Entenda como o Google Meu Negócio pode ajudar sua empresa

Ter uma presença na Internet é prerrogativa básica para quem tem uma marca. Ter um site e investir numa boa organização do Google Meu Negócio é essencial para que a sua empresa seja encontrada pelas pessoas quando forem pesquisar algo relacionado, principalmente no Google Maps.

Isso porque a cada dez pessoas, oito usam o Google para procurar informações sobre as empresas e 95% das pessoas utilizaram o Google em 2017 para comparar empresas antes de escolher com qual entrar em contato primeiro para concluir a compra.

Por exemplo, uma companhia que vende totem fachada, ao se colocar totalmente posicionada no Google, pode acabar indo para posições que ela nem imaginava que poderia estar. Simplesmente por configurar o seu Google Meu Negócio de forma certa.

Se uma empresa quer se posicionar melhor e ser mais facilmente achada na plataforma de busca, quando as pessoas pesquisam algo, pensando nisso, nada mais lógico que aumentar essa estratégia com o auxílio do Google Meu Negócio.

Pode ser o caso de uma empresa de serviço de gráfica rápida, se ela quer impulsionar sua marca a aparecer no Google. Então, a ferramenta construída pelo Google, tem como foco aumentar as vendas locais por meio da aparição de dados sobre a empresa no site.

Se a corporação ainda não tem uma conta no Google Meu Negócio, ou se ela não pensa em uma estratégia de marketing exclusiva para a marca, sabe-se que muitas oportunidades podem ser desperdiçadas.

Então, no caso de uma empresa de impressão de folder frente e verso, tem que ser atualizado sempre as informações sobre o negócio, assim o GMN ajudará na aparição dela.

Principalmente dentro dos buscadores. Portanto, este artigo vai tratar de alguns aspectos que rodeiam o Google Meu Negócio, trazendo, assim, informações valiosas à marca.

Conceito de Google Meu Negócio

Se um empreendedor ainda não sabe o que é Google Meu Negócio, pode estar perdendo uma grande oportunidade para conseguir exposição gratuita nas páginas de respostas do buscador, principalmente se ela tiver um pequeno negócio local.

Por exemplo, um negócio local de placa de vidro com logo, se for bem estruturado na plataforma do Google Meu Negócio, consegue aumentar em algumas vezes o número de vendas.

Criada há pouco mais de cinco anos, o Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita onde uma empresa pode se cadastrar e, com isso, realizar uma ótima exposição nos resultados de pesquisas da plataforma de busca, e também no Google Maps.

Utilizando de exemplo, alguém quando vai comprar um comprar pneu goodyear gps3 e faz a pesquisa desse produto no Google, geralmente aparece para ele alguns sites e estabelecimentos que foram colocados ali por meio do GMN. Esse é o poder do recurso.

Ter uma grande presença online neste instrumento ajuda as pessoas a encontrarem sua empresa em diversos cenários de pesquisa, como a busca pelo nome da empresa, produtos e serviços que ela oferece, e em buscas pela localização geográfica da marca.

Então, por exemplo, certa companhia de sistema de segurança para lojas pode também ter uma presença online mais transparente. Quando se trata de segurança, as pessoas querem sempre mais informações, seja sobre o produto ou serviço que querem adquirir.

E essa ferramenta é na verdade um gigantesco diretório de empresas criado pelo Google, que vem tomando cada vez mais espaço nas estratégias de marketing digital das marcas, principalmente daquelas voltadas para pequenos e médios negócios locais.

O serviço é totalmente gratuito, o que, sem sombra de dúvida, já é um forte ponto para que a sua empresa se cadastre na ferramenta, e consiga com isso anunciar de graça no Google em situações como páginas de pesquisa e no Google Maps, como já foi destacado antes.

Em termos de instrumentos de marketing digital para pequenos e médios negócios, o Google Meu Negócio tem sido uma das mais auxiliadoras e heroicas para esses empreendimentos.

Ao construir uma ficha, como é chamado o perfil de uma empresa no GMN, ela poderá cadastrar os seus dados, como:

  1. O nome da empresa, o comercial;
  2. O endereço do empreendimento;
  3. Também o número de telefone;
  4. Relatar ali o horário de funcionamento;
  5. Adicionar as formas de pagamento;
  6. E algumas outras informações sobre o negócio.

Um dos segredos para ganhar relevância para uma ficha no Google Meu Negócio, e com isso ter um negócio mais destacado nas buscas, é preencher todas as informações disponíveis nos variados formulários e campos oferecidos pela própria ferramenta.

Os benefícios em usar o Google Meu Negócio

Visto isso, serão detalhadas, em seguida, as principais vantagens do GMN como instrumento de divulgação de pequenas empresas, onde atua apenas de forma localizada.

