Marketing de Conteúdo: Como começar a produzir conteúdo

Você já ouviu falar em Marketing de Conteúdo? Essa é uma estratégia muito utilizada nessa área por diversas empresas, sejam elas grandes ou pequenas. 

Uma vez que essa estratégia pode trazer diversos benefícios principalmente por ser uma ação que tem baixos custos de investimento. 

Outra questão que chama atenção nessa tática é o fato de que através dela, a companhia não precisa ir atrás dos clientes por meio de buscas por dados e análises de um crm gratis.

Isso acontece porque o Marketing de Conteúdo é capaz de trazer o cliente até a empresa. 

Portanto, se você se interessou por essa estratégia e quer saber mais sobre como aplicá-la e começar a produzir um conteúdo de qualidade, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de marketing. 

Além disso, veja quais são os principais benefícios e desafios para que possa colocá-lo em prática a partir de agora.

O que é Marketing de Conteúdo

Para quem não conhece, esse tipo de marketing é um dos mais utilizados pelo comércio e é um tipo de estratégia bem popular. Ela consiste em criar conteúdos de interesse de seu público-alvo para atraí-lo e fazer com que ele chegue até você. 

Uma vez atraído, esses clientes ainda podem ser direcionados em um caminho chamado funil de vendas ou pipeline de vendas.

Por sua vez, o pipeline pode fazer com que essa primeira interação se transforme em uma venda efetiva ou até mesmo em uma relação fiel entre o cliente e sua empresa e seus produtos. 

Na prática, funciona da seguinte forma: vamos imaginar que sua companhia vende acessórios para bicicletas e portanto, seu público-alvo serão clientes que praticam o esporte de ciclismo ou são entusiastas dessa prática. 

Usar esse marketing para atrair esse público, significa realizar conteúdos de relevância como artigos sobre as melhores bicicletas ou qualquer outra informação que possa despertar o interesse. 

Vale mencionar que todas essas informações podem ser adquiridas através de um crm de vendas.

Portanto, quando seus clientes pesquisarem em sites de busca como o Google sobre suas dúvidas e anseios relacionados a esse tema-chave, eles poderão chegar até o seu conteúdo. 

Com isso, eles vão conhecer a sua empresa e vão começar a se relacionar com seus produtos de uma forma sutil. 

Como começar a Produzir conteúdo

O primeiro passo para conseguir desempenhar um marketing de conteúdo de qualidade que realmente trará benefícios para sua companhia é justamente conhecer as pessoas que almeja atingir. 

Isso significa buscar o melhor crm para conseguir informações mais profundas que vão além de coisas como nome e gênero. 

Esses dados vão te ajudar a escolher os conteúdos mais relevantes, bem como a melhor plataforma e formato para alcançar seus clientes. 

Isso significa que, se os seus consumidores não frequentam redes sociais, como o Facebook, não adianta nada implementar conteúdos nessas plataformas. 

Portanto, quanto mais informações conseguir, melhor será a criação do seu conteúdo e maior será a probabilidade de mais clientes “morderem a isca”. 

Então, confira a seguir alguns aspectos que devem ser buscados pela sua empresa a respeito de seu público-alvo:

  • Dados de comportamento online;
  • Assuntos de relevância;
  • Preferências;
  • Dores e problemas pessoais;
  • Plataforma preferida;
  • Tempo médio de navegação, entre outras informações. 

Dessa forma, ao verificar todos esses aspectos, é possível produzir conteúdos cada vez mais relevantes. 

Por que Marketing de Conteúdo é importante?

O marketing de conteúdo ou o app funil de vendas é uma estratégia importante que pode agregar muito ao seu empreendimento. 

Portanto, pode trazer diversos benefícios, como por exemplo, aumentar o número de clientes, ajudar na fidelização desse público, sem contar que essa estratégia tem um baixo custo e não necessita de altos investimentos. 

Além de tudo isso, o marketing de conteúdo também auxilia uma marca a criar um nome de importância no mercado. 

Isso acontece uma vez que quando um conteúdo de qualidade é produzido, o consumidor passa a desenvolver uma confiança. Com isso, é possível se tornar uma marca com notoriedade e referência no mercado.

É possível concluir, portanto, que o marketing de conteúdo só vem a agregar valor ao seu empreendimento. 

Além disso, pode te ajudar a se destacar no mercado e sair na frente em relação à concorrência para que consiga, cada vez mais, se desenvolver e crescer para conseguir mais investimento e compradores.

No geral, isso tudo vai ajudar com que sua empresa se torne uma marca diferente no mercado e chame a atenção do consumidor, que por sua vez valoriza ideias inovadoras.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

2 comentários em “Marketing de Conteúdo: Como começar a produzir conteúdo”

Deixe um comentário