Como entrar no Facebook: acesse sua conta de forma fácil

Como entrar no meu Facebook: Está com dificuldades para acessar sua conta no Facebook? Seja porque esqueceu sua senha ou seus dados de login, pode ficar tranquilo. Nós iremos te ajudar como entrar no Facebook de maneira fácil e rápida, nesse breve tutorial.

De antemão já digo que eu tenho muita dificuldade de entrar no facebook porque infelizmente vivo esquecendo a minha senha. Além disso, também esqueço com frequência a senha do e-mail Hotmail cadastrado em minha conta do face.

Como esse e-mail é antigo e eu quase nunca uso, sempre encontro dificuldades na hora de fazer o login. Ou seja, não adianta eu resetar a senha do Facebook para acessar meu perfil, se eu também não consigo entrar no meu e-mail da Microsoft.

Por isso, posso dizer com segurança que entendo perfeitamente se você está com dificuldades para entrar no Face e acessar seu perfil. Separei um passo a passo para te ajudar nessa tarefa de como você pode recuperar sua conta e abrir o Facebook de forma simples, vamos conferir?

Como entrar no Facebook pelo Computador?

Site do Facebook no Celular
Imagem: Solen Feyissa/Unsplash

Para entrar no facebook direto, você precisa digitar a URL no navegador do seu computador, para acessar a página inicial do facebook e inserir suas informações de login. Veja o passo a passo:

  • Endereço de e-mail: insira o e-mail cadastrado na hora de criar sua conta ou qualquer outro que possa ter utilizado em uma possível troca.
  • Número de telefone: Dá para entrar no Facebook através do número do seu telefone, mas para isso você precisa confirmá-lo primeiro. Se na hora de preencher sua conta você colocou todos os seus dados certinho, talvez você consiga recuperar sua senha tranquilamente.
  • Nome de usuário: insira seu nome de usuário, ou seu arroba (@). Essa informação fica disponível na URL do seu perfil do face.

Insira sua senha e clique em “Entrar”. Dentro de alguns segundos você será redirecionado ao seu perfil. Caso tenha errado alguma informação, o site vai solicitar que você confirme suas informações ou recupere sua senha.

Como entrar no Facebook pelo Celular?

Para acessar sua conta do Facebook pelo smartphone, é muito simples. Basta ir até a sua loja de aplicativos ((PlayStore, caso seja Android / Apple Store, caso seja iPhone ou tenha sistema operacional iOs) e seguir os mesmos passos acima. Insira seu email, nome do usuário ou telefone cadastrado… coloque a senha e pressione “entrar“.

Posso entrar no meu Facebook com outro e-mail?

Caso você tenha cadastrado outro e-mail além do que você usa para fazer login, é possível entrar no Facebook com esse outro e-mail. Para isso, você deve:

  1.  Abra seu Facebook e acesse as configurações de privacidade no app – abra o app do Facebook no celular e clique nas três barrinhas para abrir o menu. Desça a página até encontrar a opção “Configurações e privacidade”. Depois clique em “Configurações”.
  2. Confirme as informações de acesso – na próxima tela, você vai selecionar a opção “Informações pessoais e da conta” e logo depois clicar em “informações de contato”. Nessa tela você tem as informações de contato que inseriu e você pode alterar como, número de telefones e e-mails cadastrados na conta. Essas opções cadastradas podem ser utilizadas para fazer login. O ideal é que você sempre utilize alguns e-mails ou telefones alternativos para o login.

Como ver o nome de usuário do meu Facebook?

  1. Encontre o nome do usuário pelo PC – Ao entrar no Facebook pelo computador, você deve clicar na seta para baixo, no canto superior da tela, para expandir o menu. Selecione a opção “Configurações e privacidade” e depois em “Configurações“. Na próxima tela, você vai selecionar a opção “Geral” e o nome de usuário com a URL será mostrado a seguir.
  2. Como mudar meu nome de usuário no Facebook – é possível editar o nome de usuário do Facebook algumas vezes. Ao contrário do e-mail e do telefone cadastrado, esse é um dado público, que pode ser visto por qualquer pessoa que acessa seu perfil.
  3. Página Encontre sua Conta – Usando um navegador no PC ou celular, você pode entrar na página “https://www.facebook.com/login/identify” (sem aspas). Se for um dispositivo que você já estava logado anteriormente, o site carregará direto no seu perfil. Se isso não acontecer, pesquise a conta que deseja recuperar através do nome, e-mail ou número de telefone. A partir daí, siga as instruções na tela para redefinir a senha da sua conta.
Como ver o nome de usuário do meu Facebook?

