Uma casa limpa e cheirosa é tudo de bom, não é mesmo? E se tem uma coisa que compromete a higiene de uma residência é um vaso sanitário entupido.
O transtorno que isso causa passa pela impossibilidade de utilizar, o mau cheiro que toma conta do local e a dor de cabeça que pode ser para desentupir.
Mas fique calmo. Nem sempre é preciso uma operação de guerra para desentupir seu vaso sanitário. Na maioria das vezes, seguindo dicas simples, você consegue fazer com que seu vaso volte à funcionar.
Conteúdo:
Como desentupir um vaso sanitário de forma rápida?
São várias receitas que podem te salvar, desde água quente, detergente, bicarbonato de sódio e nas piores das hipóteses, a soda cáustica. Seja como for, antes de mais nada, é preciso aprender o que causa o problema, para evitar dores de cabeça.
Evitando o entupimento do vaso sanitário
O vaso sanitário deve ser de uso exclusivo para necessidades fisiológicas. E se você conseguir utilizar ele da forma correta, só vai entupir caso um grande volume de fezes secas seja depositado em seu vaso.
Evite jogar outros tipos de materiais, como cigarro, preservativos, lenços umedecidos, absorventes íntimos, papel higiênico, fio dental, cotonetes, etc.
Todos esses itens são de uso comum no banheiro e devem ser descartados no lixo. Assim como devemos tentar evitar acidentes com brinquedos, meias, plásticos, testes de gravidez, escovas de dente e objetos em geral.
Dessa forma, você vai estar fazendo o possível para manter seu vaso sanitário funcionando de forma correta, já que qualquer desses objetos podem parar na curva e fazer com que o funcionamento da peça seja comprometido.
Agora que sabemos como evitar que o vaso entupa, vamos analisar os métodos mais simples para desentupir em casa, sem precisar da ajuda de um profissional.

Dicas para desentupir um vaso sanitário de forma fácil
Vamos conferir uma lista com algumas opções simples para o vaso entupido:
Detergente pode ser uma boa opção
Se o vaso estiver entupido, jogue um pouco de água quente e quatro colheres de detergente. Espere meia hora para que a mistura faça efeito. Despeje mais 1 litro de água quente e deixe mais meia hora.
A temperatura vai ativar o detergente e com isso, o que estiver obstruindo a passagem pode deslizar ou ir se decompondo. Passado essa 1 hora do procedimento, você pode dar descarga normalmente para verificar se resolveu.
Deu certo? Ótimo!
Não deu? Não tem problema. Vamos para uma nova dica:
Água sanitária também pode ajudar
Se o detergente não deu conta do recado, podemos ir utilizando produtos mais potentes, como é o caso da água sanitária.
Uma mistura de meio litro de água sanitária e 1 xícara de sabão em pó deve ser utilizada no vaso sanitário entupido. Espere de 10 a 20 minutos e pode dar descarga.
Para potencializar o efeito, antes da descarga, você pode jogar 1 litro de água quente. Geralmente funciona de primeira, mas caso não dê certo, podemos ir para uma nova dica:
Utilizando a garrafa PET
Muita gente reclama que aqueles desentupidores que você compra facilmente em lojinhas de utensílios ou depósitos de material de construção não são tão eficazes assim.
Mas o que muita gente não sabe é que uma garrada pet pode fazer esse papel de forma muito mais funcional. Para isso, pegue uma garrafa pet e corte embaixo o mais próximo do fundo que conseguir.
Coloque essa parte cortada no fundo do vaso entupido, segurando pelo bico. Faça pressão, como se estivesse “bombando” o fundo do vaso. Precisa ter um pouco de água para surtir o efeito.
A água vai entrar na garrafa e vai descer com pressão, fazendo com que o que estiver obstruindo desça. Basta 2 ou 3 bombadas vigorosas para conseguir.
Desentupir vaso sanitário com soda cáustica
Se tudo o que você fez até aqui não resolveu, então é hora de partir para um método mais agressivo, que é a utilização da soda cáustica.
É necessário utilizar luvas e óculos protetores, já que precisa de muito cuidado para manusear esse produto.
Quando devo usar soda cáustica para desentupir o vaso sanitário?
Primeiramente, devemos deixar claro que a soda cáustica é um produto químico altamente corrosivo. Ele deve ser utilizado quando o entupimento do vaso foi causado por algum material orgânico como papel higiênico, resto de alimentos, absorventes ou lenços biodegradáveis.
Quando não devo utilizar soda cáustica para desentupir vaso sanitário?
Se a obstrução foi causada por outros tipos de materiais, como cotonetes, testes de gravidez, brinquedos, plásticos ou objetos em geral, pode ser que a soda cáustica não consiga fazer efeito e nesse caso, será necessário chamar um profissional.
Ele provavelmente vai ter de desmontar seu vaso para poder tirar o objeto que está obstruindo a passagem. E isso é uma dor de cabeça já que vai fazer muita sujeira em seu banheiro.
Feito todas essas recomendações de segurança, bora ver o procedimento:
Soda cáustica para desentupir o vaso sanitário
Encha um balde de água e adicione 2 colheres de soda cáustica e duas colheres de sal. Deixe o ambiente bem ventilado durante todo o processo.
Jogue a mistura no vaso sanitário e deixe agindo por aproximadamente 1 hora… feche a tampa do vaso durante o procedimento.
Dê descarga e verifique. Se não deu certo, repita novamente, porém deixe a solução agir por algumas horas. Se possível faça isso à noite, para que o produto fique horas agindo.
Ao amanhecer, dê 2 ou 3 descargas simultâneas e verifique. Não tente colocar uma quantidade maior de soda cáustica, pois ela pode estragar sua tubulação.
Dicas Extras sobre a Soda Cáustica
Soda Cáustica é o hidróxido de sódio. Formada à partir do cloreto de sódio, ela tem uma aparência branca sólida, que absorve facilmente a água, formando soluções aquosas poderosas para limpeza e desentupimentos em residências e áreas industriais.
Ela é comumente utilizada na composição de produtos de alumínio, segmentos de papel e celulose, preparação de detergentes e sabão, produtos farmacêuticos, corantes e pigmentos, alvejamento têxtil, e claro, desentupimentos e limpezas de tubulações.
Nunca jogue soda cáustica diretamente no vaso ou canos. Sempre faça a mistura num balde com água, para evitar problemas. Mexa essa solução de forma lenta e cuidadosa, pois a soda cáustica solta vapores corrosivos.
Além do vaso sanitário, essa solução pode ser utilizada em ralos, pias, banheiras, sempre tomando todos os cuidados com mãos, olhos e nariz.
Considerações Finais
Os banheiros com vazamentos ou que estejam entupidos podem revelar-se um incômodo, principalmente quando você precisa utilizá-lo e não pode ou não tem tempo para chamar um encanador experiente ou empresa especializada.
Seja no banheiro de sua casa ou no trabalho, as coisas tendem a ficar um pouco confusas e irritantes ao lidar com essa situação.
Assim, conhecer a maneira adequada de lidar com um vaso sanitário entupido é essencial!
Além dos métodos tradicionais de desentupimento com a utilização de esfregões, cabides, desentupidores ou escova de vaso sanitário, o uso de soda cáustica é um meio extremamente eficiente de limpar esse vaso sanitário que nunca desentope.
Muito bom seu conteúdo. Eu fiz esse teste com a soda cáustica e realmente funcionou! Muito obrigado pela dica.