Vantagens da alvenaria estrutural: veja 4 benefícios!

As vantagens da alvenaria estrutural são muitas, mesmo que não seja o tipo de obra mais usada no Brasil.

No Brasil, a alvenaria estrutural não é tão utilizada, ainda que seja uma opção mais rápida e barata para ser realizada.

Este é o papel da alvenaria convencional, que está presente na grande maioria das casas brasileiras, através de pilares e vigas que sustentam a maior porcentagem das construções residenciais no país.

Hoje, falaremos sobre as vantagens da alvenaria estrutural. Acompanhe!

O que é alvenaria estrutural?

Alvenaria estrutural é um tipo de obra em que toda a construção se sustenta pelas próprias paredes internas que a compõem.

Dessa forma, não são usadas vigas e pilares em meio a um cômodo, pelo contrário, podem até serem usadas vigas, mas estas estão em meio as paredes da construção.

Uma obra grande ou com um espaço aberto muito extenso, como um shopping, por exemplo, não pode ser construída sob o conceito de construção em alvenaria estrutural.

Portanto, é necessário que os cômodos respeitem o espaço suficiente para sustentação realizada pelas paredes.

É amplamente usada em obras residenciais, por mais que a convencional ainda domine esse tipo de construção.

As paredes internas da casa, portanto, são responsáveis pela trabalhabilidade e sustentação do peso exercido pela residência, transmitindo esse peso para que a fundação da residência distribua pela área do terreno, subterraneamente.

Confira as 4 principais vantagens da alvenaria estrutural

Melhor custo-benefício

Sim, a alvenaria estrutural é considerada como desvantagem em relação a convencional por diversos motivos: segurança, dificuldade de alterações e reparos no projeto em um futuro próximo, etc.

Porém, isso não significa que a sua casa ficará ruim, pois a alvenaria estrutural também possui qualidade.

A primeira e talvez maior vantagem que podemos citar é o custo-benefício. Como se trata de uma obra simples de ser realizada, acaba saindo mais barata.

Diferentemente da alvenaria convencional, a estrutural não precisa de aço e ferro para construir vigas e pilares em meio a residência, servindo como contenção para o peso exercido sobre a obra.

Vantagens da alvenaria estrutural: Tempo de obra acelerado

Uma obra feita sob a alvenaria estrutural também possui seu tempo de construção reduzido quase pela metade.

Como estamos falando de uma obra que não usa pilares em meio aos cômodos, “basta” fiar a primeira parede depois da construção do gabarito da obra, e continuar até que toda a estrutura de paredes estejam finalizadas.

Neste caso, é necessário que haja a presença de um profissional competente e experiente na área, ou seja, um responsável técnico pelo projeto da residência. Estamos falando do engenheiro civil.

É este profissional que irá analisar o tamanho dos cômodos e de que maneira as paredes podem estar dispostas sobre o terreno, afinal, são elas que sustentarão o teto da residência.

Você deve estar se perguntando o porquê da escolha da localização das paredes ser feita pelo engenheiro civil: nós explicamos a você.

Obviamente, o projeto da obra é seu e é você quem define onde vai cada parede da casa, de que maneira os cômodos estarão dispostos sobre a área, etc.

Porém, somos obrigados a respeitar o tamanho máximo de cada cômodo, já que não serão usadas vigas nem pilares.

Isso significa que uma sala com cozinha integrada precisa respeitar um tamanho máximo, para evitar acidentes como simples fissuras, mas que podem resultar em um desmoronamento da obra pela falta de sustentação.

Portanto, jamais comece uma obra sem a supervisão de um responsável técnico.

Resultados esteticamente modernos

Entre as vantagens da alvenaria estrutural, temos a modernidade.

Você busca por uma construção moderna, em que é dada maior ênfase para seus móveis, decoração e outros itens dentro da residência, sem interferências visuais?

Então a alvenaria estrutural é o tipo de construção mais indicado para seu projeto, visto que não haverão vigas em meio a residência.

Atualmente, a decoração e design de interiores como um geral priorizam por espaços abertos. Tanto é verdade que a grande maioria das cozinhas, em projetos atuais, já estão completamente integradas às salas de estar e jantar.

No máximo, é construído um balcão de separação, dando assim vida a um estilo de cozinha americana, como pode notar na imagem que deixamos acima.

Os espaços são essenciais, principalmente em construções residenciais com menor liberdade em termos de extensão.

Assim, optar pela alvenaria estrutural deixa sua construção com um ar mais moderno, jovial e atualizado.

Além de um engenheiro civil para trabalhar no projeto, considere contratar um arquiteto e um design de interiores para obter resultados ainda melhores.

Mão de obra simplificada e mais barata

Além do gasto com materiais que chega a quase metade em relação a alvenaria convencional, a alvenaria estrutural também possui uma mão de obra mais simples e barata.

Assim como não é qualquer profissional que faz um teto de laje, não é qualquer profissional que constrói vigas de qualidade.

Por isso, acaba saindo mais caro contratar mão de obra qualificada. Quando falamos de alvenaria estrutural, você não precisa se restringir.

Obviamente é necessário ter cuidado e contratar uma mão de obra que possua experiência e qualidade na construção de residências, mas essa escolha se torna mais simples, tanto em termos de opções quanto em termos financeiros. Até a próxima!

Deixe um comentário