Qual a seguradora mais barata do mercado?

Escolher a seguradora mais barata do mercado não é algo fácil, mas se você estiver disposto a conhecer melhor as seguradoras mais confiáveis do mercado, pode fazer uma cotação mais ampla e adequar melhor o valor conforme o seu perfil.

Todo mundo sabe que o valor muda de cliente para cliente, mas escolhendo bem o tipo de serviço que mais se ajusta às suas necessidades, é totalmente possível encontrar uma opção com ótimo custo benefício.

Lembre-se que na hora de escolher uma seguradora para o seu seguro auto, o preço não deve ser a única coisa para se levar em questão… você deve ficar atento à cobertura que cada companhia de seguros oferece.

Assim, você vai conseguir um ótimo plano dentre os seguros mais baratos do mercado.

Como devo escolher o seguro auto mais barato?

Para poder avaliar se o preço e condições se encaixam em sua necessidade, é essencial que você conheça os tipos de seguros e todas as seguradoras do mercado.

Só assim você vai poder ver os detalhes de coberturas e soluções que cada uma oferece para poder fechar o seu seguro no melhor preço possível para o seu perfil.

Vamos ajudá-lo nessa tarefa. Começamos com os tipos de seguro. Bora lá?

Tipos de Seguro Auto

Entender que cada perfil tem uma necessidade é vital para conseguir um seguro auto mais barato. Como é difícil ter todas as informações, o ideal é sempre você ter o suporte de uma corretora de seguros.

Mas, como saber se a minha corretora também não está escondendo informações ou está realmente me oferecendo a melhor opção para um Seguro Auto Barato? Por isso, vamos deixar aqui um breve descritivo de cada cobertura existente.

Seguro Compreensivo

Esse é o popular “seguro completo”. Nele, a seguradora oferece um pacote de coberturas que cobre geralmente colisão, roubo ou furto, incêndio e danos naturais, como enchentes ou queda de árvore. Com essa opção, você seu seguro auto vai ter uma cobertura bem abrangente.

Seguro Auto Roubo

Nesse caso, a seguradora garante uma indenização caso seu veículo seja roubado ou furtado, desde que não seja encontrado. É uma boa opção para quem deixa o carro estacionado na rua por muito tempo.

Seguro contra terceiros

Esse tipo de seguro auto indeniza danos causados por você em outras pessoas e veículos. É boa boa forma de evitar gastos inesperados, já que se você atropelar um pedestre, o mesmo pode precisar de hospital. Caso o acidente envolva apenas danos materiais, a companhia de seguros vai cobrir os custos do conserto do seu carro e dos outros envolvidos.

Seguro de Acidentes Pessoais a Passageiros APP

O Seguro APP (Seguro de Acidentes Pessoais a Passageiros) é uma modalidade que cobre acidentes pessoais em que uma pessoa sofra morte ou invalidez em veículos de transporte de passageiros, como ônibus, táxis ou aplicativos. As locadoras de veículos por aplicativo são obrigadas a terem esse tipo de serviço.

Seguro com Rastreador

Existem empresas de seguro especializadas em rastreamento de veículos. Nesse caso, um aplicativo vai rastrear em tempo real a localização do seu veículo furtado, o que pode assegurar ainda mais que seu patrimônio. Normalmente o seguro com rastreador tem a opção de roubo junto.

Quem pode contratar um seguro auto?

Qualquer proprietário de veículo ou pessoa com legítimo interesse no automóvel pode fazer um seguro auto. Existem diversos perfis de motoristas e isso influencia diretamente no preço do seu seguro. Podemos fazer uma breve relação:

  • Seguro Auto Jovem
  • Seguro Auto Mulher
  • Seguro para Automóveis Usados
  • Seguro para Carros Financiados
  • Seguro Auto PCD

Cada um desses tipos de seguro acima são um perfil de análise que influencia diretamente no preço. Então, se você busca a seguradora mais barata do mercado, tem que ter em mente que seu perfil vai influenciar no seu custo.

