É notório como o serviço de RH terceirizado tem sido recorrente e produtivo para as empresas. Antes realizada pelos próprios colaboradores, essa atividade ganhou dimensão a partir do momento em que as organizações perceberam que necessitavam de ajuda para diminuir custos e gerar eficiência.
Aliás, a terceirização na área de Recursos Humanos envolve mais do que apenas contratar funcionários. Entre suas diversas funções, destacam-se: processamento de folhas de pagamento, treinamento, gestão do setor financeiro e estratégias de recrutamento.
Para saber mais novidades sobre esta oportunidade de otimização, continue com a gente, pois listamos quatro tipos de serviços que podem ser terceirizados na sua empresa. Confira!
Conteúdo:
O que é RH terceirizado e como funciona?
RH terceirizado consiste em contratar uma empresa para realizar serviços relacionados à área de Recursos Humanos. Isto é, ao contrário de montar uma equipe com muitos funcionários no setor, pode-se terceirizar certas atividades para otimizar tempo e estrutura.
A propósito, as atividades de RH são essenciais dentro de uma corporação, pois envolvem a relação com os funcionários, o cumprimento das leis trabalhistas e, ainda, a comunicação com demais setores, como: marketing, financeiro, administrativo e afins.
Para implementar a terceirização no RH, deve-se fazer uma análise bem minuciosa, pois estamos falando de responsabilidades como:
- controle de folha de pagamento;
- controle de horas extras;
- gestão de benefícios;
- controle do cumprimento de regras trabalhistas em relação aos colaboradores;
- processos de contratação e demissão de funcionários.
Quais serviços podem ser terceirizados?
Embora a terceirização pareça ser ampla, existem pessoas que duvidam sobre a utilidade deste modelo de trabalho. Para esclarecer melhor sobre o trabalho do RH terceirizado, veja as principais atividades, em especial aquelas que trazem retorno satisfatório.
1. Folha de pagamento
A folha de pagamento é uma atividade complexa e que desgasta o time de RH, pois leva-se muito tempo para calcular todos os itens. Diante disso, terceirizar a tarefa se torna uma medida facilitadora para aprimorar o modelo de pagamento e diminuir a concentração de trabalhos.
2. Controle de ponto
Esta atividade necessita de sistemas que contabilizem a entrada e saída de funcionários, horas extras etc. Logo, para preservar o controle dessas informações, o ideal é terceirizar o RH, a fim de garantir a assertividade e fornecer relatórios completos.
3. Gestão de benefícios
Fazer uma gestão de benefícios envolve tempo, principalmente quando se trata dos recursos obrigatórios, como 13º salário ou férias. Por essa razão, uma empresa responsável traz mais conforto e tranquilidade para os trabalhadores e para o RH.
4. Recrutamento e seleção
Nem sempre é fácil fazer uma seleção de funcionários, especialmente quando se trata de vários setores e um número alto de candidatos. Neste aspecto, o RH terceirizado agiliza o processo para escolher os que estão aptos a trabalhar em uma determinada área.
Terceirização do RH: vantagens e desvantagens
Não há dúvidas de que um setor de Recursos Humanos próprio e organizado tenha suas vantagens, mas, por outro lado, a terceirização pode ser a opção mais assertiva. Para ajudá-lo a decidir qual é o melhor modelo, separamos algumas vantagens e desvantagens do RH terceirizado. Confira!
Vantagens
- Controle de custos, sendo que o RH usará o orçamento de forma precisa
- Contratação de profissionais capacitados para gerenciar o setor
- Diminuição do tempo dos gestores e da equipe interna com funções que o RH terceirizado assume
- Redução de custos
- Diminuição no fluxo intenso de trabalho
- Fortalecimento da eficiência operacional
Desvantagens
- Menor relacionamento das equipes com o RH
- Riscos com a segurança dos dados confidenciais da empresa
- Alto custo com ações que o RH terceirizado não cobre
- Redução do controle gerencial e administrativo
Que cuidados tomar ao terceirizar suas atividades?
Na hora de terceirizar o RH da sua empresa, preste atenção às mudanças na legislação e nas normas reguladoras do segmento.
Com as leis 13.429 (terceirização) e 13.467 (reforma trabalhista), por exemplo, ficou decidido que as empresas podem terceirizar qualquer atividade, desde que protejam seus trabalhadores.
Desse modo, os contratantes assumiram responsabilidades como: disponibilizar ambulatório, transporte, alimentação, treinamento, proteção da saúde e segurança e assim por diante, além das regras já existentes na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
Qual é a importância de terceirizar serviços de RH?
O mundo corporativo vem mudando ao longo do tempo. Se, antes, a estrutura de um RH próprio era necessária para organizar uma empresa, hoje, é fundamental que profissionais estejam capacitados para encarar os desafios de uma área estratégica (e não operacional), incentivando, assim, a busca pela terceirização.
O RH terceirizado é a certeza de que as atividades antes desempenhadas por empregados da própria companhia serão desenvolvidas por pessoas treinadas para lidar com os desafios de estruturar um negócio.
Sendo assim, ações como gerenciamento de pessoas, informações, desempenho e burocracia serão realizadas com maior precisão, sobretudo nas tarefas operacionais, evitando desgaste do quadro funcional, que passa a atuar em questões estratégicas.
Agora que você já entendeu como funciona a terceirização de RH, busque as melhores referências do mercado na hora de contratar este serviço.
Essas empresas podem estar mais próximas do que você imagina, sabia? Sendo assim:
- pesquise com calma;
- busque referências, se possível;
- dê preferência às empresas transparentes;
- suspeite de preços muito abaixo do mercado;
- avalie os serviços contemplados na negociação.
Somados esses pontos, empregados e gestores só têm a ganhar com esse investimento. Boa sorte!
Este post foi escrito especialmente para o RelatórioWEB e é uma iniciativa do oHub para apresentar os benefícios e os tipos de RH terceirizado.