Quais são as famílias olfativas?

Escolher os melhores perfumes é uma tarefa divertida, mas, ao mesmo tempo, desafiadora. Você sabia que cada fragrância vem de uma família olfativa diferente e os narizes mais treinados conseguem dizer qual é?

Assim, o fato de você ter preferência por perfumes mais adocicados ou cítricos não é um acaso, mas, sim, uma identificação com a família olfativa. Descubra agora quais são elas.

Cítrica

Com notas leves e frescas, essa família olfativa possui laranja, limão e até mesmo bergamota em sua composição. Como se trata de algo mais suave, é um perfume que passa mais discreto e agrada muitas pessoas. Aparece tanto em fragrâncias masculinas quanto femininas, exatamente por ser versátil.

Pode ser combinado com ervas aromáticas, como tomilho, alecrim e anis. O objetivo é potencializar a sensação de frescor.

Floral

Como diz o próprio nome, a família olfativa floral é aquela derivada das flores. Aqui estão presentes fragrâncias elegantes, que esbanjam sensualidade e delicadeza. Costuma estar entre as preferidas das mulheres, exatamente por transmitir esse ar mais delicado.

São diversos tipos de flores encontradas, mas as mais comuns incluem jasmim, rosa, gardênia, violeta e madressilvas.

Lavanda

Fresca, alegre e vibrante, a lavanda inclui notas das flores de lavanda, gerânios, musks e lavandins. É ideal para quem busca algo leve, mas, ao mesmo tempo, com toda a vibração dos florais.

Tende a ser um perfume gostoso, discreto e muito aceito tanto pelos homens quanto pelas mulheres.

Fougère

Também conhecidas como aromáticas, são fragrâncias com toque marcante, mas natural e fresco. Muito comum dentre os perfumes masculinos, tem acordes de sálvia, lavanda e cumarina.

O objetivo é criar harmonia, com algo quase natural, porém vibrante e harmônico. O nome da família é derivado de uma samambaia, no entanto, a planta não está presente na composição.

Frutal

Derivada das frutas, a jovialidade está dentre as principais sensações transmitidas pelas fragrâncias frutais. Diferente da cítrica, pode trabalhar com notas mais adocicadas.

O mais comum é encontrá-los na perfumaria feminina, exatamente pelo toque mais marcante e ideal para o dia a dia.

Oriental

Sensualidade e calor são duas das sensações transmitidas pelas fragrâncias orientais. Também envolve o mistério e inclui notas de canela, baunilha e pimenta. Podem ser chamadas também de ambaradas e são mais encontradas nos perfumes femininos.

As notas lembram os odores do Oriente, por isso a família recebe o nome de Oriental. Sândalo e musk também podem estar presentes nas notas desses perfumes.

Floriental

A família olfativa floriental é uma mistura de floral com a oriental. Assim, são encontradas notas florais populares combinadas com orientais também muito procuradas.

A baunilha, a flor de laranjeira e o damasco são exemplos de notas comuns nesses perfumes, além do pêssego. Fragrâncias florientais são, em sua maioria, voltadas para o público feminino e focam na sensualidade e na longa duração.

Verde

A família verde é, na verdade, uma subcategoria da aromática. Comum nos perfumes masculinos, seu aroma é forte e bem característico. Terra molhada, capim, folhas esmagadas e notas herbáceas são características dessas fragrâncias.

Ou seja, apesar de ser um perfume mais forte, transmite também a sensação de leveza e tranquilidade, como estar em sintonia com a natureza.

Especiarias

Esses perfumes lembram os temperos, com um odor mais forte e característico. Podem ser quentes quando têm cravo ou canela em sua composição, ou mais frios ao trazerem gengibre e cardamomo.

São indicados para pessoas que gostam de se destacar e querem uma fragrância vibrante e envolvente.

Amadeirada

Supercomum nos perfumes masculinos, é sinônimo de elegância e sofisticação. Suas notas incluem sândalo, oud, patchouli e cedro, ou seja, notas derivadas de madeiras nobres.

Também são consideradas clássicas, envolventes e sedutoras. Os homens que as utilizam querem transmitir essa sensação para quem está por perto.

Deixe um comentário