Além do perfil, outro fator importante que entra na conta são as coberturas e assistências. Vamos ver um pouco sobre cada uma delas abaixo.

Assistências e Coberturas do Seguro Auto

No ato da contratação do seu seguro auto, você deve escolher o pacote de assistências e coberturas. É esse pacote que vai definir as proteções que o segurado terá direito em casos de problemas. Vamos conhecê-las?

Roubo e Furto

É a cobertura mais tradicional do seguro auto. Ela prevê indenização caso seu veículo seja levado por criminosos.

Danos a Terceiros

Caso voce se envolva em um acidente com outras pessoas (carros, motos ou pedestres), essa opção vai cobrir os gastos para conserto do carro ou hospitalização das pessoas envolvidas.

Condutor Adicional

É uma opção que estende a proteção do seguro a outras pessoas que tem o direito de dirigirem o veículo, fora o motorista principal, que é o proprietário do perfil.

Carro Reserva

Quem tem esse benefício no perfil, terá direito a um carro reserva caso seu veículo tenha sofrido algum tipo de sinistro. Aqui, vale uma atenção especial à quantidade de dias que você tem direito ao carro reserva. Isso porque em caso de colisão, o veículo pode ficar um bom tempo na oficina para o reparo e nem sempre a pessoa tem um perfil com dias suficientes de carro reserva.

Cobertura de Colisão

Em caso de perda total ou parcial do veículo, essa cobertura garante a indenização.

Cobertura de Vidros

Em seu pacote de assistências, você pode colocar uma opção de danos a vidros, que além de proteger os vidros do veículo, pode englobar ainda lanterna, faróis ou retrovisores.

Danos da Natureza ou Incêndios

Esse pacote de assistências cobre enchentes, quedas de árvores, temporais ou incêndios que possam afetar seu veículo.

Assistência 24 Horas

O segurado pode contar com serviço de guincho para auxiliar em pane elétrica, mecânica ou até mesmo no caso de realizar troca de bateria ou pneus.

Agora que você conheceu os principais pacotes de assistências de um seguro auto, está na hora de saber quais são os demais fatores que podem influenciar na hora de fechar um Seguro Automotivo.

Seguro Automotivo Barato

Se você quer escolher a seguradora mais barata do mercado, vai precisar ter em mãos vários fatores que influenciam diretamente no preço, como por exemplo, modelo do veículo, cep de circulação, pacote de coberturas e perfil do segurado.

Já falamos acima sobre as coberturas. Na parte do perfil do segurado, veja quais são as características mais importantes:

  • Idade
  • Sexo
  • Estado Civil
  • Onde Mora
  • Onde trabalha

Sua casa tem garagem? É um perfil… não tem? o carro dorme na rua? Outro perfil. Você vai trabalhar e deixa o carro num estacionamento ou estacionado na rua? Você vai pra faculdade com o veículo? Ou usa apenas como meio de transporte ocasional, aos finais de semana? Tudo isso influencia na hora de fechar um seguro automotivo.

Quais as principais companhias de seguro auto?

Agora que você já entendeu que para compor o preço de um seguro automotivo depende de diversos fatores, vamos falar um pouco de cada companhia de seguro, pois isso também é um fator para o preço. As principais companhias de seguro são:

  • HDI Seguros
  • Sompo Seguros
  • Allianz Seguros
  • Porto Seguro auto
  • Tokio Marine
  • Azul Seguros
  • Liberty Seguros
  • Youse
  • Itaú seguro auto
  • Ituran
  • Suhai seguradora
  • MAPFRE seguradora
  • Cardif Seguros
  • Caixa Seguradora
  • Ituran
  • Entre outras

Seguro Auto Cotação

Fazer uma consulta individual para comparar valores e coberturas é essencial para você descobrir qual a seguradora mais barata do mercado. Em alguns casos você pode fazer o seguro auto online, mas algumas companhias não tem esse serviço e portanto você dependerá de um corretor de seguros. Vamos conhecer algumas companhias mais de perto e ver seus prós e contras?

