Motorista de Aplicativo

Os aplicativos de transporte privado, como a Uber, 99, Cabify, entre outras tem revolucionado a forma de locomoção das pessoas pelas cidades, além de ser uma ótima oportunidade de renda extra temporária para quem está à procura de vagas de emprego e recolocação no mercado, ou para quem realmente apenas pensa em ter uma profissão de forma autônoma.

Enquanto você tenta entrar no mercado de trabalho, se qualificar ou ser recolocado como CLT, ser motorista de aplicativos é uma ótima forma de manter as contas em dia, principalmente nos grandes centros.

Os aplicativos de carros e caronas revolucionaram a forma de se transportar nos principais centros urbanos e hoje já estão em municípios de qualquer tamanho.

A UBER, que é a pioneira nesse sentido, já está presente em todo o mundo.

Muito mais flexível e prático do que as corridas de Taxi, essas empresas cresceram rapidamente, ganhando milhões de adeptos e levando muitos motoristas a dirigirem pelos aplicativos.

Além da economia no bolso, esse tipo de serviço é útil até para o meio ambiente, já que um carro de aplicativo transporta diversas pessoas diariamente. Imagina se todo esse povo saísse de carro, o caos que não seria para o trânsito e no volume de poluição?

Estima-se que em São Paulo, pelo menos 80% da população faz uso de motoristas de aplicativos para se locomover de alguma forma.

Isso é um reflexo direto da ineficiência do transporte público dos grandes centros.

Motorista de aplicativos virou profissão

Não foram apenas os usuários que saíram ganhando com a chegada dos apps. Os motoristas de aplicativos que antes faziam apenas um bico fora de hora, viraram profissionais em tempo integral.

A função permite flexibilidade de horários, onde a pessoa consegue de forma autônoma ter uma fonte de renda constante, que depende exclusivamente do seu esforço diário.

Se você gosta de dirigir, de interagir com pessoas, conhecer lugares e ter liberdade, ser um motorista de aplicativos é uma ótima saída para os tempos de crise.

O investimento é relativamente baixo (ter um carro dentro das regras e manter ele em dia) e um retorno financeiro rápido, já que você faz sua própria jornada e estipula seus ganhos, que são diários.

Como faço para ser um motorista de aplicativo?

Se você tem carta e vontade de dirigir,  não falta muito para você se transformar em um motorista de aplicativos. Basta ver as regras das empresas que vai trabalhar e investir nas mudanças necessárias para dar um ótimo atendimento aos clientes.

Podemos destacar alguns diferenciais:

O que preciso para começar?

Ser maior de 21 anos e não ter antecedentes criminais, ou estar envolvido em processos judiciais. Você vai precisar de um smartphone com plano de dados para acompanhar as corridas em tempo real. Além disso, deve mudar sua CNH para EAR, que significa motorista Exerce Atividade Remunerada. Em alguns casos, as empresas podem pedir um teste psicológico.

Tenho que ter um carro?

Próprio não. Você pode alugar um… inclusive muitas locadoras de veículos tem descontos especiais para motoristas de aplicativos. Seja um carro seu ou alugado, ele deve seguir as recomendações de cada empresa, como por exemplo:

  • O carro deverá ter 4 portas e comportar pelo menos 5 pessoas;
    O estado de conservação e limpeza deve ser entre ótimo a impecável;
    O carro não deve ter mais de 10 anos de uso;
    É necessário veículos com ar condicionado;
    Precisa obrigatoriamente ter um seguro auto;
    Estar com a documentação em dia.

Essas são as exigências básicas para você ter um carro nos aplicativos. Existem categorias mais elevadas que podem ter exigências diferentes, como no caso dos motoristas “confort” ou “bag”.

Detalhes importantes

Saber outro idioma ou ter água, papel, carregador de celular ou lenços de papel disponíveis sempre serão um diferencial importante na hora de ganhar 5 estrelas no seu perfil.

Você pode ter uma cadeirinha ou acento de crianças, para que pessoas que tenham filhos pequenos viagem de forma mais segura e confortável. Isso faz parte da legislação brasileira e sem esses acessórios, você deve cancelar a viagem caso a pessoa também não tenha o equipamento em mãos.

Sobre o idioma, cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, tem número expressivo de visitantes de outras nacionalidades. Saber o básico de inglês ou espanhol pode te ajudar a ser cordial e conseguir um mínimo de comunicação com esse tipo de passageiros.

Educação e Organização são essenciais

Se você quer ter sucesso como motorista de aplicativos, ser cordial é essencial. Dirija com cautela e seja atencioso no trânsito.

Sempre que possível, questione o passageiro sobre temperatura do ar, espaço do banco, música que ele quer ouvir, entre outros detalhes que possa deixar sua viagem mais confortável.

Tudo isso será levado em conta na hora dele colocar a avaliação sobre a viagem. Lembramos que motoristas com notas mais altas nas avaliações tendem a ter prioridades e benefícios extras como recompensa.

Pesquise sobre horários de pico, shows e eventos e procure atender naquela localidade nesses horários. Isso vai ajudar você a ter corridas mais vantajosas.

Quais as melhores empresas de aplicativos para motoristas?

Muita gente tem saído de casa para levar pessoas, encomendas e comidas pela cidade. Os motoristas de aplicativos se tornaram uma classe de trabalhadores muito importante no dia a dia das cidades.

Para ajudar quem está começando, fizemos uma lista com as melhores empresas da atualidade:

UBER

Referência e pioneirismo no mercado, a Uber é a principal alternativa para quem não quer encarar um transporte público ou pagar caro por um taxi.

CABIFY

A Cabify conta com alguns diferenciais como planos para investidores, mas perdeu espaço no mercado.