1. Exposição gratuita nas buscas do Google

É justamente esta uma das grandes vantagens do Google Meu Negócio, colocar de forma gratuita o seu negócio em posição de destaque nas páginas de pesquisa do Google e também no Google Maps.

Vale ressaltar que não fala-se apenas de empresas que possuem negócios online, e sim de todo tipo de empresa, até mesmo aquelas que ainda não possuem um site, o que também não é um problema, pois no Google Meu Negócio é possível criar um.

Um negócio de caixa de papelão quadrada, que não tenha um site, pode simplesmente fazer o dele pela plataforma do GMN. Isso já vai adiantar o trabalho da marca em alguns meses e, consequentemente, aumentar as vendas.

Se a marca fizer o seu cadastramento da forma certa, aplicando os métodos de otimização de perfis empresariais, seus produtos e serviços, deverá estar na primeira página do Google em até duas semanas, no caso de algumas procuras específicas.

2. Possibilidade de ter mais uma fonte de dados

Para as empresas que já têm uma página online, um dos benefícios centrais do Google Meu Negócio é agrupar mais uma fonte de tráfego e, diga-se de passagem, um tráfego muito qualificado.

Por exemplo, uma empresa de agenda empresarial personalizada que já possui um site, dará a sorte de ter um tráfego muito qualificado nele, tudo por causa do buscador.

Aqueles que descobrem a sua marca pela sua ficha, modo o Google nomeia os perfis no Google Meu Negócio, estão em um cenário bastante avançado do seu processo decisório, no que é chamado de marketing de jornada do consumidor.

3. Produção de tráfego físico para o negócio

Como dito anteriormente, se a marca não tem uma presença online estruturada, com um site, o Google Meu Negócio também é uma boa opção do mesmo jeito. Já que a empresa vai conseguir uma ótima exposição nas páginas de respostas do Google mesmo sem site.

Melhor ainda, além de uma mega aparição nas páginas de respostas do Google e nas pesquisas realizadas no Google Maps, na própria ferramenta será permitido construir um mini site com os dados básicos da sua empresa.

Para os negócios físicos que estão fazendo seus primeiros passos em termos de marketing digital, essa divulgação vai gerar muito mais tráfego físico na sua loja, clínica de estética ou qualquer outro tipo de mercado que sua empresa atue.

Se ela aplicar as técnicas certas na hora de cadastrar a sua empresa no Google Meu Negócio, ela certamente irá atrair mais visitas do que qualquer tipo de panfleto ou outdoor distribuído na rua ou anúncio em jornais de bairro.

4. Mais reforço em suas estratégia de busca

Se a empresa faz um bom trabalho de SEO, otimizando suas páginas para ganhar as primeiras posições no buscador, a sua presença no Google Meu Negócio irá certamente reforçar estas posições se a empresa utilizar a ferramenta de forma correta.

Como aplicar essa ferramenta

Quem tiver interesse pelas vantagens dessa plataforma, provavelmente está curioso para saber como inscrever sua empresa no Google Meu Negócio.

Então, para simplificar um pouco o processo, a seguir você verá um rápido passo a passo com as cinco fases de cadastro nesse serviço:

  1. Entre na página do Google meu negócio, faça login;
  2. Faça o preenchimento dos dados na aba adicionar seu negócio;
  3. Faça a confirmação da autorização para gerenciar a empresa;
  4. Confirme a localização da empresa.

Em suma, este é o passo a passo de como utilizar o recurso, fazendo sua conta no GMN. Não esqueça de adicionar fotos do seu estabelecimento, os horários de funcionamento, uma breve descrição do negócio, entre outros dados e vários conteúdos relevantes.

Como ter renda extra com o Google Meu Negócio

Muitos donos de negócios locais não entendem como, ou não têm tempo para realizar o cadastro no Google Meu Negócio. Então, é por essa necessidade de realização do cadastro que as pessoas conseguem ganhar dinheiro.

Esse é um modo de fazer caixa rápido com a Internet, pois, tendo as informações do negócio, o trabalho para fazer o cadastro é rápido. Para testar, o empreendedor pode até mesmo realizar um cadastro para esse seu serviço.

Busque preencher todas as informações que puder. Se atente, sobretudo, com a descrição da empresa. Com toda certeza, é por ela que se tem a possibilidade de vender a imagem do empreendimento.

Ela também diz ao usuário do Google quais os produtos e serviços que o negócio oferece. Aproveite, inclusive, para adicionar ainda outros dados que farão a diferença na hora do cliente escolher pela marca ou pelo concorrente.

Considerações finais

Como é possível perceber, o Google Meu Negócio é uma ferramenta importantíssima para os pequenos negócios. Dado que, organizar um site todo corretamente pode levar tempo e até mais despesas para a empresa, então um recurso gratuito se torna essencial.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

2 comentários em “Entenda como o Google Meu Negócio pode ajudar sua empresa”

Deixe um comentário