O que é intercâmbio? O que significa fazer um intercâmbio? Quanto custa e quem pode fazer esse tipo de vivência cultural?
Como deve saber, o intercâmbio é uma das experiências culturais que mais está em alta atualmente, principalmente pelo sonho de conhecer outro país ou continente que muitas pessoas possuem.
Seja você um jovem iniciando sua vida adulta ou uma pessoa de idade já avançada, pode realizar um intercâmbio sem maiores problemas, afinal, é possível realizar uma série de cursos diferentes entre si, até mesmo complementos de curso superior que você já possua.
Neste conteúdo, além de explicar o que é intercâmbio, também vamos trazer maiores informações sobre essa prática.
Falaremos sobre as modalidades de intercâmbio, sobre quem pode fazer, sobre onde fazer e também sobre valores de intercâmbios. Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe-nos!
Conteúdo:
O que é intercâmbio?
Afinal, o que é intercâmbio? Também conhecido como “intercâmbio cultural”, trata-se de uma viagem de curta duração realizada para algum país no exterior, acompanhada da realização de um curso diverso, sendo que na grande maioria das vezes o curso escolhido é o da língua inglesa.
Chama-se intercâmbio cultural pela vivência cultural que você terá no país de destino, já que ficará hospedado com outras pessoas que podem ou não ser brasileiras.
Há uma quantia de horas semanais de curso a cumprir, e nas outras horas é possível viajar pelo país e até mesmo trabalhar, dependendo do visto tirado.
Existem duas principais modalidades de intercâmbio que explicamos abaixo:
Intercâmbio apenas para estudar
O intercâmbio apenas para estudar, como o próprio nome já diz, permite que o aluno apenas estude, sem a chance de poder trabalhar.
Isso é definido na hora da retirada do visto, processo que na grande maioria das vezes é realizado pela agência de intercâmbio contratada para realizar todo o processo.
Essa opção pode ser tanto definida pelo aluno, quanto pelo governo do país estrangeiro. Existem casos de quem apenas quer aprender inglês com o intercâmbio, sem o interesse de trabalhar.
Mas, existem sim pessoas que também querem trabalhar, podendo receber em uma moeda mais forte, mas acaba não passando no teste do visto para trabalhar.
Intercâmbio para estudar e trabalhar
Em segundo lugar, também muito fácil de entender, há o intercâmbio que permite trabalhar e estudar. E o que é intercâmbio nesses casos?
Bem, a dinâmica é bem simples: durante determinadas horas semanais, você fará o curso que escolheu junto a sua agência de intercâmbio.
Já nas horas vagas, poderá trabalhar de maneira informal para ganhar uns trocos, o que chamamos de Empreendedor Digital, esses que podem ser gastos lá ou até mesmo convertidos para a moeda brasileira.
Para brasileiros, não é nada difícil conseguir emprego no exterior, visto que países grandes sempre precisam de mais mão de obra.
Na Irlanda, por exemplo, a chance de conseguir um emprego já nos primeiros dias de estadia é muito grande, até porque as próprias agências de intercâmbio possuem parcerias com comerciantes locais, que fornecem empregos aos alunos brasileiros que acabam de chegar.
Quem pode fazer um intercâmbio?
Bem, já sabemos o que é intercâmbio, mas e quem pode realizá-lo? Literalmente qualquer pessoa.
Como mencionado no início do conteúdo, seja um adolescente desejando realizar um intercâmbio de verão, um jovem ou adulto querendo passar um ano no exterior ou até alguém de idade mais avançada que busque pela experiência de viver fora do país, é possível realizar o intercâmbio.
Portanto, não há restrições quanto à idade. O que pode acontecer é o visto não ser concedido pelo país de destino por motivos de antecedentes da pessoa ou outros critérios usados pelas políticas de imigração do país em questão.
Precisa falar inglês para fazer um intercâmbio?
Não, definitivamente não é necessário saber falar inglês para poder fazer intercâmbio, até mesmo porque a grande maioria dos intercâmbios oferecidos é para aprender inglês em terras em que o inglês é usado como língua oficial.
É claro, saber falar inglês é um diferencial para quem deseja receber mais nos empregos fora do país, mas não uma exigência.
Onde fazer intercâmbio?
E onde fazer intercâmbio? Saber o que é intercâmbio não basta, é necessário também conhecer os países mais receptivos aos brasileiros quando o assunto é intercâmbio.
De forma geral, são muitas as nações que aceitam receber brasileiros via intercâmbio, seja apenas para aprender inglês ou até mesmo para trabalhar.
Abaixo, separamos uma lista com os 10 principais países para se fazer intercâmbio, leia:
- Irlanda;
- Estados Unidos da América;
- Alemanha;
- Austrália;
- Portugal;
- África do Sul;
- França;
- Espanha;
- Inglaterra;
- Países Baixos (Holanda).
Quanto custa um intercâmbio?
E a pergunta que não quer calar: quanto custa um intercâmbio? Infelizmente, não há como definir um preço fixo para o intercâmbio, visto que varia muito de acordo com o país que se deseja visitar, a moeda local, o tempo de estadia e até mesmo o visto, se comporta trabalho ou apenas estudos.
A nossa recomendação é que pesquise bastante e veja qual modalidade cabe melhor no seu bolso. Até a próxima!