O papo de anjo é uma sobremesa tradicional portuguesa, que se acredita ter sido criada por freiras portuguesas por volta dos séculos XIV ou XV.
A origem do doce está ligada à necessidade de utilizar as gemas de ovo que sobravam das operações de lavandaria nos conventos, onde as claras eram usadas para engomar as roupas. As gemas excedentes eram então batidas e cozidas, resultando no doce conhecido como papo de anjo, que é fervido em calda de açúcar.
Ingredientes
12 gemas
Calda:
2 xícara (chá) de açúcar
1 litro de água
1 colher (sobremesa) de essência de baunilha para saborizar e aromatizar o doce
Modo de fazer
Separe o bowl da batedeira para peneirar as gemas, pois esse passo ajuda a não deixar o doce cheirando a ovo.
Após peneiradas, bata as gemas por bastante tempo, até que elas fiquem bem claras e cremosas. Neste ponto da receita, você pode saborizar as gemas com raspas de laranja ou de limão.
Enquanto elas batem, prepare a calda, que deve ficar “grudenta”, porém não em ponto de fio. Isso você consegue reduzindo o líquido em fogo baixo. Saborize a calda com a essência de baunilha e reserve.
Unte forminhas de empada com margarina e despeje uma porção do creme de gemas, até a metade delas.
Leve para assar em forno aquecido a 200ºC por 20 minutos ou até que dourem. Faça o teste do palito.
Tire cada um da forminha, delicadamente, e faça furos de um lado e de outro e coloque-os na calda, regando para que fiquem embebidos nela.
Após terminado o processo anterior, mantenha o papo de anjo na geladeira e sirva sempre geladinho.
Gostou dessa receita? Entre no nosso GRUPO DE RECEITAS no Whatsapp. É de graça e você recebe dezenas de receitas fáceis e práticas toda semana! Participe e comente também do nosso GRUPO DO FACEBOOK.