Todo mundo sabe que fazer atividades físicas regularmente é importante para manter a saúde física e mental.
Contudo, na correria do dia a dia, as demandas do trabalho/faculdade, da família e dos amigos pode ser difícil conciliar tais atividades com todas as outras demandas.
Por isso, muita gente tem deixado o carro na garagem e utilizado mais as bicicletas como meio de locomoção.
Além de garantir a prática de um exercício físico a caminho do trabalho ou da faculdade, isso reduz os gastos com combustível e manutenção do veículo.
Você ama andar de bike, mas ainda não a utiliza como meio de transporte?
Veja alguns dos maiores benefícios do ciclismo para a saúde e mude alguns hábitos para ter uma vida mais saudável!
Respiração
Um dos efeitos mais rápidos a se notar quando você começar a pedalar regularmente é a melhora da sua capacidade respiratória.
Se você sobe um pequeno lance de escadas e se sente ofegante, começar a pedalar vai te ajudar a não viver mais essa experiência!
O ciclismo melhora a sua capacidade respiratória e melhora o bombeamento do sangue para todo o corpo.
Ao conseguir ter mais controle e prestar atenção em sua respiração, o praticante melhora a absorção do oxigênio pelo organismo, além de controlar melhor a frequência cardíaca, evitando a fadiga.
Na prática, isso melhora a respiração, a circulação e o condicionamento físico como um todo.
Musculatura
Outro benefício de pedalar é o fortalecimento da musculatura. Sendo um exercício aeróbio, o ciclismo exercita músculos de diferentes regiões, como os glúteos, as coxas, as pernas, as costas e o abdômen.
Ao fortalecer essas regiões, você aumenta a sua resistência física e reduz as chances de sofrer lesões. Junto ao ciclismo, é recomendado fazer alguns exercícios específicos de musculação para melhorar o condicionamento físico e a sua performance na bike.
Junto com o fortalecimento muscular, o ciclismo também promove a melhora da saúde dos ossos, reduzindo as chances de o ciclista desenvolver problemas como a osteoporose.
Redução de gorduras
Ao pedalar regularmente, você vai ter uma redução no nível de glicemia na corrente sanguínea, o que é fundamental para controlar a diabetes. Essa atividade física também reduz o colesterol, o que diminui as chances de haver um derrame cerebral ou um infarto.
Por isso, se você possui índices de diabetes ou colesterol acima do recomendado, converse com a sua médica e avalie a frequência e a intensidade do ciclismo que pode te ajudar a reduzir esse problema.
Bem-estar
Ao praticar atividades físicas regularmente, o organismo humano libera endorfina, substância produzida pela glândula hipófise e responsável pela sensação de bem estar. Isso explica porque, ao terminar de praticar uma atividade física, as pessoas se sentem mais relaxadas.
A médio e longo prazo, isso ajuda o praticante a se sentir mais disposto e a dormir melhor. É por isso que a prática de atividades físicas, como o ciclismo, é uma importante aliada ao tratamento de transtornos de ansiedade e depressão, por exemplo.
Pedalar com outras pessoas amplia o círculo de amizades e costuma estimular o praticante nos dias em que bate a preguiça ou quando o tempo está mais frio e cresce a vontade de ficar descansando no sofá. Ampliar o círculo social é fundamental para uma boa saúde mental.
Equilíbrio
Você é aquele tipo de pessoa que tem muita dificuldade para realizar exercícios que envolvem equilíbrio?
Saiba que o ciclismo é uma ótima alternativa para desenvolver essa habilidade e reduzir possíveis quedas ao caminhar na rua, por exemplo.
Andar de bicicleta é uma atividade simples e superbenéfica para a saúde física e mental, além de ser um meio de locomoção sustentável e limpo.
Pegue uma bike e melhore a sua qualidade de vida de forma simples!
1 comentário em “Benefícios do ciclismo para a saúde”