Não consigo acessar meu Facebook – o que fazer

Se mesmo assim você não consegue entrar no Facebook, pode ser que tenha algum problema na sua conta. Mas vamos te ajudar a resolver isso:

Recuperando minha conta

Se você não lembra seus dados de login, você pode recuperar sua conta clicando no campo “Esqueceu a senha?”. Em seguida, insira seu número de celular ou e-mail cadastrado e clique em “Encontrar sua Conta“. Ao localizá-la, clique em “Entrar“.

Não achou seu perfil? Peça ajuda

Se mesmo seguindo o passo a passo para recuperar sua senha, você não conseguir recuperar sua conta, peça ajuda de uma amigo, para ver as informações do seu perfil.

Para isso, basta ele ir até o seu perfil e entrar na aba “Sobre” e depois clicar em “Informações de contato“. Com isso, ele conseguirá ver suas informações de contato, como e-mail, número de telefone cadastrado ou nome de usuário.

Recuperar esta conta

Outra solução para tentar entrar no Facebook ao enfrentar problemas de login é usar o perfil de um amigo ou familiar. Para tentar recuperar sua conta do Facebook pela conta de outra pessoa:

  1. Em um computador, entre no Facebook e vá no seu perfil;
  2. Clique no ícone de três pontinhos sob a foto de capa;
  3. Selecione “Obter apoio ou denunciar”;
  4. Escolha “Outra coisa” e clique em “Avançar”;
  5. Clique em “Recuperar esta conta”;
  6. Prossiga com as instruções na tela.

Problemas com senha no Facebook

Você pode encontrar, além dos problemas de login, outras dificuldades para entrar no Facebook ao usar uma senha incorreta. Dependendo do número de tentativas erradas, o seu acesso pode ser bloqueado temporariamente.

para isso, não tem muito segredo: você pode mudar a senha do Facebook ou recorrer a funções do celular ou no navegador para descobrir a senha do Facebook (caso ela tenha ficado salva em algum local). Ou uma outra opção é recuperar a senha do Facebook, redefinindo a sequência de acesso.

Mensagens de erro no Facebook

Mensagens de erro ao tentar entrar no Facebook podem ocorrer. Isso pode acontecer se a sua conta estiver desativada ou em casos de problemas técnicos nos servidores da rede social.

Mensagem de conta desativada

Se a sua conta tiver sido desativada e você não conseguir entrar no Facebook, uma mensagem será exibida informando sobre a desativação assim que você acessar o site ou aplicativo da rede social.

Em primeiro lugar, o recomendado é tentar entrar no Facebook usando uma das alternativas já descritas neste artigo. Se não funcionar, pode ser que sua conta do Facebook tenha sido desativada por violar os Termos de Uso da plataforma, que incluem:

  • Publicar conteúdo impróprio;
  • Usar um nome falso;
  • Passar-se por outra pessoa;
  • Apresentar de maneira contínua comportamento que não é permitido no Facebook e que viola os Padrões da Comunidade;
  • Entrar em contato com outras pessoas para assédio, publicidade, promoção ou outras condutas não permitidas.

Há casos em que a desativação da conta pode ocorrer por engano. Se isso aconteceu com seu cadastro, você pode preencher um formulário para solicitar uma análise e, enfim, tentar entrar no Facebook com seus dados de login.

Mensagem de erro na conexão

Agora, quando o problema é no celular ou na conexão com a internet, o ideal é verificar manualmente se o seu smartphone está conectado a uma rede (móvel ou Wi-Fi), para então tentar entrar no Facebook. Se você estiver offline, o aplicativo ou site do Facebook até podem abrir, mas nenhum elemento será carregado.

Erro ao conectar no Facebook

Verificação de duas etapas ao entrar no Facebook

Grande parte das redes sociais tem pedido para você proteger sua conta com a verificação de duas etapas. Isso fará com que sua conta fique mais segura a ataques de hackers ou tentativas maliciosas de login por terceiros. 

Com esse recurso ativado, ao entrar no Facebook – ou em qualquer outra rede social que você use – você terá que confirmar que é realmente você quem está tentando fazer login. Ou seja, você receberá um código de confirmação via SMS ou por um app de verificação.

Logo, se outra pessoa que não seja você tentar acessar sua conta do Facebook, não vai conseguir, pois além de precisar do código enviado para seu celular, você pode avisar ao app que não é você quem está tentando fazer login.

Siga o passo a passo para ativar a verificação em duas etapas (pelo APP via celular):

  1. Após entrar no meu Facebook clique na setinha para baixo, para expandir o Menu;
  2. Depois clique em “Configurações e privacidade” e em seguida clique em “Configurações”;
  3. Logo após, clique em “Segurança e Login” no canto esquerdo da tela.
  4. E selecione a opção “Usar autenticação de dois fatores”.