Porto Seguro

Atuando no mercado desde 1945, a Porto Seguro tem um leque com mais de 50 produtos, entre eles claro, o seguro auto. Geralmente já tem incluso a cobertura contra terceiros, além de contar com ampla rede de oficinas credenciadas. Atualmente oferece pagamento com desconto nos cartões Porto Seguro ou para clientes do banco Itaú.

A Porto Seguro está há 20 anos no Reclame Aqui, com nota 7,3 e mais de 97,6% das reclamações respondidas.

Sompo Seguros

Considerada por muitos como a melhor seguradora de carros do mercado, a Sompo Seguros oferece coberturas básicas, como colisão, incêndio, roubo ou furto, além da responsabilidade civil. Outras coberturas podem ser inseridas como adicionais, como o pacote de vidros, por exemplo. Eles tem um clube de benefícios e vantagens para seus segurados.

A Sompo Seguros está há 17 anos no Reclame Aqui, com nota 8,2 e mais de 99,2% das reclamações respondidas.

Suhai Seguro Auto

Empresa especializada em seguro automotivo que não cobra franquia, a Suhai Seguros é conhecida pela pouca burocracia e ampla aceitação de automóveis. Com coberturas para Roubo e Furto, oferece assistência 24h que disponibiliza serviços de chaveiro, reboque, transporte e troca de pneus.

A Suhai Seguradora está há 12 anos no Reclame Aqui, com nota 8,6 e com incríveis 100% das reclamações atendidas.

Seguro Auto Caixa Seguradora

Os bancos geralmente tem opções de seguro auto e a Caixa Econômica Federal não ia ficar de fora dessa. É uma opção muito comum para seguro de táxis. Eles tem ampla aceitação de automóveis e diversas opções de coberturas, além de uma ampla gama de assistências extras. Mas, geralmente os custos de uma seguradora de bancos é maior que de uma companhia de seguros. Mas, não custa fazer a cotação do seu perfil, né?

A Caixa Seguradora não tem a opção de cotação online e está no Reclame Aqui há 20 anos Tem nota 7,0 e cerca de 93,2% das reclamações atendidas.

Azul Seguros

Empresa do Grupo Porto Seguro desde 2003, a Azul Seguros é uma companhia que preza pela qualidade nos serviços e atendimento. Com diversos segmentos de seguros, tem opções de franquias que tornam o seguro mais barato. Eles também aceitam o parcelamento em 12x sem juros com desconto para pagamentos via cartão de crédito Porto Seguro.

É uma boa opção para quem quer a segurança de um produto Porto Seguro, com um custo benefício melhor. A Azul Seguros está no Reclame Aqui há 17 anos, com nota 7,8 e 98,9% das reclamações atendidas.

Tokio Marine Seguro Auto

Com opções desde mais simples (e baratas) até mais completas, a Tokio Marine é uma multinacional japonesa que oferece a cotação do seguro auto online, direto no site da empresa. O grande leque de coberturas e franquias é o diferencial da companhia, já que permite que você escolha uma opção que encaixe em suas necessidades e no seu bolso.

A Tokio Marine está no Reclame Aqui há 17 anos, com nota 7,0 e 100% das reclamações atendidas.

Allianz Seguros

A Allianz Seguros tem pacotes com assistência 24h com direito guincho, carro reserva e reparos residenciais grátis. Eles tem 6 opções de ofertas com tudo aquilo que é necessário para proteger você e o seu veículo.

Com nota 6,7 no Reclame Aqui e presente há 20 anos no site, a Allianz Seguros tem 100% das reclamações atendidas, porém também ficou com o menor índice de pessoas que voltariam a fechar negócio, com apenas 51,6%.

