A transformação digital nas empresas se refere ao processo de atualização das organizações às tendências atuais do mercado.
Neste contexto, a tecnologia se torna uma ferramenta essencial para alavancar o crescimento das companhias, que podem otimizar ainda mais a qualidade daquilo que entregam aos consumidores.
Mas, se a evolução da tecnologia contribuiu para uma expansão empresarial, ela também alterou o comportamento do consumidor, que hoje está mais informado e conectado, logo, mais crítico e exigente em relação àquilo que recebe.
Por conta disso, nunca antes foi tão importante investir na experiência do cliente como na atualidade.
Para você ter uma ideia da relevância disso, o relatório Zendesk CX Trends 2023 constatou que 70% dos consumidores gastam mais com empresas que oferecem experiências do cliente fluídas, personalizadas e integradas.
Deu para entender por que é tão importante que o seu negócio se mantenha atualizado?
Para saber mais sobre o assunto e como se adaptar a essa nova realidade, é só continuar a leitura.
Neste artigo, explicamos o que é a transformação digital nas empresas e quais são seus impactos, desafios e vantagens para uma organização. Entenda como essa revolução pode ajudar a alavancar seu negócio a um patamar de destaque.
Conteúdo:
O que é a transformação digital nas empresas?
A transformação digital nas empresas é um processo de modernização das organizações, que se dá por meio do uso das novas tecnologias, promovendo mudanças significativas em suas operações. O objetivo é aumentar a performance e melhorar suas entregas, de modo a gerar mais resultados.
A transformação digital é resultado direto das mudanças que ocorrem no mundo. Neste caso em especial, estamos falando da evolução da tecnologia, responsável por mudar a forma como os consumidores se relacionam com as empresas.
Assim, para se adaptar à nova realidade do mercado, as companhias devem recorrer à tecnologia para aprimorar sua atuação. Ou seja, otimizar suas operações, a fim de oferecer aos clientes produtos e serviços cada vez melhores.
Em outras palavras, o processo de transformação digital, neste contexto, diz respeito à atualização das organizações, adotando novas tecnologias, com o objetivo de se manterem competitivas em um cenário cada vez mais concorrido.
Quais são os impactos da transformação digital nas companhias?
A transformação digital gera um impacto global nas empresas. Isso porque, hoje em dia, temos tecnologias voltadas para o aperfeiçoamento dos mais diversos setores.
Não à toa, os pilares da transformação digital nas empresas são:
- aprimorar a estrutura e os processos internos;
- modernizar o modelo de gestão e de negócios;
- enriquecer a experiência dos clientes.
Sendo assim, um bom exemplo de transformação digital está na otimização do suporte ao cliente por meio de chatbots.
Ou seja, o uso de uma tecnologia para automatizar parte do processo de atendimento, o que possibilita oferecer um serviço de melhor qualidade ao consumidor, ao mesmo tempo que aumenta a performance da empresa.
7 vantagens da transformação digital nas organizações
Aderir à transformação digital não é uma questão de escolha, mas sim de sobrevivência em um mercado cada vez mais digital.
Contudo, você não deve encarar isso apenas como uma obrigatoriedade, mas sim como uma oportunidade de melhorar o desempenho do seu negócio. Desse modo, além de se sobressair à concorrência, ainda terá acesso a benefícios, como:
- automatização e modernização de processos;
- ganho de performance global;
- aumento da produtividade dos colaboradores;
- melhora da qualidade de produtos e serviços;
- otimização dos índices de satisfação e fidelização de clientes;
- redução de custos em diversas frentes;
- acesso a dados confiáveis sobre performance da organização.
E esses são apenas alguns exemplos do que a tecnologia pode fazer pela sua organização.
Quais são os maiores desafios da transformação digital nas empresas?
Até aqui, vimos uma série de benefícios que a transformação digital pode gerar. Entretanto, nem tudo são flores. Afinal, vivemos uma época de transição, na qual testemunhamos a criação de novas ferramentas e a evolução dessas tecnologias.
Por conta disso, a transformação digital nas empresas ainda enfrenta muitos desafios. Conheça os principais:
Necessidade de investimento
Mais do que entender que é preciso mudar para evoluir, um grande desafio para a adesão ao novo é a necessidade de investimento.
Apesar de saber que isso se reverterá em aumento de produtividade e lucro, nem toda empresa quer mexer no bolso — ou ainda não entendeu a urgência disso —, o que pode ser um grande erro, já que o concorrente está fazendo a parte dele.
Mudança do perfil do consumidor
A evolução da tecnologia, que permitiu às empresas expandirem os negócios, também tornou o consumidor mais conectado e informado, logo, mais exigente.
Portanto, não podemos deixar de mencionar o desafio de oferecer um atendimento personalizado e eficiente, capaz de encantar e satisfazer as necessidades dos clientes, de modo a garantir sua fidelização.
A concorrência, então, se torna cada vez mais acirrada. Por isso, quem tiver à sua disposição as ferramentas de atendimento mais eficientes, estará na vantagem.
Falta de qualificação e período de adaptação
Outro desafio que requer atenção é o período de adaptação necessário para se habituar e dominar as novas ferramentas.
No campo da tecnologia, tudo muda muito rápido, obrigando as companhias a agirem na mesma velocidade. Isso, é claro, demanda mão de obra especializada, que nem sempre é encontrada no mercado.
Como implementar a transformação digital no seu negócio?
A implementação da transformação digital nas empresas começa pela mudança da cultura organizacional.
Não há mais espaço para mentalidades ultrapassadas e processos obsoletos. E, para se manter competitiva, toda companhia deve se atualizar.
Basicamente, é preciso identificar pontos estratégicos para promover essas mudanças e experimentar novas tecnologias, substituindo os modelos antigos por novos e mais eficientes.
Com o apoio da tecnologia, tudo o que puder ser automatizado, assim o deve ser. Por exemplo, ao invés de mobilizar atendentes para tarefas simples, como cancelar uma compra ou apresentar o status do pedido, a empresa pode disponibilizar um autoatendimento, no qual os clientes podem fazer tais consultas por conta própria.
Ao eliminar as burocracias desnecessárias, ganhamos tempo, além de liberar os colaboradores para atividades que realmente demandam de seus talentos.
Desse modo, notamos que os caminhos para implementar a transformação digital nas empresas passam por investir em tecnologia para otimizar suas operações.
Assim, as empresas que estiverem atentas às tendências de transformação digital, certamente sairão na frente, conquistando a preferência dos consumidores.
Por sinal, seu empreendimento já está adaptado a essa nova realidade?
E, se você gostou deste conteúdo, considere compartilhá-lo com o seu time. A partir disso, todos saberão como a transformação digital acontece nas empresas e poderão, juntos, buscar formas de implementá-la da melhor maneira possível.