5 áreas que todo profissional de Marketing pensa em atuar logo após a faculdade

Se você está pensando em seguir carreira na área de Marketing, saiba que o curso de Marketing é um dos bons cursos que oferecem diversas possibilidades de trabalho aos graduados. 

Nesse artigo, vamos te mostrar quais são essas áreas que os profissionais pensam em atuar quando saem da faculdade e se vale a pena trabalhar nela. Acompanhe!

1- E-commerce

A área de E-commerce é uma das mais promissoras já que ainda tem muito a crescer e por oferecer várias possibilidades. O setor de e-commerce faturou em 2021 mais de R$161 bilhões de reais, uma alta de 27% em relação ao que faturou em 2020.

Vale dizer que apesar do montante significativo que esse setor já fatura, as vendas online representam apenas 14% do total das vendas de varejo.

Uma profissão que está em alta nesse setor é o de Gerente de E-commerce. Ele é responsável por desenvolver a operação da loja virtual e por criar estratégias, além de tomar decisões. A média salarial dessa profissão é de R$3.934,16, segundo o site especializado em vagas Catho. 

2- Branding 

Uma outra área de Marketing promissora é a de Brading. O profissional mais comum dessa área é o Gerente de Marcas, responsável por supervisionar todos os aspectos de comunicação de uma marca, como a persona de uma empresa ou de uma linha de produtos.

O trabalho de Gerente de Marcas envolve não só uma parte criativa como a de gestão de projetos. Caso você queira ingressar nessa área, aprimore suas habilidades organizacionais e as chamadas soft skills, que são habilidades comportamentais relacionadas com o jeito que você lida com outra pessoa. 

Essa habilidade é importante, pois acaba que você vai precisar ter experiência em motivar outras pessoas da equipe, como designers e redatores. Uma boa dica para quem for entrar na área, é fazer algum curso online.

3- SEO/SEM

SEO nada mais é do que otimizar o site para aparecer nas buscas orgânicas dos motores de buscas, como o Google, sendo essas otimizações muitas das vezes realizadas através de Link Building, independentemente se o site for um ecommerce, um site institucional ou apenas um blog comum. Já o SEM aprofunda essa ideia, visando atrair clientes por meio da publicidade paga em motores de buscas.

Essa é uma área bem remunerada e emocionante, já que os profissionais são bastante requisitados. O motivo é que os algoritmos mudam de forma muito rápida, ou seja, sempre é necessário fazer otimizações no site. 

É possível ainda se especializar para otimizar lojas virtuais para aparecer nas buscas do Google, trabalhando assim em um mercado potencial, no qual já falamos no começo desse artigo. Outra especialização possível do profissional de SEO, é a de Marketing de Conteúdo, no qual vamos falar mais a seguir.

4- Marketing de conteúdo

O profissional de Marketing de Conteúdo é o responsável pela criação de estratégias para atrair clientes por meio de conteúdos relevantes em diversos formatos, como texto, vídeo, ebooks, webinars e posts em redes sociais. 

O método de Marketing Conteúdo propõe que as empresas devem atrair o seu público-alvo por meio de conteúdo que traga soluções para os seus problemas, em vez de promover a marca de forma direta.

Nessa área é possível atuar criando textos (Redator) ou sendo o responsável pela criação de artes (Designer). Quem for ingressar nessa área vai precisar se aprimorar na tecnica de storytelling, que nada mais é do que contar histórias. Essa é uma técnica fundamental para quem cria conteúdo, conseguir cativar o público. 

Se a sua área escolhida for a de Redator, a melhor forma de se aprender a escrever é escrevendo – e muito. Não basta só um diploma de marketing, para chamar a atenção dos recrutadores é preciso encantá-lo com um bom portfólio. 

Sobre a remuneração, segundo o site Glassdoor o salário médio de quem trabalha como Redator é de R$3.588 por mês. 

5 – Marketing de Produtos

E para finalizar, uma outra área que muitos profissionais pensam em atuar após a faculdade é a de Marketing de Produtos. A área de Marketing de Produtos tem como objetivo aumentar a eficácia da equipe de vendas, sendo responsável pela criação de ferramentas de vendas, apresentações e por análises de vantagens competitivas e de mercado, vendo quais são as vantagens competitivas do produto em relação a da concorrência, por exemplo.

Uma boa dica para quem quer ingressar nessa área é estudar a história de marcas que contam com produtos atraentes, como a Apple. Leituras sobre como esses produtos foram criados e promovidos são uma boa pedida, além de uma boa conversa com profissionais de Marketing.

Ou seja, basicamente você entendeu que o profissional de Marketing pode atuar oferecendo serviços de otimização SEO (técnica utilizada para fazer com que sites apareçam nas buscas do Google), na gestão de anúncios pagos que é algo essencial para as lojas virtuais e como social media, gerenciando a presença da loja nas redes sociais. Mas no caso do social media, é interessante fazer um bom curso instagram para iniciantes, pelo menos.

E então, o que achou do post? Comente sua opinião abaixo!

1 comentário em “5 áreas que todo profissional de Marketing pensa em atuar logo após a faculdade”

  1. Ótimo conteúdo! O marketing digital é sem sombra de dúvidas uma das principais carreiras da era digital. Tem muita gente ganhando muito dinheiro com isso.

    Responder

Deixe um comentário