Como se organizar e conseguir cumprir as metas de 2022?

Começar na academia, fazer um curso, aprender a cozinhar, viajar mais. Todo ano novo é a mesma coisa: você faz uma lista de coisas que quer fazer e no final acaba não conseguindo seguir com a maioria delas. Esse é um relato comum, mas não precisa ser assim.

Talvez você não saiba, mas tem gente que consegue, sim, executar os planos e adotar novos hábitos. Quais são os segredos delas? Alguns, mas nada que você não consiga. Ter uma agenda organizada, por exemplo, é uma boa ideia durante todo o processo.

Ainda estamos nos primeiros meses de 2022, o que quer dizer que, mesmo que você não tenha começado a cumprir nenhuma meta, há tempo. A seguir, algumas dicas que vão te ajudar a caminhar nesse sentido.

Faça planos realistas e detalhados

Não adianta fazer planos que não caibam no seu orçamento ou que exigem um tempo livre que você simplesmente não tem. Quer se exercitar? Que atividades você pode fazer perto da sua casa? Em que horários? Quantas vezes na semana? Responda a essas perguntas práticas, de forma sincera e objetiva.

Quer viajar mais? Você tem dinheiro para isso? Se não, o que pretende fazer para conseguir essa renda extra? Quais destinos você quer conhecer? Em que épocas do ano? Quem vai cuidar do seu pet? Também é essencial pensar nos planos com detalhes práticos, listando o que você vai precisar para conseguir executá-los.

Tenha uma rotina

Muita gente acha que rotina é uma coisa chata, mas, na verdade, ela é o segredo das pessoas organizadas. Com uma rotina bem definida, também fica mais fácil seguir a regra acima e responder as perguntas práticas sobre seus planos. Onde eles cabem na sua rotina? O que você está disposto a mudar para encaixá-los?

Se a meta tem a ver com fazer exercícios ou se alimentar de forma mais saudável, por exemplo, ter uma rotina é decisivo para que se consiga cumpri-la. O mais legal é que a rotina só parece difícil no início. Depois que vira hábito, a gente garante que fica fácil.

Planeje a semana

Outra dica é fazer um planejamento da semana. Encaixe suas metas (ou o que precisa fazer para alcançá-las) nos planos da semana. De preferência com data e sugestões de horários, que você vai anotar em uma agenda, calendário, quadro, onde for melhor para você.

O legal é que você vai ter o prazer de poder ir dando check em cada etapa concluída, o que te ajuda a ter motivação para fazer daquela atividade um hábito que te leve ao cumprimento da sua meta maior.

Comece hoje mesmo

Mantendo o tom realista desse texto, a verdade é que as condições ideais para se começar algo dificilmente vão acontecer. Por isso, outro segredo de quem consegue cumprir metas é simplesmente começar. Parece óbvio, mas dar o primeiro passo é decisivo e isso deve ser feito o quanto antes.

Quer começar a comer melhor? Que tal fazer uma comidinha saudável no jantar de hoje mesmo? Aí amanhã você tenta fazer o mesmo no almoço. Aproveite para ver que dia tem uma feira livre perto da sua casa e se programe para ir e fazer o estoque da semana. É simples assim.

Evite as exceções

A meta é para ser um guia, não uma prisão. Isso quer dizer que você pode abrir algumas exceções, mas a dica é evitar ao máximo fazer isso. O motivo é que cada vez que você não faz o que planeja você corre o risco de se desmotivar e colocar tudo a perder.

Tente incluir as metas nas diversas situações da rotina. Se tem um aniversário para ir à noite num dia de semana, por exemplo, você pode tentar ir à academia ou fazer aquela aula do curso antes ou encaixar em algum outro momento do dia. Deixar de ir, só em último caso. Nas férias tudo bem, claro.

Deixe um comentário