99TAXI

O diferencial da 99 é ter carros que rodam como taxis. Isso é importante para grandes centros, já que os taxistas geralmente podem rodar em faixas exclusivas de ônibus, o que em algumas situações, deixa a corrida bem mais rápida.

ME LEVA

O aplicativo Me Leva faz corridas privadas e agendadas. Você pode previamente enviar um convite com data e horário da sua viagem e agendar o carro.

InDRIVER

Com pouco tempo de atuação no Brasil, o InDriver tem como diferencial a possibilidade de motorista e passageiro negociarem o valor da corrida, dentro de uma média já praticada no mercado.

YET GO

Mais um app recente no Brasil. O diferencial do YetGo é que sua tabela de preços é fixa, não tendo o famoso “preço dinâmico” para horários de pico.

LADY DRIVER

Exclusivo para mulheres, o Lady Driver oferece corridas seguras com um aplicativo que só tem motoristas mulheres atendendo apenas o público feminino.

Quanto ganha um motorista de aplicativo?

Em média, um motorista de aplicativo ganha de 150 a 250 reais por dia, brutos. Desse valor, desconta-se o combustível e a manutenção do veículo.

Se você trabalha com carro alugado, troque aqui a manutenção pela mensalidade.

As taxas dos aplicativos já são descontadas instantaneamente no fechamento da corrida, então o seu saldo vai mostrar apenas a sua parte do valor.

Motorista de Aplicativo pode ser MEI?

Uma dúvida recorrente é qual atividade colocar no mei para motorista de aplicativo? Será que pode ou que existe isso? A resposta é SIM!

Faturamentos de até 81 mil reais anuais ou proporcional de R$ 6.750,00 mensais podem enquadrar um motorista de aplicativos no MEI, já que ele é um profissional autônomo com os mesmos direitos e obrigações de qualquer outro tipo de atividade permitida pelo MEI.

Qual atividade colocar no mei para motorista de aplicativo?

A recomendação de CNAE para a ocupação de motoristas de aplicativo independente é a CNAE4929/99

Obrigações do MEI para motoristas de aplicativos

  • Pagar a DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) em dia.
  • Entregar anualmente a DASN-SIMEI (Declaração Anual Simplificada).
  • Manter o controle mensal do faturamento.
  • Emitir notas fiscais para pessoas jurídicas.
  • Guardar as notas fiscais de compra e venda.
  • Realizar os recolhimentos obrigatórios, se tiver um funcionário.

Direitos do MEI para motoristas de aplicativos

  • Você tem direito a auxílio-maternidade.
  • Direito a afastamento remunerado por problemas de saúde.
  • Aposentadoria.
  • Você é enquadrado no Simples Nacional e ficará isento dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL).
  • Com CNPJ, pode abrir conta em banco e tem acesso a crédito com juros mais baratos.
  • Pode ter endereço fixo para facilitar a conquista de novos clientes.
  • Conta com cobertura da Previdência Social para você e sua família.
  • Conta também com o apoio técnico do SEBRAE.

Curiosidade sobre aplicativos de transportes

Você sabia que o brasileiro gás em média quase 10% do salário mensal com aplicativos de transporte?

Entre esses gastos está desde corridas mais simples até viagens com mais conforto e sofisticação. Veja abaixo a diferença entre os tipos de viagens que existem no mercado:

Motorista Select ou Confort

Com viagens cerca de 20% mais caras, os aplicativos que oferecem denominações como Black, Select ou Confort deixam melhores comissões aos motoristas de aplicativo, bem como viagens mais confortáveis para passageiros que fazem questão de pagar por um carro melhor (geralmente sedãs ou SUVs), mais limpos e com diferenciais como temperatura do ar ou a opção de falar ou não com o motorista durante a viagem.

Motorista 99Pop, UberX e VIP ou Cabify

Existem as corridas comuns, que são as mais em conta. Esse valor menor pode ser considerado pelo aplicativo ou por um programa de benefícios. O que importa é que aqui, o passageiro sempre vai pagar o menor valor possível. Conseqüentemente, o motorista também recebe menos. Em sua maioria, são carros populares, menores e que nem sempre estão com estado de conservação ou limpeza 100%, já que a rotatividade é muito maior.

Motoristas BAG

É uma categoria especial para transporte de pessoas com volume de sacolas ou objetos. É muito comum ser chamado para aeroportos onde o passageiro vai embarcar com diversas malas ou em saídas de mercados, onde existe um volume de compras para acondicionar no porta-malas.

Como é calculado o valor de uma corrida?

Os aplicativos utilizam uma fórmula que considera a quilometragem rodada, tarifa mínima, horário da chamada, entre outros pontos.

Mas como tudo acontece em tempo real, tanto o passageiro (que vê o preço da corrida ANTES de autorizar a chamada) quanto o motorista (que acompanha os valores arrecadados para saber quanto falta para bater sua meta diária) sabem exatamente se compensa ou não o deslocamento.

Qual a melhor locadora de carros para motoristas de aplicativos?

Existem diversas opções para quem quer alugar um carro e começar a fazer viagens via aplicativos. E com certeza não existe uma única locadora melhor que as outras.

Aqui cada motorista de aplicativo deve fazer sua própria consulta e avaliação, para ter dentro das suas perspectivas a melhor opção e custo benefício.

Mas para facilitar sua vida, segue abaixo uma lista com as principais locadoras de carros:

  • Localiza
  • Unidas
  • Movida
  • Vai Car
  • Kovi
  • Kayak
  • GavClub
  • Turbi
  • MoObie
  • Rentcars
  • Kavak
  • Cash

Deixe um comentário