Se você não sabe se escreve acessor ou assessor, está ao local certo. Vamos tirar essa sua dúvida de forma rápida e com uma explicação bem simples, para que você nunca mais erre. Bora?
“Acessor”, escrito com C, está errado e não existe na Língua Portuguesa. A forma correta de se escrever é assessor, referindo-se à uma pessoa que presta assessoria, auxiliando numa função, como porta-voz ou como ajudante. Por exemplo: “meu chefe precisa de um assessor jurídico com urgência”.
Acessor ou Assessor?
Se a ortografia costuma pegar você na hora da escrita devido à sonoridade da palavra e você acaba se confundindo, deixa com a gente, pois, vamos esclarecer mais essa dúvida para você.
A palavra “assessor” tem sua origem etimológica no latim do vocábulo “assessore” que significa auxiliar numa função, ser ajudante, e é escrito com dois “ss” e não com a letra “c”.
A forma correta é assessor.
É um termo comumente conhecido nas funções de assessor de imprensa, administrativo, jurídico, que possuem conhecimento de uma determinada área e falam como porta-voz de alguém ou assunto relacionado.
As demais palavras cognatas da mesma raiz etimológica também seguem a mesma grafia.
São elas:
- assessoria;
- assessorado;
- assessoramento; etc.
Acessor ou Assessor: exemplos de uso
Meu chefe precisa de um assessor jurídico com urgência.
Todas as perguntas serão respondidas através do assessor de imprensa.
Sobre esse assunto específico o nosso assessor comercial poderá esclarecer.
Talvez, com a ajuda de um assessor ,as informações fluam melhor.
Atenção: essas palavras nada têm a ver com os vocábulos, acesso ou acessório, pois, elas são advindas de outra etimologia e consequentemente, possuem outros significados. Como exemplo, a palavra “acesso” com “c” que vem do latim accessus e significa caminho, passagem; enquanto o termo “acessório” na função de adjetivo determina algo que não é principal.
Veja Também:
Faço ou fasso: Qual a forma correta de se escrever?
Encher ou enxer: Como se escreve?
Participe e comente também do nosso GRUPO DO FACEBOOK.
1 comentário em “Acessor ou Assessor: como se escreve?”