Como agregar conhecimentos visando melhoria contínua nos processos internos?

Se você visa agregar conhecimentos visando melhoria contínua nos processos internos, é importante olhar mais e mais para o seu interior, analisando o que se pode ajustar administrativamente para melhorar a performance e eliminar falhas.

Prática comum nas empresas, é muito utilizada em segmentos de trabalho urgente. Sem uma análise sistêmica dos processos, fica muito difícil engajar a equipe e fazer com que as melhorias possam ser aplicadas.

Agregar conhecimento visando melhoria contínua nos processos internos

Combater incêndios não é melhorar a qualidade. Se você visa implementar processos internos com excelência, deve melhorar continuamente os processos até que a equipe domine o conhecimento sobre aquele empreitada.

Os líderes devem investir em aprendizado e engajamento, para que toda uma cultura de pensamento de sucesso seja implementada nos processos internos.

Entre esses métodos de aprendizados, podemos citar alguns importantes, como:

O Pensamento Lean

Foca na redução de desperdícios e valorização do cliente. Presente em diversos departamentos de melhoria contínua, a Metodologia Lean tem posição de destaque nas empresas devido à sua estrutura.

Método Kaizen

Palavra de origem japoneza, o Kaizen significa “produção enxuta”. Dentro dos processos de melhoria contínua, é uma das ferramentas mais utilizadas do mercado.

Ela visa aprimorar os processos para eliminar o máximo possível dos gastos. Com isso, a intenção é que gere excelência, seja mais produtiva e com isso, agregue valor ao cliente final.

O método Kaizen é uma técnica usada para implantação de melhorias contínuas no âmbito produtivo e administrativo, com implementação feita de forma efetiva e total participação do nível operacional.

Programa 5S

Chegando ao Brasil apenas em meados de 1990, o Programa 5S começou a ser utilizado no Japão desde a década de 60.

A ideia aqui é fazer com que o funcionário participe de todo o processo de melhoria, desde o seu cotidiano até na linha de produção em sí. Disciplina, limpeza, organização são palavras chaves do método 5S.

Assim como outras filosofias, o Programa 5S tem o objetivo específico de melhorar as condições de trabalho e deve ser implantado para criar um ambiente de qualidade.

Metodologia de Trabalho

Somente vamos saber se agregar conhecimentos visando melhoria contínua nos processos internos deu certo se os resultados apresentados forem autênticos e levaram todos a uma prática de melhor excelência e qualidade.

Existem métodos eficazes para a prática de controle de processos e consecutivamente aprimora-los em pró da qualidade do produto e dos processos internos.

O Ciclo PDCA é um deles. Ele significa P(planejamento), D(execução), C(check) e A(action).

O processo geralmente tem mais de um resultado e, e o gerenciamento de cada um deles, medindo seus efeitos, gerenciando por meio de seus itens de controle da qualidade, custo, entrega, segurança e moral. Com esses itens em mãos é que se mede o resultado de um processo e são finalmente encontrados os problemas.

Sendo assim, o PDCA pode ser utilizado para manter e melhorar as diretrizes de um controle de processo.  Ele consiste num processo de desenvolvimento de melhorias contínuas, que poderá ser aplicado a qualquer tipo de atividade, representando as atividades que a gestão deverá desenvolver para uma melhoria no nível dos processos.

Discussões sobre Melhoria de Processos

A qualidade total é importantíssima para qualquer organização empresarial. É com ela que se busca atender o cliente de forma perfeita. Essa estratégia é importante para fazer frente aos concorrentes e tornar a empresa mais competitiva no mercado de trabalho.

Para se elevar a competitividade nos negócios, é importante entender minuciosamente sobre a qualidade total no atendimento ao cliente e tratá-la como um diferencial estratégico e competitivo do negócio, o que se torna essencial para empresas alcançarem suas metas. 

Manter a motivação de todas pessoas envolvidos é outro ponto importante, evidenciando os resultados obtidos, comemorando cada ponto positivo que foi constatado, evidenciando a importância de todos na construção do resultado final.

Dessa forma, a equipe ganha maturidade, senso de responsabilidade e com isso vai buscar sempre ter uma visão mais estratégica de todo problema que aparecer.

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