Descubra como lacear um sapato que está apertado

Quem nunca comprou um sapato um pouco apertado na esperança de ele lacear, mas acabou deixando o par guardado no fundo do armário? Essa é uma prática mais comum do que você pode imaginar! Nem todo mundo sabe o que fazer durante essas situações e acaba desistindo de usar sua nova aquisição.

O desconforto pode variar de acordo com cada tipo de material que o sapato feminino é feito: os de couro podem levar mais tempo para amaciar do que os de tecido, por exemplo. No entanto, é questão de tempo até que ele se torne mais maleável e calce melhor em seus pés, acostumando com um novo formato.

Para que esse processo seja mais rápido e para você não abandonar seus novos pares em algum lugar do guarda-roupa, existem algumas técnicas que podem ser feitas para ajudar a lacear.

Pensando nisso, separamos dicas que podem ser úteis caso a sua coleção de sapatos abandonados esteja cada vez maior! Confira abaixo.

5 dicas para lacear os calçados

Ninguém merece sofrer com os machucados no calcanhar após passar um dia inteiro usando um sapato novo, não é mesmo? Por isso, vamos te ajudar a resolver esse problema de uma vez por todas!

Veja abaixo as nossas dicas para amaciar os seus calçados novos e as soluções para cada tipo de material.

Calçar o sapato em casa

A nossa primeira dica é utilizar o sapato em casa alguns dias antes de sair com ele. Essa técnica é importante tanto para acostumar o calçado ao formato do seu pé quanto para identificar em qual local ele está te machucando.

Faça pequenas caminhadas de alguns minutos para fazer essa análise. Caso você não vá utilizar meias ao colocá-lo, faça curativos para não machucar seu calcanhar.

Jornal amassado

Outra técnica muito conhecida é a utilização de jornais. Apesar de ser uma técnica segura, ela pode levar certo tempo até lacear o sapato até o resultado ideal.

Você vai precisar amassar algumas folhas de jornal. Depois, molhe as mãos e passe por toda a superfície para umedecê-la — sem encharcar. Então, coloque as folhas dentro do calçado até que elas fiquem bem apertadas dentro do sapato. Tire após uma hora. Essa técnica pode ser realizada quantas vezes forem necessárias!

Secador e meias grossas

Essa dica é perfeita para sapatos como os de couro, cujo material acaba laceando melhor com o calor. Para realizar a técnica, você precisa calçar o sapato com meias grossas.

Então, com o secador, esquente o couro por alguns minutos. Depois disso, ande pela casa por alguns minutos para que o calçado se acomode ao seu pé. Repita o procedimento quantas vezes precisar.

O truque também funciona com sapatos de outros materiais. A principal vantagem é que o secador não é capaz de manchar nenhum tipo de tecido, como o camurça. No entanto, tome cuidado com os sapatos de plástico: eles podem esquentar e derreter!

Spray laceador

O spray amaciante é um investimento bom para quem precisa lacear todos os sapatos. Especialmente para aqueles que têm algum problema anatômico ou possuem um pé maior que o outro, essa opção vai te ajudar muito!

Existem diversas marcas desse spray, portanto, fique atento às orientações de cada fabricante. Geralmente, o uso desse produto funciona somente em calçados de couro.

Hidratante

Por último, mas não menos importante, temos uma técnica acessível e que muitos já conhecem: o bom e velho hidratante! Apesar da sua facilidade, é um truque que pode levar alguns dias até que você atinja o resultado esperado.

Basta aplicar bastante hidratante corporal em todo o seu pé e calçar o sapato sem utilizar meias. Depois, utilize o sapato dentro de casa até aguentar. Repita o processo até lacear o suficiente para não te machucar! Mas atenção: o hidratante pode manchar sapatos de camurça.

Leve ao sapateiro

Se nenhuma das opções acima resolver o seu problema, não se esqueça do famoso sapateiro! Apesar de ser difícil encontrar pessoas que ainda prestam esse tipo de serviço, esse profissional irá resolver o seu problema da melhor maneira possível.

Deixe um comentário