Melhor blog de saúde da internet

Você sabe o que fazer quando uma pessoa tem um desmaio? E se uma pessoa tem uma queimadura de primeiro grau, sabe como agir ou quais são os primeiros socorros? Muitas pessoas não sabem como agir em nenhuma das duas hipóteses, no entanto, graças a internet, há aqueles que sabem o modo correto em ambos os casos.

E muito disso só tem se tornado possível graças ao melhor blog de saúde da internet. Afinal de contas, por ser uma plataforma democrática, qualquer pessoa, de qualquer lugar do país consegue ter acesso a tais informações.

A internet tem contribuído muito para o avanço de toda uma sociedade, afinal de contas, através dela, muitos processos têm se tornado mais ágeis, por exemplo. Agora, em relação à saúde, as coisas não são nem um pouco diferentes.

Por muito tempo, alguns entendimentos a respeito da área da saúde eram muito restritos. Ou seja, apenas médicos ou universitários possuíam tais conhecimentos. Contudo, em relação a esse ponto, isso tem mudado bastante com o decorrer do tempo, graças aos blogs de saúde da internet.

É claro que há algumas coisas que devem ser ponderadas. Afinal de contas, ao contrário do que diz o ditado, nem tudo que está na internet é verdade. Ou seja, é preciso filtrar muita coisa. Mas, através desse artigo, falaremos um pouco mais sobre esse assunto. Confira!

Como a internet tem ajudado a área da saúde?

A internet impacta a sociedade como um todo, afinal de contas, todas as áreas são beneficiadas com os avanços tecnológicos, e a área da saúde é apenas uma delas. Contudo, essa importância foi intensificada devido a pandemia do COVID-19.

Isso porque, como o distanciamento social era uma recomendação, muitos processos migraram para o ambiente online. É claro que ainda há algumas melhorias a serem feitas. Afinal de contas, como muitas coisas foram feitas às pressas, nem tudo está perfeito.

Contudo, a internet ajudou com que pessoas pudessem realizar consultas ou renovar receita de seus medicamentos de forma remota, por exemplo. Essa técnica, batizada por “telemedicina”, tem sido muito bem aceita entre os médicos.

Afinal de contas, há pessoas que têm muita dificuldade para ir em uma unidade médica, devido à falta de transporte público. E perder todo esse tempo para ter que renovar uma receita é, no mínimo, cansativo. Então, nesse ponto a internet facilitou bastante, mas não só para o paciente.

O médico também pode usufruir dessas vantagens. Isso porque, como ele não precisa despender tanto tempo para consultas mais simples, ele pode se dedicar em resolver problemas mais urgentes de outros pacientes, por exemplo.

Fora esse ponto, a internet contribui para a área da saúde devido ao fato de disseminar informações, o que deixa a população mais alerta, responsável e mais bem preparada para algumas ocasiões, como quando há casos de desmaio, por exemplo. Contudo, há alguns cuidados que você deve tomar a respeito desse assunto.

Cuidados com a internet na área da saúde

Com certeza você já deve ter ouvido a expressão de que “a internet é terra sem lei”. É claro que você não deve levar isso ao pé da letra. Afinal de contas, nos dias de hoje já existem órgãos especializados em tratar crimes feitos no âmbito digital.

No entanto, querendo ou não, a internet é um “território livre”, onde aceita qualquer tipo de informação, seja ela falsa ou não. Portanto, um dos principais cuidados que você deve ter diz respeito à confiabilidade dos conteúdos que você está consumindo.

Inclusive, alguns dados mostram que notícias falsas são 70% mais compartilhadas do que as verdadeiras. Não é à toa que o próprio governo tem trabalhado para minimizar as fakes news. Por esse motivo que iremos falar sobre o melhor blog de saúde da internet, pois é um site seguro e do qual você pode confiar nas informações.

Há algumas formas de identificar se um site é ou não confiável. E mesmo que seja um pouco trabalhoso, trata-se de algo necessário, até mesmo para garantir que as instruções repassadas por determinado blog são verdadeiras ou atuais.

Como identificar um blog confiável?

A internet é uma faca de dois gumes: assim como pode ajudar, também é capaz de trazer alguns malefícios. Ou seja, ao mesmo tempo em que ela propaga informações úteis e que fazem a diferença, também traz algumas fake news sobre o assunto.

Por isso, é essencial saber identificar se um blog é confiável e, portanto, nos próximos parágrafos iremos dar algumas dicas de como fazer isso.

Informações da empresa: uma empresa do qual seja difícil encontrar informações a respeito pode ser um indício de que as informações não são tão confiáveis assim. Uma empresa séria possui CNPJ e não há o que esconder e, fora isso, a grande parte delas está presente nas redes sociais, o que nos leva ao próximo tópico.

Comentários: avalie os comentários que são feitos no próprio blog ou nas redes sociais. Procure ver se há algum indício de que a própria empresa está criando esses comentários.

Informações atualizadas: às vezes um blog não necessariamente é infundado, mas apenas não se preocupa em atualizar os seus conteúdos, o que também é um problema. Então, ao consumir um blog, certifique-se de que todas as informações são atuais.

Fonte: qualquer informação relacionada à saúde tem uma fonte, uma vez que ela precisa passar por uma série de pesquisadores. Portanto, sempre verifique se a fonte para o conteúdo é confiável.

Equipe: outro ponto para saber se um blog é confiável é verificar se a equipe é formada ou referência no assunto. Afinal de contas, pessoas que são formadas na área possuem mais autoridade para falar dessas questões.

Contudo, o melhor blog de saúde da internet se enquadra em todas essas características, e é por isso que ele é confiável. Falaremos mais a respeito no próximo tópico.

Melhor blog de saúde da internet

O melhor blog de saúde da internet é a Brasil Emergências Médicas. E isso acontece porque a empresa se enquadra em todas as características que citamos acima. Em relação à sua equipe, há vários enfermeiros, médicos, técnicos em enfermagem, socorristas, auxiliar de regulação médica e outros.

Então, toda a sua equipe é muito capaz e tem autoridade para falar sobre os assuntos. Em relação aos comentários, a empresa é uma das mais bem avaliadas no Google, uma vez que possui nota máxima e mais de 200 comentários positivos a respeito de seus serviços.

Fora isso, é muito fácil colher as principais informações a respeito da empresa, já que no seu próprio site é possível conferir. Inclusive, há uma página no site que descreve toda a sua equipe, mostrando quais as suas formações e competências.

Ou seja, não há nenhuma informação que fique oculta. Todas elas podem ser acessadas pelo usuário. Ou seja, dá uma confiabilidade maior. Além do mais, todas as informações são atuais e, dessa forma, você consegue aplicar todas as dicas dadas pelo blog.

Ademais, não é um simples blog, mas sim uma empresa que trabalha na área da saúde. Ou seja, a sua responsabilidade em repassar apenas conteúdos verdadeiros é ainda mais importante. Afinal de contas, é a sua credibilidade que está em jogo. Então, por esses e outros motivos, a Brasil Emergências Médicas é o melhor blog de saúde da internet.

Deixe um comentário