Reparos simples que você pode fazer em casa sem ajuda profissional

Quem é responsável por uma casa própria ou alugada sabe: sempre existe uma parede descascando ali, uma lâmpada que queima no outro cômodo ou a necessidade de instalar pequenos itens, como prateleiras. A verdade é que os reparos aparecem com frequência e nem sempre precisam da ajuda de um profissional para serem feitos.

Às vezes, basta ter um kit de parafusadeira Bosch, um martelo, alicates e um tempinho sobrando para ajustar o que é necessário de forma econômica. Se você é o tipo de pessoa que gosta de colocar a mão na massa, confira algumas dicas de segurança e os itens necessários para fazer reparos comuns abaixo.

Quando colocar a mão na massa?

Antes de dar início a qualquer reparo, é importante se perguntar quais são os seus limites. Isso inclui tempo disponível, habilidades manuais, experiência com reparos e acima de tudo a sua própria segurança. Manutenções mais trabalhosas e que oferecem riscos à saúde devem ser feitas por profissionais.

Portanto, se informe sobre os itens necessários e as etapas do reparo antes de dar início. Assim, você consegue avaliar melhor a situação e reconhecer se é possível fazer o processo sozinho ou se a melhor alternativa é contar com a ajuda de uma pessoa especializada.

Reparos simples do dia a dia

Alguns reparos se tornam tão comuns na rotina que nem sempre identificamos a manutenção como um reparo de fato. Um exemplo disso é a troca de lâmpadas, que ocorre com frequência. A seguir, confira os itens necessários para esse tipo de manutenção e saiba como fazê-la de forma segura.

Troca de lâmpadas

O primeiro passo para trocar uma lâmpada é fazer a compra de uma nova unidade. Para isso, é importante que você verifique o modelo adequado e qual a voltagem usada naquele cômodo. Esse cuidado ajuda a evitar que você escolha uma lâmpada muito fraca ou forte ou que não se adeque ao bocal e lustre.

Uma vez com a lâmpada em mãos, é preciso desligar a energia da casa, abrir o lustre ou cúpula e retirar a lâmpada rosqueando com cuidado. Lembre-se: o material é frágil e pode estourar caso você aplique muita força. Após a retirada, chega a hora de instalar a nova lâmpada girando o item no bocal em sentido horário até que ela esteja firme. Uma vez finalizado o processo, basta ligar novamente a energia e acender a lâmpada no interruptor.

Pintura básica

Pintar a casa é uma atividade que demanda muito tempo e esforço, mas também pode ser feita sem a ajuda de um profissional da área. Para isso, a dica é focar em pinturas simples ou segmentar as áreas da casa e fazer o reparo aos poucos.

Os itens necessários podem variar, mas não costumam fugir do básico: rolo, pincel, suporte para tinta e tinta. Além disso, é preciso proteger o chão e o teto com fitas, plástico ou jornal. Para evitar acidentes, evite pintar locais muito altos ou com difícil acesso.

Instalação de prateleiras e itens decorativos

Instalar prateleiras, quadros e demais itens de decoração é um dos reparos mais comuns de serem feitos no dia a dia. Afinal, são esses pequenos itens que ajudam na organização do espaço e deixam o ambiente com a cara dos moradores.

Para fazer a instalação, é preciso de uma parafusadeira, parafusos ou adesivos próprios para fixação desses itens. No caso da parafusadeira, é recomendado que se tenha experiência para evitar acidentes. Já no caso dos adesivos, é importante checar o peso máximo suportado para que nenhum item caia.

Conserto de vazamentos

Apesar de parecerem complexos, os vazamentos também podem ser reparados de forma temporária sem a ajuda de um encanador. O primeiro passo para tornar a manutenção possível é a identificação da origem do vazamento.

Uma vez determinado de onde está saindo a água, basta fechar o registro e tampar o buraco com uma fita adequada para esses casos. É importante que, após o reparo, você procure um encanador o quanto antes para fazer a troca dos canos.

Deixe um comentário