De modo geral, para se tornar um atleta, a exigência inicial é estar vinculado de alguma forma profissional com algum esporte. Essa relação pode ser estabelecida de inúmeras maneiras, como, por exemplo, ser professor, treinador ou até mesmo atleta remunerado por algum clube esportivo.
Outro ponto importante é ter bom condicionamento físico, rigor técnico, equilíbrio emocional e a capacidade de se concentrar, levando em consideração que, para ser um atleta considerado de alto rendimento, essas características são cruciais.
Quer saber mais sobre esse assunto? Então, continue a leitura deste artigo e fique por dentro de tudo sobre como ser um atleta profissional!
Qual a diferença entre esportista e atleta?
Muitas pessoas fazem confusão entre os termos esportista e atleta, no entanto, é interessante ter em mente que são palavras com significados diferentes.
O atleta é aquele que possui uma relação profissional com o esporte e o esportista é aquele que pratica alguma atividade física, de modo amador ou profissional.
Nesse sentido, podemos afirmar que todo atleta é também um esportista, mas nem todo esportista é um atleta.
Como ser atleta profissional?
Para ser um atleta profissional existem alguns pontos que fazem toda a diferença durante essa jornada ao profissionalismo em um esporte, podendo até disputar torneios importantes como as Olimpíadas.
Veja a seguir quais são eles:
1- Tenha hábitos saudáveis
Se você quer ser um atleta profissional, os hábitos saudáveis são essenciais na sua vida.
Por isso, evite beber bebidas alcóolicas e fumar cigarro, mesmo um vaporizador renova zero pode não ser bom para um atleta.
2- Se você treina desde criança, tenha certeza que você já está com uma vantagem a mais
A grande maioria dos atletas profissionais começou a treinar desde antes dos 15 anos de idade, seja por financiamento da família, seja participando em projetos sociais.
Dessa maneira, sem sombra de dúvidas, é muito mais difícil para uma pessoa que não treina determinado esporte desde a primeira infância conseguir atingir um nível profissional. Isso pelo simples fato de que o corpo humano vai perdendo sua capacidade depois de certa idade.
Portanto, aqueles que começaram cedo possuem uma vantagem muito maior!
3- Passe em uma “peneira” para algum clube
Se você, de fato, se identifica com algum esporte, a melhor forma de setornar profissional nele é com uma “peneira” para um clube, ou seja, integrando a equipe desse clube.
Existem diversos clubes tradicionais, como, por exemplo, Palmeiras e Flamengo, além daqueles patrocinados por grandes empresas, como Nestlé e Red Bull.
É válido ressaltar que integrar essas equipes é difícil e muito concorrido. No entanto, é uma possibilidade, dentre as opções, de você se profissionalizar.
4-Tenha um plano B
Sabia que o emocional conta muito? Em muitos casos, tirar o peso de uma profissionalização pode ser o que falta para possibilitar que você se torne um profissional!
Ainda não entendeu? Se ser atleta profissional não é sua profissão, treinar pode ser mais fácil, afinal de contas, você estará treinando porque pode pagar pelo seu treinamento.
A grande maioria sabe que encontrar um patrocinador não é nada fácil, não é verdade? Então, se você tiver como bancar sua carreira com os tratamentos médicos, as inscrições em competições, entre outros, pode ser que seja mais fácil que você seja visto por um dos famosos “olheiros”.
5- Estude o seu esporte nos mínimos detalhes
Quem acha que faz esporte não precisa estudar, está completamente enganado! Você precisa estudar seu esporte, seja ele qual for, estando atento a todas as regras, conhecendo os competidores do passado, as táticas utilizadas e muito mais. Isso vai te ajudar, de forma significativa, a aprimorar sua própria técnica!
6-Esteja pronto para se omitir de alguns eventos sociais
Ser atleta profissional exige um grau muito alto de comprometimento, afinal de contas você deve garantir que seu desempenho nas competições seja excelente, até porque há competições com vagas limitadas e oportunidades únicas que devem ser aproveitadas da melhor forma possível, dando o máximo de dedicação.
Ser atleta profissional é entender que existem períodos em que você pode fazer apenas duas coisas: treinar e descansar.
Conclusão
Agora que você está por dentro de tudo sobre como se tornar um atleta profissional, está na hora de colocar todo esse aprendizado em prática. Tenha sempre em mente que não é uma tarefa fácil e que exige extrema dedicação e disciplina!