Cuidados com os pés: como melhorar a textura e as dores?

Os pés são uma parte importante do nosso corpo, pois ajudam, principalmente, na sustentação e equilíbrio corporal. No entanto, nem sempre eles são cuidados com a devida importância, acarretando danos estéticos e musculares.

Para evitar possíveis rachaduras, calosidades e dores nos pés é preciso rever hábitos e adotar novas posturas. Trocar saltos por sapatos confortáveis ou mesmo incluir na rotina diária o uso de um creme hidratante para os pés são algumas medidas que farão toda a diferença.

Pensando nisso, hoje vamos te mostrar tudo o que você precisa saber para melhorar a textura e possíveis dores nessa região do corpo, quais profissionais buscar de acordo com o seu problema, bem como os principais cuidados para deixar seus pés lindos e saudáveis.

Profissionais que cuidam dos pés

Primeiro de tudo, é interessante saber diferenciar os profissionais responsáveis pelo cuidado dos pés. O ortopedista, por exemplo, vai tratar de problemas de ordem motora e muscular, sendo a especialidade médica mais próxima para esse assunto. Só que existem outros aspectos importantes nesse tipo de cuidado.

Em se tratando da estética, aparecerá a pedicure, responsável por aparar, lixar e esmaltar as unhas; além de fazer a remoção de parte das cutículas; esfoliar ou lixar e hidratar unhas, dedos e pés. O podólogo, por sua vez, também trata da aparência dos pés, mas seu foco é a saúde dos pés.

Com a sua formação, ele poderá identificar a presença de micoses e frieiras; tratar adequadamente as unhas encravadas, assim como prevenir o seu aparecimento; e até mesmo cuidar de problemas relativos a calosidades causadas pelo atrito dos pés com os calçados.

Saber diferenciar corretamente cada profissional permite que você consiga procurar cada um deles de acordo com a sua real necessidade e, o melhor de tudo, garantindo a resolução do seu problema.

Como cuidar dos pés?

Depois de conhecer melhor as atividades dos profissionais que ajudam na melhora da estética e da saúde dos nossos pés, confira alguns cuidados que você deve ter na sua rotina para deixá-los mais macios, livres de fissuras e de dores.

Use calçados confortáveis

O uso de calçados apertados ou que forçam a pisada pode contribuir tanto para o surgimento de dores nos pés quanto para calosidades nesta região. Por isso, dê preferência a calçados confortáveis.

Evite andar descalço

Quando você anda com os pés diretamente no chão, todo o impacto com o solo é recebido por eles. Como consequência, podem surgir fissuras e a pele ganha um aspecto mais espesso e duro. Nesse caso, evite andar descalço.

Atenção para a saúde como um todo

Existem algumas doenças que afetam a saúde dos pés. É o caso da diabetes e de problemas envolvendo a circulação sanguínea. Sendo assim, busque a orientação médica correta. Hábitos simples como uma alimentação saudável, prática diária de atividades físicas e controle do peso podem ser de grande auxílio.

Não lixe os pés diariamente

Um erro muito comum é adotar o uso da lixa como forma de reduzir o ressecamento e as famosas rachaduras nos pés. Acontece que o hábito de lixar a pele pode acabar tendo o efeito contrário, deixando a pele ainda mais espessa e dura. O ato de lixar deve ser feito esporadicamente e após deixar os pés de molho na água.

Faça esfoliações, mas com parcimônia

Alternativa à lixa, a esfoliação é outra medida que deve ser feita com parcimônia, pois, em excesso, também pode acabar agredindo a pele. No geral, ela deve ser feita, no máximo, uma vez por semana e de forma suave; seguida de uma boa hidratação.

Hidrate os pés antes de dormir

Outro cuidado super importante é a hidratação – que, por sua vez, pode e deve ser feita todos os dias, preferencialmente antes de dormir. A dica é optar por cremes que levam na sua composição substância como ureia e dexpantenol (em caso de pés com fissuras). Para ajudar na absorção, durma com meias nos pés.

Deixe um comentário