída.
Já nos produtos “similares”, para reduzir custos, muitas vezes os fabricantes eliminam peças que dão maior segurança ao usuário.
Carregadores paralelos geralmente têm isolamento mais frágil ou de má qualidade e isso pode oferecer riscos aos usuários.
Se quer reduzir o risco de ver seu aparelho explodir enquanto carrega, é recomendado que você também fique longe dele durante um temporal que tenha raios.
Esses eventos criam um campo magnético que induz uma tensão muito maior na rede elétrica.
E isso pode acontecer com qualquer aparelho eletrônico, e não apenas o celular. Além disso, o risco sempre se torna maior se você levar o aparelho ao ouvido, usando ou não os fones.
Evite utilizar o celular descalço. Se você estiver calçado e estiver utilizando o aparelho apenas nas mãos, reduzem ainda mais os riscos de acidentes.

Baterias também devem ser observadas
Sempre é importante analisar o estado de vida da bateria original do seu aparelho celular, já que os incidentes geralmente acontecem mediante a um superaquecimento ou falha da bateria.
Tem gente que deixa o celular carregando a noite toda. Mas ele leva apenas 2 horas para ter uma carga completa. O restante do tempo ele está em sobrecarga.
Nada acontece porque as baterias originais costumam ter válvulas que protegem contra possíveis falhas nesse momento. Mas elas podem estar comprometidas ou deterioradas.
Podemos entender que essas válvulas trabalham como “bóias de caixa d’águas”, onde sua função principal é interromper a passagem de elétrons à mais. Uma falha, pode caracterizar na continuidade desse processo, onde a bateria vai continuar “enchendo” e é ai que geralmente os incidentes acontecem.
Uma bateria que esquenta demais ou que está “inchada” provavelmente já demonstra indícios que as válvulas estão comprometidas.
Como minimizar os riscos?
Você deve sempre ter cautela com equipamentos eletrônicos. Veja abaixo algumas atitudes simples que podem ajudar a diminuir os riscos na hora de carregar o seu celular:
- Fique longe do aparelho enquanto ele carrega, principalmente em dias de chuva;
- Se vai carregar enquanto dorme, deixe o aparelho longe de você;
- Atenda ligações apenas após desconectar o aparelho do carregador;
- Não use fones de ouvidos enquanto o aparelho carrega;
- Utilize apenas carregadores certificados pela Anatel;
- Não faça o carregamento do celular em ambientes úmidos, como banheiros;
- Sempre utilize o celular utilizando calçados.
Celular Explode – Mito ou Verdade?
Acabamos de explicar que sim, é possível um aparelho celular explodir enquanto carrega. Então, não existe mito nenhum.
Você já deve ter notado que em postos de combustíveis existem placas que pedem para não utilizar o celular. Ninguém ia fazer avisos para algo que não passa de um mito.
As baterias dos celulares geralmente não suportam altas temperaturas, portanto evite que seu aparelho fique exposto ao sol ou lugares fechados e com alta temperatura.
Evite também a utilização em locais úmidos como banheiros ou áreas de serviços, mesmo que o seu aparelho tenha proteção contra água.
A oxidação de vários componentes pode levar ao aquecimento interno e a possíveis acidentes.
Existem casos reais de explosão de aparelho celular?

Sim, existem… uma breve pesquisa nas redes sociais e você vai encontrar o caso de Uine Mendes, que mostra nas fotos o estrago provocado em sua cama.
O aparelho ficou destruído, assim como sua cama e travesseiro e ela queimou os dedos quando pegou o aparelho para jogar ele longe da cama, evitando assim um incidente maior, já que tudo poderia ter pegado fogo.

Outro caso, em Alexânia, teve um final trágico. O jovem Max Willyan Gomes de apenas 14 anos veio à óbito após levar uma descarga do aparelho que estava carregando na tomada.
Segundo a equipe de socorros que prestou o atendimento ao jovem, familiares informaram que Max sofreu a descarga elétrica quando estava utilizando o smartphone enquanto o mesmo carregava através de uma extensão.
Dúvidas Freqüentes
Existem diversas dúvidas sobre os riscos que podem ocorrer e qual a melhor forma então de se carregar um celular. Vamos tentar deixar alguns dos pontos mais comuns abaixo:
Celular carregando muito tempo danifica o aparelho?
Não, normalmente o aparelho é feito para agüentar esse tipo de uso. Em condições normais, não existe o risco de o aparelho superaquecer ou explodir. Mas, leia-se aqui que o “condições normais” significa um aparelho em bom estado de conservação que esteja ligado a um carregador original. O que pode acontecer é você gastar um pouco mais de luz e viciar sua bateria, o que vai diminuir sua durabilidade.
Só posso tirar o celular do carregador quanto ele chegar em 100%?
Conforme os fabricantes, a bateria de um celular agüenta apenas “um certo número de cargas”. Se você deixa ele chegar perto de ficar vazio e o carrega até 100%, a chance da sua bateria durar mais com certeza aumenta significativamente.
Mas em contrapartida, as atuais baterias são feitas de lítio, e ele se desgasta mais facilmente em extremos. Então, para aparelhos mais novos, o ideal é manter a carga entre 40 e 80%.
Carregadores de outra marca prejudicam meu celular?
Todo carregador, desde que seja original, pode ser utilizado para carregar o seu aparelho, sem problemas. O que é importante evitar é o uso de aparelhos falsificados.
A primeira carga precisa ser longa?
Fato comum antigamente, vinha escrito na caixa até para que a primeira carga da bateria (que na época eram feitas de Níquel) tivessem uma carga completa, pois seu funcionamento era de longo prazo. Como falamos no item anterior, isso não acontece mais nos celulares atuais, pois eles tem baterias de lítio.
Deixar o celular em modo avião carrega mais rápido
Sim, isso é verdade, porque dessa forma todas as redes ficam desconectadas (wifi, 3G e 4G), havendo menor necessidade de processamento e com isso, usando menos bateria. Com isso o carregamento.
Carregar o celular pelo USB demora mais
Verdade, já que o USB tem baixa potência de energia. A tomada consegue fazer carregamento muito mai rápido.
Carregador Turbo funciona?
Super funciona. O que muita gente não sabe é que nem todo aparelho tem essa funcionalidade e com isso, ele vai carregar na velocidade normal.
O carregador turbo, quando o celular tem essa tecnologia, é um ótimo aliado para quem precisa usar o celular com freqüência, já que ele tem carga rápida, muitas vezes carregando de 25 a 50% da bateria em apenas 15 minutos.
Considerações Finais
Nesse artigo nós vimos que é verdade que o celular explode carregando. Agora que você sabe quais são os mitos e verdades desse assunto e aprendeu a evitar esse tipo de acidente, não deixe essa informação parar… compartilhe esse artigo com seus amigos e parentes para que eles também tenham os cuidados necessários para manusear o celular da forma correta.