A receita de bolo gelado da avó, o pavê que só aquela tia distante sabe fazer ou o bombom recheado da prima. É comum que as receitas passem de geração em geração, fazendo-se presentes nos almoços de família e nas datas especiais, como a Páscoa.
Resgatar esse hábito ajuda a manter a memória afetiva e a economizar na hora de garantir as sobremesas. Com o básico, como o leite condensado, o chocolate e a criatividade, já é possível colocar a mão na massa.
Conteúdo:
Afinal, como começar?
Para quem tem o hábito de deixar a sobremesa por conta dos ovos de Páscoa e dos doces prontos, pode parecer difícil dar o primeiro passo. Entretanto, o planejamento é a chave para montar uma mesa gostosa, econômica e diversa.
O primeiro passo é fazer uma lista de opções de sobremesa que combinam com o gosto da família. A partir dessas sugestões, é possível escolher o cardápio, definir quantidades e anotar os ingredientes na lista de compras.
Dicas para economizar na Páscoa
Após colocar os planos no papel, chega a hora de comprar os ingredientes e pagar a conta. Para economizar ainda mais, a estratégia é colocar algumas dicas simples em prática.
Envolva a família no processo
O almoço de Páscoa, muitas vezes, é cercado de familiares. Pensando nesse cenário, pode ser selecionado mais de um responsável pela confecção dos doces. Assim, é possível dividir tanto o valor dos ingredientes, quanto o trabalho manual de colocar as receitas em prática.
Para as famílias que prezam por momentos mais afetivos, ainda é possível incluir as crianças no processo. Escolher receitas simples, delegar tarefas menores e permitir que elas fiquem na cozinha são algumas das dicas.
Compre em atacadistas
Fazer as compras em atacado é mais uma dica para quem busca economizar. Nesses mercados, é possível encontrar preços mais acessíveis, marcas de qualidade e embalagens maiores. A dica é reunir a família e se juntar na hora de ir às compras.
Escolha bem as quantidades e sabores
Nozes, amêndoas, damasco, alguns ingredientes podem ser mais caros que outros. Por isso, a dica para economizar é repensar a viabilidade de algumas receitas. Comprar apenas a quantidade de ingredientes que serão usados também é uma estratégia para evitar desperdício e gastos desnecessários.
Sugestões para o cardápio de Páscoa
Mesmo com as dicas, ainda ficou na dúvida na hora de montar o cardápio? Abaixo, é possível conferir três sugestões práticas, gostosas e econômicas:
Maçã do amor
Esse é um prato típico das festas juninas, mas pode conquistar o coração das crianças durante a Páscoa. Para a receita, é preciso apenas maçã, açúcar, corante e palitos.
Em uma panela, coloque cinco xícaras de chá de açúcar, meio litro de água e duas colheres de chá de corante alimentício. Mexa bem e ligue o fogo até que a mistura atinja o ponto de calda. Depois, é só espetar as maçãs, passar a fruta na calda e deixar a sobremesa descansar até esfriar.
Mousse de maracujá
O mousse de maracujá é uma receita barata, prática e ideal para quem não gosta de sobremesas tão doces. São utilizados apenas três ingredientes: leite condensado, creme de leite e maracujá.
Para preparar, basta bater no liquidificador uma lata de leite condensado, uma lata de creme de leite e o suco de dois maracujás médios. Quando a mistura estiver homogênea, coloque em uma travessa e leve para gelar.
Palha italiana de Oreo e leite ninho
Quando pensamos em doce, fica difícil esquecer do brigadeiro. Na Páscoa, essa receita pode ficar mais sofisticada e saborosa. Para isso, é necessário uma lata de leite condensado, uma caixa de creme de leite, uma colher de sopa de margarina, quatro colheres de sopa de leite ninho e um pacote de bolacha Oreo.
Em uma panela, misture a margarina, o leite condensado, o creme de leite e o leite ninho. Ligue o fogo e mexa até a mistura atingir a consistência de um brigadeiro. Com a massa pronta, misture as bolachas quebradas em pedaços grosseiros. Para finalizar, leve a um recipiente untado com margarina e aguarde a massa esfriar. Na hora de servir, basta cortar os quadrados e passar o doce no leite ninho.