O saquê (japanese sake), também conhecido como nihonshu (日本酒) em japonês, é uma bebida alcoólica fermentada tradicional do Japão. Produzido a partir de três ingredientes principais – arroz (米), água (水) e kōji (麹) –, o saquê é uma verdadeira expressão da cultura e da maestria japonesa na arte da fermentação.
A bebida tem um teor alcoólico que varia de 13% a 16%. A qualidade da água utilizada na fabricação também é algo importante. Os fabricantes aproveitam os diversos tipos de água natural disponível no Japão para fazer um saquê excelente. Existem muitas variedades de saquê, e ele pode ser tomado resfriado ou aquecido, dependendo da estação do ano.
Conteúdo:
Processo de Fabricação do Saquê
Diferentemente da fermentação do vinho, em que a uva naturalmente produz açúcar, o saquê segue um processo mais similar à fermentação da cerveja. O arroz é a matéria-prima essencial para a fabricação do saquê. Aqui está o passo a passo para produção dessa bebida:
Polimento do Arroz (Seimai)
O grão de arroz é polido para remover gorduras e proteínas da parte externa. Quanto mais polido, mais refinado o saquê se torna.
Produção do Arroz-Koji
O arroz cozido é combinado com o fungo Aspergillus oryzae para criar o arroz-koji. Nessa etapa, o amido do arroz é convertido em açúcares.
Fermentação Inicial (Shubo)
Uma cultura de levedura é adicionada ao arroz-koji para iniciar a fermentação.
Formação do Moromi
O shubo é combinado com o restante do arroz-koji, e todo o arroz é fermentado por cerca de 30 dias, transformando-se em saquê.
Filtração e Pasteurização
O saquê passa por filtração e pasteurização para garantir sua qualidade.
Tipos de Saquê
Existem diversos tipos de saquê, e as seguintes denominações especiais são determinadas pelo governo japonês.

Ginjoshu 吟醸
Feito com arroz branco polido de forma que sobre apenas 60% ou menos dos grãos. Esse tipo também contém koji de arroz e água, e pode conter todos esses ingredientes além do álcool fermentado. Ele caracteriza-se por um aroma que remete às flores e frutas e tem um sabor puro e fresco. Se o arroz for polido de forma que sobre 50% ou menos dos grãos, o saquê é chamado Daiginjoshu 大吟醸酒
Junmaishu 純米酒
Saquê feito apenas de arroz branco, koji de arroz e água. Tende a ter um aroma doce e um sabor rico e suave.
Honjozoshu 本醸造酒
Feito com arroz branco polido de forma que só sobre 70% ou menos do grão, juntamente com koji de arroz, álcool fermentado e água. É conhecido por seu aroma leve e sutil, e um sabor fresco. Todos os outros tipos de saquê são classificados como futsushu, que é amplamente consumido em todo o Japão. Essa categoria oferece diversos sabores, e cada marca de saquê tem um sabor único que é característico do fabricante. As variedades de saquê também são classificadas de acordo com o método de fermentação.
Namazake 生酒
Saquê que não é aquecido para o processo de pasteurização depois que o mosto final é prensado. Caracteriza-se por um sabor leve e fresco.
Genshu 原酒
Com maior teor alcoólico, por ser prensado sem ter sido diluído em água. Tem um sabor rico e intenso, com um teor alcoólico de 17% a 20%.
Koshu (saquê envelhecido) 古酒
Envelhecido por cerca de dois anos, ou por mais de cinco anos. Tem um aroma parecido com o de cereja, e um tipo de sabor que inclui temperos e castanhas.
Taruzake (saquê de barril) 樽酒
Envelhecido em barris e, portanto, tem uma fragrância amadeirada devido ao material com que o barril é feito.
Nigorizake にごり酒
De cor bem branca, já que o mosto é filtrado de forma mais leve, utilizando um tecido de textura áspera.
Saquê Frisante 発泡酒
Saquê carbonado, com uma sensação de paladar que remete ao champanhe.
Como apreciar o Saquê
O saquê pode ser consumido em uma ampla faixa de temperatura, de 5 a 60°C. Eis algumas dicas:
É uma bebida alcoólica excepcional que pode ser tomada quente, gelada ou à temperatura ambiente. Ele pode ser degustado em uma maior variedade de temperaturas em comparação com outras bebidas alcoólicas, de 5ºC a 55ºC.
Ele é classificado em quatro categorias gerais: saboroso, leve e suave, rico, e envelhecido. Esses diferentes tipos de saquê proporcionam prazeres variados.
O saquê pode ser servido em copos de vidro, além dos tradicionais copos feitos de barro, porcelana ou laca. A diversidade de formas e materiais certamente enriquece a experiência dos diversos gostos do saquê. A seleção do copo adequado de acordo com a temperatura do saquê a ser consumido é um incremento à própria degustação do saquê.
Uma vez que apresenta uma ampla variedade de sabores e pode ser servido de diversas maneiras, há muitos maneiras de degustá-lo, dependendo da combinação da estação do ano e do tipo de culinária. Os muitos sabores do saquê também podem ser usados como base para coquetéis.
Ele pode ser combinado com as culinárias de todo o mundo, independentemente das comidas ou estilos de preparação dos pratos. É servido em restaurantes franceses, italianos e em muitas outras cozinhas do ocidente.
Essa bebida potencializa o sabor dos alimentos, ao mesmo tempo em que tempera os aromas fortes da carne e dos frutos do mar. Tem muitas utilizações, seja em misturas ou como tempero, tanto na culinária japonesa como na ocidental.
Observação: O saquê é uma bebida alcoólica delicada, que é extremamente sensível à luz e ao calor. Ele deve ser armazenado em um local escuro e resfriado.
Curiosidades sobre o Saquê
O saquê pode ser consumido em uma ampla faixa de temperatura, de 5 a 60°C.
Em baixas temperaturas (5 a 15°C), ele fica mais licoroso, com aromas frescos em destaque e sabor delicado.
Em altas temperaturas (30 a 60°C), se torna mais adocicado e aromático.
A escolha depende das características do rótulo.
Sugestões de Drinks
Se você estava procurando receitas de drinks, veja abaixo os 3 tipos de drinks de saquê mais tradicionais:
Saquê Martini
60 ml de saquê Ginjo
15 ml de vermute seco
Gelo e uma casca de limão para decorar
Saquê Tônica:
60 ml de saquê Daiginjo
Água tônica
Gelo e uma rodela de limão
Saquê Sour
60 ml de saquê Junmai
30 ml de suco de limão
15 ml de xarope de açúcar
Gelo e uma fatia de limão para decorar
Conclusão
O saquê é muito mais do que uma bebida; é uma expressão da cultura japonesa e um convite para explorar sabores únicos. Ao degustar essa maravilha fermentada, mergulhe na tradição e desfrute de cada gota. Kanpai!