Ao clicar nesta opção, você receberá um código de confirmação via SMS no celular cadastrado. Insira o código no campo em branco e clique em enviar. Ao finalizar, a autenticação de dois fatores no Facebook estará ativada.

Você pode optar por fazer a autenticação de dois fatores para entrar no Facebook de quatro formas diferentes: envio de código via sms para seu celularaplicativo de autenticaçãochave de segurança ou códigos de recuperação. Que podem ser adicionados também como um método secundário de autenticação.

Caso opte pelo método de envio de sms para confirmar sua entrada no facebook, não poderá utilizar o mesmo número para recuperar a senha, você deverá fazer isso através de outro número ou do e-mail cadastrado.

Dúvidas Frequentes sobre entrar no Facebook:

Como faço para desativar minha conta do Facebook?

Se você decidiu dar um tempo do Facebook, pode optar por desativar temporariamente sua conta do Facebook (e voltar quando quiser).

Passo a passo para desativar sua conta do Facebook:

  • Clique na setinha para baixo para expandir o Menu;
  • Selecione a opção “Configurações e privacidade”, depois clique em “Configurações”;
  • Clique em Geral, no canto esquerdo da tela;
  • Depois selecione a opção “Gerenciar sua conta”. Clique em “Desativar sua conta” e siga as instruções para confirmar.

Quando você desativa sua conta:

  • Ninguém mais poderá ver ou acessar seu perfil;
  • Algumas informações, como mensagens enviadas a amigos, ainda ficarão visíveis;
  • É possível que seus amigos continuem vendo seu nome na lista de amigos deles;
  • Os administradores dos grupos que você participa ainda podem ver suas publicações e comentários;
  • Você não pode usar sua conta do Facebook para acessar outros produtos.

Agora, se você manter o Messenger ativo ou estiver conectado ao Messenger quando desativar sua conta, ele permanecerá ativo. É possível desativar o Messenger separadamente.

Quando você desativa sua conta, mas mantém o Messenger ativo:

  • Ainda é possível conversar com amigos através do Messenger;
  • Sua foto de perfil do Facebook continuará disponível aos seus amigos no Messenger;
  • Outras pessoas podem procurar seu perfil e enviar mensagens.

Como recuperar minha conta?

Caso você queira voltar ao Facebook após desativar sua conta, você pode reativá-la a qualquer momento, bastando apenas entrar no Facebook com suas informações de login. É preciso ter acesso ao e-mail e ao telefone cadastrado em sua conta para a reativação completa da conta.

Como denunciar um perfil ou página do Facebook que finge ser eu?

Se você acredita que tem um perfil ou página no facebook fingindo ser você, pode pode utilizar os recursos da rede social para denunciar o perfil falso. 

  1. Acesse o perfil ou página que deseja denunciar;
  2. Clique nos três pontinhos °°° na foto de capa;
  3. Caso esteja denunciando uma página, clique em “Obter apoio ou denunciar Página”, caso esteja denunciando um perfil, selecione a opção “Obter apoio ou denunciar perfil”.
  4. Siga as instruções que o site der para enviar a denúncia de imitação de identidade.

Você pode usar este formulário para denunciar uma conta do Facebook que se passa por outra pessoa. Também é possível denunciar contas falsas no Messenger.

Como denunciar uma conta que está se passando por mim ou por outra pessoa no Messenger?

Ao perceber que uma conta está se passando por você ou outra pessoa no Messenger , você pode abrir este formulário do facebook para denunciar a conta através do aplicativo. Veja como é fácil.

  1. Ao abrir o formulário, selecione o dispositivo que está utilizando;
  2. Depois, você vai abrir a conversa, clicar nos três pontinhos, no canto superior direito;
  3. Clique em “Há algo errado”; 
  4. Selecione a opção “Fingindo ser outra pessoa” como categoria;
  5. Identifique quem a pessoa está fingindo ser e toque em “Enviar Feedback”;

Conclusão sobre entrar no Facebook

Neste artigo te ensinamos a entrar no Facebook de maneira simples e ainda a recuperar a sua senha, caso a tenha perdido. Eu fiz o teste com o SMS e chegou certinho, sendo que minha operadora é a Vivo. Além disso, falamos da importância de ativar a verificação de dois fatores em seu perfil para manter a sua conta protegida contra ataques maliciosos.

Caso você perceba, que alguém está tentando acessar sua conta ou está usando seu facebook fingindo ser você ou outra pessoa, não perca tempo e denuncie a conta.

É importante lembrar que o Facebook possui informações pessoais sobre você e sua vida que podem ser usadas em golpes e fraudes. Por isso, é essencial que mantenhamos nossa conta segura e protegida.