O email marketing é um dos canais de marketing digital mais utilizados pelas organizações e mais relevantes que existem atualmente. Se você está buscando ideias para criar emails que realmente convertem em vendas, está no lugar certo! Neste artigo, apontamos algumas dicas para que você aplique nas suas campanhas de email marketing e obtenha bons resultados junto aos clientes do seu negócio.
Segundo pesquisa elaborada pela Mckinsey & Company, o email marketing é 40 vezes mais eficiente para conquistar novos clientes em comparação ao Facebook e o Twitter. Através de uma campanha de email bem elaborada, você interage com os seus leads de forma bem mais segmentada e personalizada (possibilitando que a sua empresa ofereça produtos, serviços, ofertas, notícias, newsletters e muito mais).
Principais ERROS cometidos na criação de campanhas de email marketing
– Quando a empresa não analisa a jornada de compra do lead antes do envio do email:
Aqui o ideal é criar modelos de email marketing baseados em cada etapa da jornada de compra do lead: Aprendizado/Descoberta, Reconhecimento do Problema, Consideração da Solução e Decisão.
– Quando não há preocupação com o mobile:
Conforme levantamento feito pela consultoria Newzoo, o Brasil está em quinto lugar no ranking global com maior número de usuários de smartphones. Os dados demonstram que mais da metade da população brasileira realiza compras online, acessa redes sociais e faz cursos através dos seus dispositivos móveis. Portanto, não se preocupar com a visualização mobile na hora da construção de seus emails é um grande erro.
– Quando não há personalização nas campanhas de email marketing:
Do mesmo jeito que é fundamental analisar a jornada de compra do consumidor (na hora de enviar seu email), é importante criar copys e layouts personalizados para os seus leads, melhorando (e muito) a experiência do cliente potencial.
– Quando a ação não corresponde ao planejamento do seu email marketing:
Antes de criar seus modelos de email marketing, é importante reavaliar se você está colocando mesmo em prática tudo o que planejou em sua estratégia de campanha, para que não aconteçam ruídos de comunicação com o seu público-alvo e todo o seu trabalho seja jogado fora.
– Quando as métricas dos emails enviados não são analisados:
Se você não tiver uma análise precisa sobre os resultados dos seus emails, não saberá qual o modelo que tem mais possibilidade de atingir seus objetivos junto ao seu público. Ao conferir os dados das suas campanhas de email, é possível extrair insights que podem ser aplicados na hora de construir um novo email (as métricas indicam o que está ou não dando certo em suas campanhas).
10 modelos de email marketing para você aprimorar as suas campanhas
Pode ser que, em um dado momento, você não consiga mais pensar em uma nova maneira de nutrir e incentivar os seus clientes potenciais, fazendo com que deixem de fazer negócio com a sua empresa. Por isso, listamos abaixo alguns modelos de email marketing que certamente irão aprimorar ainda mais as suas campanhas:
1. Email de divulgação de evento
Você pode usar o poder do email marketing para divulgar eventos e capturar leads (tendo o cuidado de enviar o conteúdo certo para o momento certo que o lead se encontra na jornada de compra). Como cada marca possui públicos diversificados e com comportamentos que podem variar muito, é importante fazer um teste A/B, com uma pequena parte da sua base de leads, para os assuntos dos seus emails (onde 50% dos seus leads receberão a versão A e os 50% restantes receberão a versão B). A ferramenta se encarrega de avaliar a versão de melhor desempenho e entrega o restante da campanha para o restante da base.
2. Newsletter
Use newsletters para estreitar seus relacionamento com os leads (essa estratégia de nutrição pode lhe render ótimos resultados). Nesse formato de email, a ideia é enviar regularmente uma newsletter com conteúdos que sejam relevantes para o seu público (utilize cores, imagens, colunas e divisores de email) e com elementos visuais que prendam a sua atenção com mais facilidade.
3. Email de divulgação de eBook
Embora seja um conteúdo muito comum encontrado na internet, os eBooks que apresentam um conteúdo mais aprofundado e uma diagramação mais atrativa alcançam um enorme sucesso nas estratégias de email marketing. Criar estratégias de marketing de conteúdo envolvendo a divulgação do eBook por email é uma excelente forma de educar os leads e incentivá-los a seguir na jornada de compra.
4. Email com cases de sucesso
Se o seu lead encontra-se no meio ou fundo do funil de vendas, ele está preparado para saber mais sobre a sua empresa/produto/serviço. Sendo assim, construa então um modelo de email marketing contando casos de sucesso com seus clientes anteriores. Prepare um copy bem estruturado apresentando o desafio que o seu cliente enfrentou e mostrando como ele resolveu esse problema.
5. Email de datas sazonais
É essencial que a sua equipe de marketing esteja atenta às datas do ano que se repetem e podem ser utilizadas em uma estratégia de email marketing (Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados etc.). Aproveite também os acontecimentos especiais (Copa do Mundo, Carnaval e outros) para impactar seu cliente com modelos de email marketing relacionados ao que está ocorrendo no momento. Uma ação recorrente é conferir as tendências no Google Trends (um recurso baseado na pesquisa do Google que mostra com que frequência um termo é procurado no buscador).
6. Email de relacionamento com os clientes
O modelo de email marketing de relacionamento com o cliente é um bom exemplo prático da importância de unir uma ferramenta de automação com a conexão humana. Essa combinação de ambos é o futuro da Experiência do Cliente (CX). Aqui os elementos visuais ajudam a prender a atenção do leitor e facilitam bastante o entendimento do que é mais importante comunicar ao cliente.
7. Agradecimento pela participação de eventos
Envie um email de agradecimento pela participação do lead no seu evento e disponibilize um link para que ele possa assistir sempre que desejar. Uma boa dica é falar mais sobre a sua empresa para os participantes de eventos para que essa conversa mantenha uma continuidade com eles.
8. Email com foco no perfil do lead
Use o seu email como um canal de comunicação com seus leads de forma personalizada e segmentada (isso pode trazer vários insights para suas próximas campanhas de email marketing).
9. Email de apresentação da empresa
O modelo de email de apresentação pode ser utilizado pela sua empresa em uma primeira abordagem com o lead. Ao produzi-lo, adicione informações sobre sua marca, produto ou serviço de uma forma introdutória (use um copy direto, claro e informativo). Crie cabeçalhos personalizados para que seu lead reconheça imediatamente a sua empresa.
10. Email repique
O repique é nada mais do que o reenvio daquele email que não foi aberto ou onde nenhuma ação foi realizada pelo lead. Adicione depoimentos de clientes no corpo do seu email (refletindo a experiência deles com o sua marca, produto ou serviço). Dar voz a um cliente, através do email marketing, mostra aos seus leads como você é avaliado e recomendado por outros clientes.
Como você pode perceber, existem muitos formatos de email marketing e eles podem ser utilizados para diversos fins. Cada um deles tem uma função e, para obter bons resultados, é preciso estar atento aos detalhes e se planejar com cuidado. Escolha o que mais se adequa ao seu modelo de negócio e aplique a melhor estratégia.