Vitamina D: conheça a importância para a saúde bucal

Os alimentos são uma fonte de nutrientes de suma importância para a nossa saúde. O que muitos não sabem, é que alguns nutrientes, como a vitamina D, por exemplo, tem um papel importante no funcionamento do corpo.

Não somente nas áreas mais gerais, mas os alimentos a base de vitamina D também são muito influentes quando se fala sobre saúde bucal.

Muitas pessoas acabam pensando que uma boa saúde bucal se mantém apenas na escovação dentária, sendo realizado dentro de casa, ainda realizando de uma maneira incorreta, esquecendo que deve ser realizada ao menos três vezes ao dia.

Os cuidados com a higiene bucal devem ser dobrados, caso faça o uso da faceta dental, ou até mesmo um aparelho ortodôntico.

Dessa maneira, é fundamental que você conheça todas as maneiras de manter sua higiene e saúde bucal em dia.

Conhecer as formas de melhor realizar a limpeza bucal, funcionam para evitar que problemas aconteçam, já que complicações bucais parecem pouca coisa a curto prazo, porém, a longo prazo podem ser irreversíveis, principalmente se utilizar facetas de resina.

Papel da vitamina D para a saúde bucal

Como foi dito, muita gente não sabe ainda o papel fundamental que a vitamina D tem para a saúde bucal, além de ser essencial para o organismo num âmbito geral.

Assim, é relevante que você conheça qual é esse papel, para que tenha essa vitamina em sua dieta e sempre se mantenha saudável.

Esse tipo de vitamina serve, primordialmente, para fortalecer a estrutura dentária, além de também ter um papel importante na regulação de funções metabólicas e também neurológicas.

Sem a vitamina D, a estrutura dentária pode ser comprometida, sendo necessário procurar um aparelho invisível preço.

Além disso, a vitamina D é responsável pela parte metabólica de alguns minerais essenciais para o corpo humano, como é o caso do cálcio e do fósforo, que são substâncias de suma importância para a mineralização dos dentes.

Muita gente esquece, mas o cálcio é responsável pela estrutura dentária ficar forte e saudável.

Pode também auxiliar na imunidade, ou seja, faz com que você tenha menos chance de contrair doenças, além de também fazer com que seus dentes continuem brancos, sem a necessidade do uso de um clareamento dental

Com um aumento da imunidade, fica mais difícil de pegar periodontite, que é uma das doenças bucais mais comuns, mas que se não for tratada pode causar sérios danos a toda a cavidade bucal, pois é causa por acúmulo da placa bacteriana, danificando a estrutura dentária, além de causar alguns sintomas como, por exemplo:

  • Inflamação na gengiva;
  • Halitose (mau hálito);
  • Dentes mais fracos;
  • Gengivas e dentes com cor mais escura.

Por isso, se você apresentar qualquer um desses sintomas, não deixe de realizar uma consulta ao dentista o quanto antes, para que ele possa te passar as melhores instruções sobre o que fazer.

Se seus dentes estiverem com um aspecto manchado, procure fazer um clareamento a laser.

Através disso, é fácil de entender o porquê você deve contar com a vitamina D em seu organismo, pois ela é fundamental para um bom funcionamento do corpo, além de melhor na saúde bucal e, consequentemente, fazer com que tenha qualidade de vida.

Se você não sabe onde encontrar vitamina D, é relevante você conhecer as principais fontes dessa substância, para que nunca falte em sua dieta, pois a ausência da mesma pode fazer com que você comece a apresentar problemas, que acabam se tornando complicações maiores ao longo do tempo.

Principais fontes de vitamina D

Essa vitamina pode ser obtida através de vários alimentos, que inclusive já podem estar presentes em sua dieta, mas você nem percebe.

Um dos principais alimentos que têm vitamina D é a gema de ovo. Além de ser uma rica fonte de vitamina, ainda é uma fonte de proteínas, que é extremamente fundamental para um melhor funcionamento do organismo.

Outro alimento que é rico nessa substância, é o peixe.

Em sua maioria, os peixes são uma fonte rica de vitamina D, além de também possuírem ômega 3, que é outra substância importante para o organismo. 

A principal fonte de vitamina D é uma que muita gente nem se lembra, que são os raios solares.

Por mais que tomar muito sol possa ser prejudicial para a pele, um pouco é sempre bem vindo, pois os raios, quando em uma dose moderada, são fundamentais para receber vitamina D, de uma forma natural.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Deixe um comentário