Quando se fala em saúde bucal, é natural que as pessoas prestem mais atenção em como cuidar e manter saudável os dentes, bem como deixá-los mais bonitos para um sorriso também mais estéticos. Entretanto é necessário prestar atenção nas gengivas.
Mesmo que muitas vezes deixada mais de lado, a gengiva é uma importante parte da boca que, se não cuidada, pode acabar afetada por uma série de doenças que podem prejudicar e muito a saúde bucal.
Assim, o tratamento e cuidado das gengivas devem ser levadas a sério e tratadas através de especialistas como o periodontista. Isso porque, muitas doenças sérias podem afetar a gengiva, como, por exemplo, o câncer na gengiva.
Quais doenças mais comuns na gengiva?
Como já dito anteriormente, a saúde da gengiva é algo fundamental para manter uma boca saudável, portanto, uma boa qualidade de vida, bem como um sorriso bonito.
Quando essa necessidade é deixada de lado, muitas doenças podem acabar se instalando nas gengivas causando muitos problemas. Entretanto, confira a seguir algumas das principais doenças que podem atingir a gengiva.
- Gengivite
Considera-se as inflamações na gengiva como gengivite. No entanto, essa inflamação pode acabar comprometendo alguns dentes.
Essa doença geralmente é causada por bactérias que se instalam no sulco gengival.
Um dos sintomas mais comuns desse problema é o sangramento da gengiva ao escovar os dentes. Para evitar esse problema, além de fazer visitas regulares a uma clínica de dentista, é necessário cuidar da higiene bucal.
- Periodontite
A periodontite também é uma doença que ataca a gengiva e trata-se de uma infecção bacteriana dos tecidos, ligamentos e ossos específicos que envolvem e sustentam os dentes, causando diversos problemas e muitas dores para o paciente.
Dessa forma, quando não tratada por um dentista especialista em canal sp, por exemplo, esse problema pode levar a perda dos dentes.
- Endocardite bacteriana
A endocardite bacteriana é uma doença infecciosa que afeta o revestimento interno do coração. Por esse motivo, esse tipo de patologia pode ser muito grave, uma vez que ele consegue chegar a levar à morte.
Apesar de afetar de forma peculiar o coração, essa doença entra na lista como questões da gengiva pois ela é causada a partir de uma periodontite ou gengivite não tratadas.
Tanto o tratamento como o diagnóstico devem ser feitos por um cardiologista. Entretanto, caso vá a um dentista 24h, ele poderá indicar o médico apropriado para tratar dessa doença.
- Leucemia
Por último, mas não menos importante, a leucemia é outra doença seríssima que pode derivar de problemas com a gengiva. Esse tipo de câncer afeta principalmente as células do sangue.
Dessa forma, entre os vários sintomas da doença, um deles é o inchaço na gengiva, que causa sangramentos espontâneos e sem nenhuma razão aparente.
Quais os métodos de prevenção?
As doenças causadas a partir de problemas na gengiva devem ser levadas a sério, pois, podem causar problemas com consequências gravíssimas, como foi possível observar acima. Assim, é extremamente difícil ficar de olho em nossa gengiva.
Vale a pena observar sua aparência e ficar de olho em sintomas suspeitos ou características fora do comum. Além disso, é necessário a visita constante a um dentista ou clínica dentista 24 horas.
Além disso, também existem algumas outras atitudes que podem prevenir o surgimentos de doenças gengivais, como por exemplo:
- Escovar os dentes após as principais refeições e antes de dormir;
- Utilizar o fio dental pelo menos uma vez ao dia, antes de deitar;
- Promover a redução do consumo de alimentos açucarados;
- Não consumir bebidas alcoólicas em excesso;
- Evitar tabaco e cigarros;
- Visitar o dentista regularmente para consultas e check-ups.
Viu só como a infecção na gengiva pode se tornar um problema sério? O tratamento imediato acaba se tornando um requisito, evitando que haja o agravamento.
Felizmente, é fácil identificar os sintomas, ao observar com cuidado os aspectos de uma gengiva saudável ou uma gengiva que apresenta inflamação ou qualquer outro problema.
Portanto, caso note alguma alteração, busque imediatamente a ajuda de um dentista ou profissional da área.
Isso porque, apenas um profissional será capacitado para te dar instruções, bem como analisar os problemas da gengiva e sugerir um diagnóstico, bem como exames e, logo após um tratamento para que a sua gengiva volte a ser saudável, você poderá ter uma boa saúde bucal.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.