Você já experimentou pavê de bolacha champagne? É uma sobremesa típica brasileira, feita com camadas de creme, bolachas champagne e cobertura de chocolate. É fácil de fazer, deliciosa e perfeita para qualquer ocasião.
Neste artigo, você vai aprender 5 dicas para fazer um pavê de bolacha champagne irresistível. Vamos lá?
Conteúdo:
O que é pavê de bolacha champagne?
Pavê é uma palavra francesa que significa “pavimento”, pois a sobremesa lembra as camadas de pedras usadas nas ruas. Bolacha champagne é um tipo de biscoito seco e crocante, que pode ser encontrado em qualquer supermercado.
A combinação desses dois ingredientes com um creme branco e uma cobertura de chocolate resulta em um pavê de bolacha champagne, uma das sobremesas mais populares do Brasil.
Categoria: Pavê
Rendimento: 8 a 12 porções
Tempo: 50 minutos
Dificuldade: Fácil
Como fazer pavê de bolacha champagne?

Para fazer pavê de bolacha champagne, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 1 lata de leite condensado
- 2 latas de leite (use a mesma medida do leite condensado)
- 4 gemas
- 2 colheres (sopa) de amido de milho
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
- 200 g de bolacha champagne
- 1 xícara (chá) de leite morno
- 200 g de chocolate meio amargo picado
- 1 caixinha de creme de leite
O modo de preparo é simples:
- Em uma panela, misture o leite condensado, o leite, as gemas e o amido de milho. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar. Desligue o fogo e acrescente a essência de baunilha.
- Em um refratário, faça uma camada com metade das bolachas champagne umedecidas no leite morno. Espalhe metade do creme por cima. Repita com o restante das bolachas e do creme.
- Em uma tigela, derreta o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas. Misture o creme de leite e espalhe sobre o pavê.
- Leve à geladeira por pelo menos 4 horas antes de servir.
Qual é a origem do pavê de bolacha champagne?
Não se sabe ao certo quem inventou o pavê de bolacha champagne, mas há algumas teorias sobre sua origem. Uma delas é que a receita foi trazida pelos imigrantes franceses que vieram para o Brasil no século XIX. Outra é que a sobremesa foi criada por um confeiteiro brasileiro que se inspirou em um doce francês chamado charlotte russe, que também leva biscoitos e creme.
O pavê é uma sobremesa muito versátil e deliciosa, que pode ser feita com diversos sabores e ingredientes. Aqui estão algumas sugestões de pavê para você experimentar, usando o pavê tradicional como base:
Pavê de doce de leite
Substitua o creme branco do pavê tradicional por um creme de doce de leite, feito com 1 lata de leite condensado cozido na panela de pressão por 40 minutos, 2 xícaras de leite e 2 colheres de amido de milho. Use biscoitos champagne ou maizena para as camadas e finalize com uma cobertura de chantilly.
Pavê de coco
Troque o creme branco do pavê tradicional por um creme de coco, feito com 1 lata de leite condensado, 2 latas de leite, 4 gemas e 100 g de coco ralado. Use biscoitos maisena para as camadas e finalize com uma cobertura de chocolate, feita com 200 g de chocolate meio amargo derretido e 1 caixinha de creme de leite.
Pavê de nozes
Substitua o creme branco do pavê tradicional por um creme de nozes, feito com 1 lata de leite condensado, 2 latas de leite, 4 gemas e 200 g de nozes picadas. Use biscoitos champagne para as camadas e finalize com uma cobertura de chantilly e nozes inteiras para decorar.
Pavê de café
Que tal substituir o creme branco do pavê tradicional por um creme de café, feito com 1 lata de leite condensado, 2 latas de leite, 4 gemas e 4 colheres de café solúvel dissolvido em um pouco de água quente. Use biscoitos champagne ou maizena para as camadas e finalize com uma cobertura de chocolate, feita com 200 g de chocolate meio amargo derretido e 1 caixinha de creme de leite.
Essas são apenas algumas ideias, mas você pode usar a sua criatividade e inventar outras combinações.
Quais são os melhores acompanhamentos para o pavê de bolacha champagne?
O pavê de bolacha champagne já é uma sobremesa completa por si só, mas se você quiser incrementar ainda mais, pode servir com alguns acompanhamentos que combinam muito bem. Aqui estão duas sugestões:
- Sorvete: Uma bola de sorvete de creme ou de baunilha fica ótima com o pavê de bolacha champagne, pois contrasta com o chocolate e refresca o paladar.
- Frutas: Algumas frutas frescas ou em calda podem dar um toque especial ao pavê de bolacha champagne, como morango, cereja, abacaxi ou pêssego.
Conclusão
O pavê de bolacha champagne é uma sobremesa fácil, rápida e deliciosa, que agrada a todos os gostos. Com as dicas que você aprendeu neste artigo, você pode fazer um pavê perfeito para qualquer ocasião. Experimente e depois me conte o que achou. Deixe também sua opinião sincera e suas sugestões nos comentários. Até a próxima!
Conheça essa e outras opções de receitas em nosso Grupo do Facebook!!