7 Dicas para Fazer um Delicioso Doce de Côco

O doce de côco é uma sobremesa típica da culinária brasileira, que pode ser encontrada em diversas regiões do país. É um doce simples, mas muito saboroso, que leva poucos ingredientes e pode ser preparado de diferentes formas. Neste artigo, você vai aprender como fazer um doce de coco irresistível, seguindo algumas dicas práticas e fáceis. Além disso, você vai conhecer um pouco da história desse doce e algumas variações que podem deixá-lo ainda mais gostoso. Ficou com água na boca? Então continue lendo e descubra como fazer um doce de coco de dar inveja!

O que é o Doce de Coco?

O doce de coco é uma receita que consiste em cozinhar o coco ralado com açúcar e água, até formar uma massa macia e úmida. O doce pode ser servido em pedaços, enrolado em papel alumínio ou papel celofane, ou em potinhos, como uma pasta. Esse doce pode ser feito com coco fresco ou seco, e pode levar outros ingredientes, como leite condensado, creme de leite, leite de coco, coco queimado, entre outros. O doce de côco é uma ótima opção para servir como sobremesa, lanche ou lembrancinha em festas e eventos.

Categoria: Doces
Dificuldade:
 Fácil

Como Fazer um Doce de Côco Simples?

Doce de Côco Fácil

Para fazer um doce de côco simples, você vai precisar de apenas três ingredientes: coco ralado, açúcar e água. Veja o passo a passo:

  • Em uma panela, coloque 2 xícaras de coco ralado (pode ser fresco ou seco), 1 xícara de açúcar e 1 xícara de água.
  • Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até a mistura engrossar e soltar do fundo da panela. Isso pode levar cerca de 20 minutos.
  • Desligue o fogo e transfira o doce para uma travessa untada com manteiga ou óleo.
  • Deixe esfriar e corte em quadradinhos. Se preferir, embrulhe os pedaços em papel alumínio ou papel celofane.
  • Pronto! Agora é só saborear o seu doce de côco simples.

Outras receitas de Doce de Côco

O pudim é um tipo de doce de coco que agrada a maioria dos paladares. Com uma consistência maravilhosa e um sabor irresistível, é fácil e rápido de fazer. Vamos ver como?

Pudim de Coco Fácil

Pudim de Côco Rápido

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • meia xícara (chá) de água fervente
  • 1 Leite MOÇA (lata ou caixinha) 395 g
  • 1 medida (da lata) de Leite Líquido NINHO
  • 1 vidro de leite de coco
  • 3 ovos
  • 1 xícara (chá) de coco fresco ralado

Como Fazer:

Em uma panela de fundo largo, coloque o açúcar.

Leve ao fogo baixo deixando derreter suavemente.

Quando estiver bem dourado, junte a água fervente e mexa com uma colher de cabo longo.

Deixe ferver até dissolver os torrões de açúcar.

Forre com esta calda uma fôrma com furo central (19 cm de diâmetro) e reserve.
Pudim

Em um liquidificador, bata todos os ingredientes.

Despeje na forma caramelada, cubra com papel- alumínio e leve ao forno médio (180°C), em banho-maria com água quente, por cerca de 1 hora e 30 minutos.

Depois de frio, leve para gelar.

Desenforme e sirva a seguir.

Receita de Bolo de Coco Gelado

Bolo de Coco Gelado

Outra receita campeã de gostosura é o Bolo de Coco Gelado. Molhadinho e muito saboroso, essa receita simples (apenas 5 ingredientes) e rápida é uma boa pedida para qualquer momento do dia. Veja como fazer:

Ingredientes:

  • 5 ovos
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de Preparo:

Na batedeira, bata os ovos com o açúcar até esbranquiçar. Sem bater, misture delicadamente a farinha, intercalando com o leite, e, por fim, incorpore o fermento.

Despeje em fôrma retangular untada e enfarinhada e leve ao forno médio preaquecido (180 °C) por cerca de 40 minutos ou até dourar.

Ainda quente, regue com a calda, polvilhe o coco e deixe esfriar. Corte em quadrados, embale em papel-alumínio e leve para gelar. Mais fácil que isso, impossível!

Qual é a Origem do Doce de Coco?

O doce de coco tem origem africana, mas foi adaptado pelos escravos brasileiros durante o período colonial. O coco era um fruto abundante na costa brasileira, e os escravos aproveitavam a sua polpa para fazer doces e bolos.

O açúcar era um produto caro na época, mas os escravos conseguiam obtê-lo através da rapadura, que era feita com o caldo da cana-de-açúcar cozido até formar um bloco sólido. Assim, eles misturavam o coco ralado com a rapadura ralada e cozinhavam até formar um doce consistente.

O doce de coco se tornou uma tradição na culinária brasileira, sendo apreciado por pessoas de todas as classes sociais.

Quais são as Variações do Doce de Côco?

O doce de coco pode ser feito de várias formas, dependendo dos ingredientes adicionados à receita básica. Algumas variações são:

Doce de coco com leite condensado: basta substituir a água pelo leite condensado na hora de cozinhar o coco com o açúcar. O resultado é um doce mais cremoso e docinho.

Doce de coco com creme de leite: depois que o doce estiver pronto, acrescente uma caixinha de creme de leite e misture bem. O creme de leite vai deixar o doce mais suave e macio.

Doce de coco com leite de coco: adicione meia xícara de leite de coco junto com a água na hora de cozinhar o coco com o açúcar. O leite de coco vai dar um sabor mais intenso e tropical ao doce.

Doce de coco queimado: para fazer essa versão, você vai precisar de coco ralado queimado, que pode ser comprado pronto ou feito em casa. Para fazer o coco ralado queimado, basta colocar o coco ralado em uma frigideira antiaderente e levar ao fogo baixo, mexendo sempre, até ficar dourado. Depois, é só seguir a receita normalmente, substituindo o coco ralado comum pelo queimado. O doce de coco queimado tem um sabor mais caramelizado e crocante.

Veja no vídeo abaixo mais uma maneira deliciosa da fazer o Doce de Coco:

Conclusão

O doce de côco é uma receita fácil, rápida e deliciosa, que pode ser feita com poucos ingredientes e de diferentes formas. Você aprendeu como fazer um doce de coco simples, usando apenas coco ralado, açúcar e água, e também conheceu algumas variações que podem deixar o seu doce ainda mais gostoso.

Além disso, você descobriu um pouco da história desse doce, que tem origem africana e foi adaptado pelos escravos brasileiros. Agora que você sabe como fazer um doce de coco de dar inveja, que tal experimentar essa receita na sua casa?

Compartilhe com os seus amigos e familiares, e deixe a sua opinião sincera e sugestões nos comentários. Espero que você tenha gostado deste artigo, e até a próxima!

Conheça essa e outras opções de receitas em nosso Grupo do Facebook!!

1 comentário em “7 Dicas para Fazer um Delicioso Doce de Côco”

Deixe um comentário