Ofertas imperdíveis ou ciladas? Dicas para evitar armadilhas em marketplaces populares

A pandemia que tivemos no ano de 2020 não foi um acontecimento que afetou apenas a saúde, mas também a nossa forma de consumo. Se já era comum comprar pela internet, passou a ser a primeira opção. Se já era desejável para as empresas ter um site, este passou a ser obrigatório.

Os marketplaces representaram uma fatia de 51% do faturamento do comércio online, segundo a  Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). Com essa popularização, hoje promoções e descontos são comuns.

E você pode usar o seu para aproveitar, como um cupom de desconto Mercado Livre, o maior marketplace do Brasil. Mas, como toda compra, ao navegar pelos marketplaces, é preciso ter sagacidade para evitar armadilhas. Por isso, na hora de navegar por esse universo, siga as dicas que deixamos a seguir!

Avalie se a reputação do vendedor é boa

Na internet a reputação conta muito. Por isso, um dos primeiros pontos de atenção é pesquisar sobre a reputação do vendedor. Como essa loja é avaliada? Esse vendedor responde os comentários? É rude ou educado nessas respostas? Ele resolve os problemas apontados?

Entre no perfil da loja, avalie a classificação dela e também os feedbacks que os compradores dão. Além disso, avalie se ele responde no chat, se acontecer algum problema com o seu produto, você vai precisar de um vendedor que resolva.

Cuidado com as ofertas mirabolantes

Já ouviu o ditado popular que “quando a esmola é demais o santo desconfia”? Ele se aplica aqui. Se a oferta for muito abaixo do preço real da mercadoria, desconfie. Esse produto pode ser falsificado e de baixa qualidade. E você ficará decepcionado quando abrir o pacote.

Faça uma pesquisa em diferentes lojas para saber qual a média de preço daquele produto, veja se a loja ativou alguma promoção especial, como Dia das Mães, Natal e outras. Com isso, você vai ter um parâmetro para saber o que evitar.

Verifique a qualidade

Com certeza você conhece alguém que já fez uma compra online e saiu decepcionado porque o produto era de baixíssima qualidade. Para evitar esse sentimento de insatisfação, avalie os comentários.

Sim, os comentários são uma fonte valiosa de informações. Neles procure o que as pessoas falam sobre a qualidade do produto, cor, tamanho, tecido, aderência às especificações da página e entrega.

Dessa forma, você vai ter uma noção da qualidade e vai avaliar as fotos e vídeos que muitos compradores deixam. Isso vai te ajudar a  decidir melhor se vai comprar daquela loja ou não.

Fique atento aos custos extras

Ao avaliar a loja, um ponto essencial é verificar em qual país a loja se situa. Isso porque se ela for internacional, você poderá pagar impostos sobre importação e até ICMS, dependendo do valor da compra. Por isso, fique atento aos detalhes e, se surgir alguma dúvida, procure o vendedor no chat.

Entenda sobre as políticas de troca

Toda loja tem a sua política de troca e ela é importante para que você se resguarde caso o produto não sirva. Ela deve detalhar os prazos para devolução, condições do produto — se ele precisa estar em embalagem original, sem uso e outras, formulários e processo para solicitar a troca.

Veja também se ela fala sobre o reembolso, isso vai te poupar uma grande dor de cabeça caso a peça não possa ser trocada. Além do mais, verifique se a loja tem alguma exceção, como os produtos com desconto.

Não se esqueça do prazo de entrega

Isso mesmo, verifique qual será o prazo de entrega antes do pagamento do seu produto. Isso vai evitar ansiedades desnecessárias e desencontros na hora de receber a encomenda.

É sempre melhor optar pela compra de produtos que possuem código de rastreio. Assim você pode acompanhar a entrega em tempo real e acionar a loja se ocorrer um extravio do produto, comprovando que não recebeu.

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