Você sabe por que a geladeira sua? Algumas pessoas relatam que em dias gelados a geladeira funciona normalmente, porém, do lado externo dela aparece na altura do congelador um suor na geladeira.
Este fenômeno ocorre normalmente devido a umidade elevada do ar naquele ambiente.
Se você perceber que isso está acontecendo, é recomendável economizar energia, para que você coloque o termostato da geladeira no mínimo. Procure sempre em épocas frias do ano instalar a sua geladeira em locais ventilados para manter a parte de fora dela seca.
Caso observe que ela está molhada, seque-a com um pano macio. Se você perceber que isso ocorre em dias quentes, tome muito cuidado. Pois a sua geladeira deve estar necessitando de alguma manutenção ou pequenos ajustes.
Um dos principais motivos que pode estar ocorrendo é na de a sua geladeira não estar na posição correta. Isso mesmo, a sua geladeira pode estar muito inclinada para frente, e com isso, é recomendável regular ela para ficar mais baixa atrás.
Outra coisa que pode estar ocorrendo é que o problema pode ser de origem elétrica. O termostato pode estar apresentando algum defeito e a geladeira não está funcionando na intensidade colocada, de acordo com o que você regulou.
Então, veja os principais motivos do porque a geladeira sua antes de contratar um técnico para fazer o conserto de freezer vertical, horizontal ou geladeira.
Conteúdo:
Por que a geladeira sua?
Vamos conferir outros motivos que podem fazer sua geladeira suar, e são eles:
1. A borracha não está vedando
A borracha que veda a geladeira é muito importante para impedir que ela gaste mais energia. Mas, pode acontecer da borracha magnética da sua geladeira ter sofrido ressecamento devido ao uso, ou pode estar rasgada, e com isso, ela apresentar suor na parte externa,
Se você perceber rachaduras e ressecamentos em alguma das borrachas da sua geladeira, procure trocá-la imediatamente. Não espere que o nível de suor aumente. A troca é feita de forma rápida e o reparo da borracha é simples.
Mas, existem alguns tipos de geladeira que a troca não pode ser feita em sua residência, principalmente pela borrada dela ser colada. Existem modelos que não é possível fazer o reparo, sendo assim, ou preenche o local ou troca-se por uma nova.
Nas geladeiras em que a troca é feita, ela deve ser instalada e ajustada corretamente. Se você perceber que ela está normal, o suor irá desaparecer devido a correta vedação. Porém, caso perceba que ainda permanece, converse e relate com o técnico que reparou ou a empresa de reparo.
Se feito corretamente, ela irá parar de suar.
2. Problemas no termostato
Outra coisa que pode fazer sua geladeira suar é um defeito que pode ocorrer no termostato. Ele é um dispositivo interno que irá manter a temperatura da sua geladeira estável. Cheque o regulador interno de temperatura, se alguém não aumentou a potência dela.
Normalmente quando é aumentado ao máximo a temperatura da geladeira os alimentos passam a congelar muito, e o suor praticamente sai para fora. Porém, se constatar que não é isso, o problema pode realmente estar no termostato ou controlador eletrônico da sua geladeira.
A manutenção desta peça não é simples, e nem sempre o reparo pode ser feito em casa por um técnico. Necessitando assim que você leve o seu eletrodoméstico até um local para reparo. O reparo não é rápido e o custo pode ser um pouco elevado.
3. Armazenamento de alimentos quentes
Uma coisa muito comum que causa suor na geladeira é a pessoa armazenar alimentos quentes nela. Isso faz com que o compressor da geladeira passe a trabalhar mais e aumentando o gasto de energia. Armazenar alimentos quentes dentro dela pode causar suor externo.
O que acontece é que, quando se guarda alimentos quentes dentro do congelador, muda-se as correntes de ar interna do refrigerador. O ar quente tende a subir e o ar frio desce, e isso pode acabar prejudicando o funcionamento e causando o suor externo.
A resolução deste problema é bem simples. Não guarde alimentos na geladeira, buscando esperar eles esfriarem bem antes de inserirem nela. Assim você irá garantir o correto funcionamento da sua geladeira e ela não irá sofrer com suor externo.
4. Deficiência no isolamento térmico
Uma coisa muito importante para as geladeiras é que o isolamento delas esteja correto. Um bom isolamento ajuda com que o refrigerador não tenha problemas na dissipação. Quando há falha no isolamento térmico da geladeira, pode ocorrer suor no local.
O suor da sua geladeira pode ser um efeito direto da deficiência do isolamento térmico. As temperaturas do seu refrigerador podem ficar baixas, e gerar condensação no local. Substitua o isolamento térmico do seu eletrodoméstico urgentemente com um técnico ou assistência térmica.
1 comentário em “Por que a geladeira sua? 4 motivos”