SulAmérica Auto

Uma das primeiras do país a oferecer um seguro auto popular, a SulAmérica Auto oferece atualmente o Auto Compacto, seguro que tem valores mais baixos e coberturas básicas como Colisão, Roubo e incêndio. É possível também contratar com coberturas adicionais.

Não encontramos a SulAmérica Auto no Reclame Aqui, pois a Allianz comprou a carteira de Auto/RE da SulAmérica.

Ranking de Carros com Seguros Mais Baratos

Muita gente escolhe um carro zero pelo preço do seguro e não o contrário. Isso porque a pessoa pode acabar desistindo da compra ao analisar o preço do seguro.

O perfil do proprietário do seguro influencia muito, mas o preço do veículo também corresponde a uma grande parcela da conta.

Se a gente fizer uma média considerando preços para homens e mulheres na faixa de 35 anos, os carros com os melhores preços de seguro são:

  • Renault Kwid: R$ 1489 / R$ 1377
  • Chevrolet Ônix: R$ 1653/ R$ 1530
  • Ford Ka: R$ 1730 / R$ 1542
  • Fiat Argo: R$ 1820/ R$ 1673
  • Hyundai HB20: R$ 1872 / 1694

O preço médio do Seguro Auto no Brasil, entre os veículos mais vendidos, é de R$2.700. Mas isso pode variar de acordo com o modelo do carro, versão, ano de fabricação, perfil do condutor.

O valor é baseado na média de cotações entre 11 capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Recife, Curitiba, Brasília, Vitória, Belo Horizonte, Porto Alegre, Goiânia e Salvador. 

Como Reduzir o Valor do seu Seguro Auto?

Você já aprendeu em nosso artigo que o perfil influencia, bem como o tipo de carro e coberturas e assistências escolhidas, correto? Então vamos ver na prática o que dá pra fazer para conseguir a seguradora mais barata do mercado e fechar um seguro auto com um preço sensacional.

Escolha uma cobertura adequada

Escolher pacotes completos de coberturas e assistências vai deixar o produto bem caro. Opte por escolher apenas o essencial para a sua necessidade, tirando da lista itens que possam ser desnecessários no momento.

Pedir Diversas Cotações

Pedir cotação é um serviço gratuito. Então, solicite diversas cotações para que você possa analisar produtos e serviços das diversas companhias. Só assim vai visualizar qual tem o melhor custo benefício. Com as cotações em mãos, você consegue comparar as coberturas inclusas na proteção do veículo e ver o preço exato de cada item.

Instale Equipamentos de Segurança

Alarmes ou rastreadores geralmente correspondem a bons descontos no seguro. Isso porque esses itens deixam os veículos menos vulneráveis e facilitam sua localização num eventual sinistro. Você pode também já cotar o serviço com uma empresa que faça o rastreamento e o seguro junto, como é o caso da Ituran.

Bom histórico ao volante

Motoristas que tem poucas infrações ou baixo histórico de sinistros tendem a conseguir preços melhores, já que como naturalmente não se expõe a tantos riscos, provavelmente terão chances menores de precisar utilizar o seguro.

Conclusão para ter um seguro auto barato

Aproveite nossa lista acima e faça sua cotação de seguro auto em diversas companhias de seguros. Além das mais conhecidas e bem cotadas que informamos aqui, você pode pesquisar por rankings de melhores empresas.

Nomes como Youse, Liberty Seguros, HDI Seguros, entre outras podem aparecer e te surpreender. Ao fazer sua cotação, compare o que cada companhia oferece e calcule qual dispõe do melhor plano para a sua necessidade.

Não se apegue apenas ao custo. Analise cuidadosamente as coberturas inclusas. As vezes pouca diferença na parcela faz com que você deixe de ter uma cobertura melhor para o seu seguro auto.

Seguindo nossas dicas, você conseguirá descobrir qual a seguradora mais barata do mercado e vai fechar um seguro auto barato, mas com tudo o que precisa incluso.

Deixe um comentário